Há algum tempo a comunicação entre as pessoas ao redor do mundo tem ocorrido de forma muito mais acelerada e em um velocidade que nunca antes vista anteriormente. Dentro das empresas a realidade é a mesma. Antes, para que uma decisão fosse tomada, era necessário marcar uma reunião com os principais envolvidos nos processos organizacionais, para que assim fosse possível chegar a um denominador comum.
Hoje, esta realidade mudou bastante. O que antes era resolvido através de encontros, que chegavam a durar horas, atualmente, em simples trocas de mensagens virtuais, discute-se ideias, fecha-se negócios, contrata-se funcionários para uma empresa, entre diversos outros processos, que foram verdadeiramente otimizados, por meio dos avanços tecnológicos, que não param de acontecer e têm, cada vez mais, nos surpreendido.
Entre estes avanços, algo que também trouxe bastante facilidade para o dia a dia nas empresas foi o aplicativo de troca de mensagens, WhatsApp. Através dele, o que antes era tratado por e-mail, agora, pode ser resolvido de forma instantânea, reunindo, em um só grupo, colaboradores e gestores, para a discussão das questões mais importantes relacionadas aos negócios, bem como para a tomada de decisão de forma muito mais acelerada.
Como é possível perceber, trata-se, sem dúvidas, de um grande facilitador. Entretanto, é essencial que todos tenham, neste ambiente, o mesmo comportamento profissional que teriam se estivessem em uma sala de reunião, conversando, cara a cara, com um colega de trabalho ou com um gestor, por exemplo.
Pensando nisso, hoje vou compartilhar dicas que considero essenciais, para que você saiba de que forma você pode se comportar nos grupos de WhatsApp da sua empresa, e, através dele, tenha uma troca verdadeiramente produtiva com todos que deste grupo fazem parte. Continue me acompanhando nesta leitura poderosa e confira:
Guia completo de comportamento em grupos de WhatsApp da empresa
Mesmo já tendo um tempo que está no mercado, ainda estamos falando de algo novo para muitos indivíduos e profissionais. Por isso, considero importante compartilhar essas dicas com você, para que assim você tenha uma postura e também uma desenvoltura mais assertivas nos grupos de WhatsApp dos quais fizer parte em sua empresa.
Veja quais são elas, a seguir:
Envie mensagens realmente relevantes
É muito comum observarmos, nos mais diversos tipos de grupos, inclusive nos corporativos, trocas de mensagens entre colaboradores, inclusive de líderes, com conteúdo que não tem relevância para o trabalho em si, como as famosas mensagens de “bom dia”, que, por mais que tenham boa intenção, acabam, mais atrapalhando e causando desconforto em alguns, do que verdadeiramente contribuindo para o bom desenvolvimento dos processos organizacionais.
Assim, independentemente da posição que você ocupe na empresa, é essencial que, antes de enviar uma mensagem no grupo do WhatsApp, você analise se aquela mensagem é relevante para todos e se ela está de acordo com o contexto profissional de todos. Se for para fomentar uma discussão relacionada a algum projeto, por exemplo, não hesite em enviar. Porém, se esta tiver um cunho mais voltado para brincadeiras, ou que nada tenham a ver com as questões profissionais, melhor evitar.
Pense antes de responder
Por se tratar de um ambiente virtual, as trocas de mensagens não trazem consigo as emoções, sentimentos e, principalmente, o tom de voz da pessoa que está do outro lado da tela, podendo isso, causar verdadeiros mal-entendidos caso haja uma interpretação errônea pelos membros do grupo.
Neste caso, a minha dica é que, antes de responder a algo que, ao seu ver pareça uma provocação ou uma mensagem mais ríspida ou inadequada, você pense bem, pois responder da mesma forma, pode causar desconforto nas outras pessoas que estão no grupo, assim como uma má impressão nos líderes que ali também estão.
Se a conversa tomar um rumo indesejado, prefira encerrá-la naquele momento e dar continuidade pessoalmente. Assim você consegue captar melhor o que o outro quis lhe dizer e, com isso, vocês têm a oportunidade de se resolverem com a maturidade que se espera de todo e qualquer profissional.
Cuidado com os horários
Esta dica é válida principalmente para líderes, que, na ânsia de resolverem algum problema ou de compartilharem uma nova ideia com seus liderados, acabam recorrendo ao grupo do WhatsApp, sem pensar na melhor hora ou dia para isso.
É essencial que se tome o devido cuidado com esta prática, uma vez que, por mais estejamos todos conectados praticamente 24 horas por dia na internet, não queremos ser incomodados fora de nossos horários de expediente, muito menos de madrugada. Se for um caso pontual, ou seja, de urgência, você pode sim enviar a mensagem, caso contrário, espere até o dia seguinte ou terminar a folga de seu colaborador ou de seu gestor para fazer isso.
Atenção à escrita
É importante lembrar, que mesmo se tratando de um ambiente virtual, muitas vezes considerado informal, você está em contato direto com pessoas que trabalham com você, o que, por si só, já o transforma em um ambiente totalmente formal e profissional.
Sendo assim, por estar sendo observado o tempo todo, é essencial que você cuide da sua escrita, evitando, assim, lançar mão de abreviações, por exemplo, para garantir que a suas mensagens sejam bem interpretadas por todos. Além disso, escrever corretamente só faz com que você ganhe pontos. Assim, se tiver alguma dúvida com relação a como se escreve determinada palavra, faça uma busca rápida no dicionário. Isso vai demonstrar que você se preocupa e que tem uma postura profissional em todos os ambientes corporativos, independentemente de quais sejam eles.
Lembre-se: você está em um ambiente confidencial
Quando falo em confidencial estou querendo dizer que as mensagens trocadas ali dizem respeito apenas aos profissionais que do grupo fazem parte, sendo totalmente vetado o compartilhamento destas com quaisquer outras pessoas que não estejam neste grupo.
Neste sentido, é fundamental que você tome este cuidado, pois situações como estas podem gerar problemas mais graves ao profissional, como demissões e até mesmo processos judiciais. Sendo assim, mantenha sempre em sua mente e em seus comportamentos o princípio da confidencialidade, para que assim você evite problemas futuros para a sua própria carreira.
Áudios em excesso
Se você é daqueles que não tem tempo ou que simplesmente não gosta de escrever mensagens de textos, preferindo, assim, encaminhar diversos e longos áudios, cuidado! Digo isso, pois nem todos também têm disponibilidade de tempo para ouvir ou estão em um lugar adequado para escutar o áudio encaminhado.
Mandar um ou outro, não tem problema. Agora, se precisar falar algo de forma mais extensa, opte por ligar para seu liderado, líder ou colega de trabalho. Assim, você pode ser melhor interpretado e tem a chance de expor suas ideias de maneira mais assertiva.
Mesmo falando de um ambiente virtual corporativo, em um momento ou outro é possível trocar mensagens um pouco mais descontraídas, até para deixar o clima mais leve. Entretanto, é fundamental que todos usem o bom senso e a moderação para isso, pois, assim, garante-se que todos ajam com postura, ética e tenham a etiqueta profissional necessária para lidar com as questões empresariais nas quais estão envolvidos.
Agora me conte, Ser de Luz: gostou das minhas dicas? Tem mais alguma que você acredite ser importante e sentiu falta aqui? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também saibam como se comportar nos grupos de WhatsApp da empresa.
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