10 mandamentos da ética profissional

Os 10 Princípios Fundamentais da Ética Profissional

 

A ética é talvez uma das palavras mais difíceis de conceituar. Ao longo do tempo, diversos pensadores deram a sua contribuição com as suas próprias definições. Basicamente, ela consiste em diretrizes do comportamento humano, mesmo que não estejam nas leis oficiais, para que sejam respeitados os direitos e o bem-estar de todas as pessoas.

Dessa forma, podemos falar em ética em diversos segmentos da sociedade, o que não seria diferente nos ambientes de trabalho. A ética profissional permite que a relação entre chefes, colegas, clientes e parceiros de negócios seja respeitosa e duradoura, havendo equilíbrio entre os direitos e deveres de todos os envolvidos.

Pensando nessa importância, o artigo a seguir reúne os 10 mandamentos da ética profissional. Se você deseja alcançar resultados extraordinários, lembre-se de segui-los. Confira!

 

  • Honestidade

 

Ser honesto implica agir com integridade em todas as interações profissionais. Isso significa não apenas evitar mentiras, mas também ser transparente e não omitir informações que possam impactar clientes, colegas ou a empresa

Um profissional ético admite erros, não se apropria do trabalho alheio e garante que o seu trabalho e as suas promessas são realistas e factíveis. Mais do que não faltar com a verdade, a honestidade envolve conhecer e respeitar os direitos de todos os envolvidos no seu trabalho. Por isso, esse mandamento é o “pai” de todos os outros, que dele derivam.

 

  • Responsabilidade

 

Profissionais responsáveis tomam a frente das suas ações, cumprindo prazos, entregando resultados e assumindo as consequências dos seus erros. Isso inclui resolver problemas que possam surgir durante o trabalho e aprender com as próprias falhas.

A responsabilidade é essencial para construir confiança com colegas, superiores e clientes. Ser responsável significa dar conta do que prometeu e, se perceber que, por algum motivo, não será possível, dar explicações aos envolvidos — de preferência com a oferta de um plano B. Imprevistos ocorrem com qualquer pessoa, mas a forma como lidamos com eles também indica o nosso grau de responsabilidade.

 

  • Competência

 

A competência ética envolve a busca contínua pelo aperfeiçoamento. Um profissional deve garantir que tem as qualificações necessárias para executar as suas funções com eficiência e que está atualizado com as mudanças na sua área, afinal de contas, todo setor profissional está em constante atualização.

Isso inclui a participação em cursos, workshops e treinamentos para garantir um desempenho de alta qualidade. Além disso, reciclar as suas habilidades e adquirir novos conhecimentos também depende, em boa parte, das leituras que você faz por conta própria, de livros, apostilas e notícias do ramo.

 

  • Sigilo profissional

 

Manter a confidencialidade é um dos pilares da ética, especialmente em profissões que lidam com dados sensíveis, como a saúde, advocacia e tecnologia. Isso significa não divulgar informações pessoais ou confidenciais de clientes, colegas ou da empresa sem a devida permissão. O respeito à privacidade fortalece a confiança no ambiente de trabalho.

Não é à toa que a maioria das empresas e até mesmo dos profissionais autônomos trabalha por meio de contratos de confidencialidade. As organizações e os clientes individuais oferecem aos profissionais informações valiosas, tanto sobre a sua vida profissional quanto sobre a sua vida pessoal. O uso indevido desses dados pode prejudicá-los consideravelmente.

 

  • Respeito ao próximo

 

Um profissional ético reconhece a dignidade de todas as pessoas, independentemente de raça, religião, gênero, orientação sexual ou posição hierárquica. Tratar os outros com respeito envolve ouvir, colaborar e evitar discriminação ou preconceito. Um ambiente respeitoso promove um clima positivo e produtivo.

Além disso, é importante que as pessoas saibam que, na vida profissional, sempre haverá divergências de opiniões. No entanto, mesmo nesses momentos, há formas educadas e respeitosas para expressar essas diferenças de opinião. Para isso, jamais levante a voz ou empregue termos de baixo calão. O respeito é um elemento indispensável para a ética profissional.

 

  • Justiça

 

A justiça requer que o profissional atue de maneira imparcial, oferecendo as mesmas oportunidades e tratamento a todos. Isso significa tomar decisões baseadas em méritos, e não em favoritismos ou interesses pessoais. Um profissional justo não se deixa influenciar por pressões indevidas e busca sempre o bem coletivo.

É claro que, de acordo com as circunstâncias, devemos saber dar prioridade. Contudo, é preciso haver um embasamento que justifique as escolhas que fazemos. É o caso, por exemplo, de um gestor que precisa promover um funcionário. Ele deverá tomar essa decisão única e exclusivamente pelo desempenho profissional, sem considerar a amizade ou outras questões externas.

 

  • Transparência

 

Transparência vai além de ser honesto. Esse valor importantíssimo envolve comunicar claramente as suas intenções, práticas e processos. Isso é essencial para evitar mal-entendidos e garantir que todos os envolvidos no trabalho tenham uma compreensão clara do que está sendo feito e por que.

A transparência aumenta a confiança mútua e evita suspeitas. Por isso, independentemente do seu nível hierárquico, deixe claro a todos os que trabalham com você o andamento do seu trabalho. Na vida corporativa, nós dependemos uns dos outros — chefes, funcionários, colegas, clientes, parceiros etc. Comunique-se com transparência!

 

  • Lealdade

 

Ser leal significa ser comprometido com a organização, os colegas e os clientes. Isso não significa omitir problemas ou ser conivente com erros, mas sim agir com respeito e apoiar o crescimento e a melhoria contínua do ambiente de trabalho. A lealdade constrói parcerias e relacionamentos duradouros.

Para isso, lembre-se sempre de respeitar os direitos das pessoas que fazem parte da sua vida profissional, como os seus clientes e colegas. Jamais tome uma atitude que possa prejudicá-los, como beneficiar um concorrente. Além disso, procure valorizar e retribuir a todos os que o ajudam na sua jornada profissional. A gratidão também é uma forma de manter a lealdade e, consequentemente, a ética profissional.

 

  • Cumprimento das leis

 

Todo profissional deve conhecer e respeitar as leis, regulamentos e códigos de ética que regem a sua profissão. Isso inclui seguir normas trabalhistas, leis tributárias, normas de segurança e qualquer outro regulamento aplicável. Por isso, cumprir as leis é essencial para garantir um ambiente de trabalho justo e livre de irregularidades.

Além disso, lembre-se de que as empresas também têm os seus próprios valores internos. Portanto, todos os colaboradores precisam conhecê-los e praticá-los nas suas ações diárias, afinal de contas, se esses princípios não forem adotados no cotidiano, serão letra morta.

 

  • Compromisso com a sociedade

 

Por fim, entenda que os profissionais éticos compreendem que as suas ações têm um impacto além do seu ambiente imediato. Isso significa considerar os efeitos das suas atividades no bem-estar da comunidade e do meio ambiente.

Ter um compromisso social envolve atuar com responsabilidade social e sustentável, contribuindo para um mundo melhor. Ao pensarmos em empresas, por exemplo, devemos considerar que as suas ações impactam o sustento de muitas famílias, a proteção do meio ambiente ao redor, a economia local (por vezes nacional ou global) e até a saúde física e mental das pessoas.

Como você pode notar, a questão da ética profissional é bastante complexa. Seja você um empresário, um colaborador em uma empresa ou um profissional autônomo, lembre-se sempre de colocar esses princípios em prática todos os dias. Eles contribuirão para que a sua imagem, individual ou corporativa, seja positiva, sustentável e confiável diante de todos os que se relacionarem com você.

E você, querida pessoa, como avalia a ética profissional no seu ambiente de trabalho? Há algum mandamento a mais que você gostaria de sugerir? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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