Falsidade – Como lidar com ela dentro e fora do ambiente de trabalho

 

A falsidade é uma característica um tanto quanto desafiadora de lidar, afinal, nós nunca sabemos quando a pessoa está sendo verdadeira ou se está apenas agindo para conseguir alguma vantagem ou nos prejudicar. Essa desconfiança constante em relação às intenções do outro pode comprometer a convivência dentro e fora do ambiente de trabalho, gerando desentendimentos e insegurança.

Se você deseja saber como conviver com pessoas que demonstram falsidade na sua forma de agir, continue a leitura e veja como é possível lidar com elas sem se deixar abalar. Siga em frente e confira!

Falsidade: o que é e como ela pode se manifestar?

O dicionário apresenta diversas definições e sinônimos para o conceito de “falsidade”. Ela é compreendida como a qualidade do que é falso, característica do que é contrário à verdade ou que dela se aproxima apenas na aparência, que é falso ou enganoso, mentira, calúnia.

A falsidade também é entendida como uma característica que algumas pessoas empregam para ocultar intenções negativas — um sinônimo de fingimento, hipocrisia, perfídia, deslealdade e tendência para enganar.

Um exemplo clássico de falsidade é o daquele funcionário que está sempre elogiando o chefe, concordando com as ideias dele e fingindo gostar dele mais do que de fato gosta. Age assim em busca de melhores oportunidades, promoções, aumentos salariais, entre outras garantias de sucesso.

Já na vida pessoal, a falsidade pode se manifestar dentro de um círculo de amigos, por exemplo. A pessoa falsa procura manter um ótimo relacionamento com todos, mas sempre critica alguém a terceiros, sem que a pessoa criticada esteja lá para se defender. 

Por que a falsidade é prejudicial?

A pergunta parece bastante óbvia, mas a verdade é que a falsidade é prejudicial aos relacionamentos humanos de mais maneiras do que pensamos. Em primeiro lugar, uma pessoa falsa não é confiável. Se ela esconde as suas reais intenções, é sinal de que ela pode nos prejudicar a qualquer momento. São indivíduos que não hesitam em causar prejuízos a quem estiver ao seu redor, caso percebam que podem obter algum benefício dessa forma.

Mais do que isso, a falsidade nos impede de saber se uma pessoa realmente gosta de nós ou se está ao nosso lado apenas para encontrar alguma vantagem. Isso enfraquece as relações e pode provocar traições e até mesmo um fim precoce a determinadas amizades, namoros, casamentos etc.

Além das razões já citadas, a pessoa falsa nunca nos critica de forma direta. Ela sempre faz isso a terceiros, sem que nós possamos nos defender das críticas recebidas. Uma amizade verdadeira, no entanto, encontra um meio de falar a verdade diretamente para a pessoa, ajudando-a a melhorar naquele sentido. Esse, entretanto, não é o objetivo da pessoa falsa. Ela não tem interesse algum em ajudar a pessoa a quem tanto critica.

Como identificar a falsidade no comportamento de uma pessoa?

A falsidade é um comportamento que podemos levar certo tempo para identificar. Isso ocorre porque é por meio da convivência que vamos percebendo quando uma pessoa faz e fala coisas que não correspondem à sua verdade. É como se fosse um quebra-cabeça e cada ação fosse uma peça. Então, conforme vamos conhecendo cada atitude e formando a imagem, conseguimos encontrar indícios de que o outro está sendo falso.

Veja, a seguir, os principais pontos a observar para confirmar se uma pessoa está agindo com falsidade. São aspectos que se aplicam a qualquer situação, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

  1. Ela consegue manipular as pessoas a fazerem sempre o que ela deseja;
  2. Você a vê com frequência falando mal pelas costas de pessoas que costuma tratar bem e até demonstrar carinho quando estão presentes;
  3. Já a pegou mentindo em várias situações;
  4. Ela demonstra grande talento para atuação, fingindo sentimentos e coisas que não são reais;
  5. Trata bem apenas aqueles que têm poder ou podem oferecer a ela alguma vantagem;
  6. Está sempre buscando benefícios para si mesma, sem se importar com os demais;
  7. Gosta de aparecer e estar em evidência;
  8. O seu principal assunto é a vida alheia e está sempre em rodinhas de fofoca;
  9. Faz críticas sem qualquer intenção de estimular o desenvolvimento do outro;
  10. Pode ser extremamente simpática e agradável com alguém quando tem algum interesse.

Como lidar com a falsidade nas diferentes áreas da vida?

Por mais desafiador que possa ser, é possível lidar com a falsidade sem se deixar abalar por ela e, ainda, se proteger para evitar que as ações da pessoa falsa o prejudiquem. Nesse sentido, observe as dicas a seguir e saiba como lidar com a situação.

  1. Mantenha uma distância de segurança

Depois de se certificar de que realmente está lidando com uma pessoa falsa — seja na vida pessoal, seja no trabalho —, é importante que mantenha uma distância de segurança. Isso significa se afastar se for possível ou, se não for, evitar manter longas conversas ou compartilhar coisas pessoais. Não exponha informações que essa pessoa possa usar como artifícios para prejudicar você ou obter algum tipo de vantagem para si mesma.

  1. Evite demonstrar interesse pelas fofocas

Se a falsidade está presente no seu ambiente de trabalho ou dentro da sua família, que são situações em que não dá para se afastar completamente, evite demonstrar interesse pelas fofocas. Se essa pessoa faz algum comentário sobre alguém perto de você, não alimente isso fazendo comentários ou concordando. Deixe claro que não quer participar e, também, não passe adiante o que ouviu, nem mesmo para quem foi citado. Não estimule essa postura, onde quer que esteja.

  1. Seja firme e não se deixe persuadir

Se você já teve provas da falsidade de uma pessoa por meio das atitudes dela ao longo do tempo, já sabe com quem está lidando. Dessa maneira, evite se deixar persuadir e mantenha-se firme nas suas decisões. Lembre-se de que indivíduos falsos podem ser sedutores e fingir muito bem certos sentimentos para conseguir o que desejam. Assim, desconfie de elogios e de gestos “simpáticos” e altruístas. Receba-os com gratidão, mas não se iluda, pois podem não ser sinceros.

  1. Mantenha sempre a educação e o respeito

Tenha sempre em mente que cada um oferece ao outro o que carrega dentro de si. Portanto, não é porque uma pessoa é falsa que você precisa tratá-la mal. Como mencionado anteriormente, mantenha uma distância de segurança e siga em frente, tratando a todos com o mesmo respeito com que deseja ser tratado. Isso pode, até mesmo, incentivar o outro a repensar as suas atitudes. Outra dica é não dar o troco na mesma moeda. Não queira se vingar sendo também falso.

  1. Desabafe sobre a situação apenas com pessoas de fora do ambiente em questão

Se você precisa lidar com a falsidade no trabalho, por exemplo, desabafe a respeito do assunto com alguém da sua família ou com um amigo que não tenha qualquer relação com a empresa. Isso evita que se forme um “disse me disse” e que se dê início a fofocas. Ao mesmo tempo, é natural que você sinta o desejo de desabafar sobre algo que o incomoda. Nesse caso, basta escolher bem com quem pretende compartilhar o desabafo, de modo a evitar que a solução se transforme em problema.

  1. Concentre-se em fazer o bem e agir da forma que julga correta

Por mais que estar com frequência no mesmo ambiente que uma pessoa que se comporta com falsidade possa ser desconfortável, depois de tomar as medidas citadas anteriormente para se proteger, concentre-se em fazer o bem e agir da forma que julga correta. Se estiver no trabalho, foque na sua função, em dedicar-se e em desenvolver-se a cada dia mais. Se estiver em família, dedique a sua atenção para aqueles que a merecem e que são verdadeiros com você.

  1. Se necessário, abra o jogo e fale o que sente ou peça ajuda

Caso a situação comece a passar dos limites — se, mesmo seguindo todas as outras dicas, a pessoa continuar prejudicando você —, talvez seja preciso agir. Se for com alguém da família ou do círculo de amigos, pense na possibilidade de chamar o outro para uma conversa franca. Explique como você se sente com aquilo e permita que ele dê sua versão.

Caso a situação seja no trabalho, analise com cautela se é melhor falar diretamente com a pessoa ou comunicar o setor de RH da empresa. Essa escolha apenas poderá ser feita por você, baseada em como é a relação com o indivíduo falso e em como as atitudes dele o estão afetando. Todavia, apenas tome essa atitude se você realmente precisar conviver com esse colega. Caso contrário, o melhor a ser feito é apenas afastar-se.

Lidar com a falsidade, dentro e/ou fora do ambiente de trabalho, pode ser desafiador. Entretanto, com as dicas listadas ao longo do artigo, certamente você conseguirá encontrar a melhor maneira de agir e evitar que o comportamento inadequado de um terceiro o afete.

E você, querida pessoa, já passou por alguma situação desse tipo, na vida pessoal ou na vida profissional? Como lidou/lida com essas pessoas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010