A família é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter. São as pessoas com as quais compartilhamos não apenas laços de sangue, mas também amor, união, afeto e apoio emocional.
Infelizmente, o correr da vida contemporânea tem afastado muitas pessoas das suas famílias. O dia com 24 horas parece já não ser suficiente, especialmente quando temos que trabalhar, estudar, praticar atividades físicas, cuidar da saúde, entre outros.
Entretanto, a correria diária não pode ser desculpa para que nos descuidemos dos nossos familiares. Sendo uma parte fundamental da vida, precisamos encontrar um tempo de qualidade para ela. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura do artigo a seguir!
Por que devemos gerenciar o nosso tempo?
Conforme citamos, o dia tem 24 horas, e é nosso dever distribuí-las adequadamente entre as diferentes áreas da vida: família, amigos, autocuidado, saúde, estudos, trabalho, descanso, lazer etc.
Equilibrar bem essas áreas permite que o indivíduo não foque em apenas uma delas e se descuide das demais, uma vez que todas são importantes. Por isso, a gestão adequada do tempo beneficia tanto a vida pessoal como a vida profissional.
Se você sabe dedicar um tempo de qualidade à sua família, é natural que os seus relacionamentos nesse meio se fortaleçam, o que nos ajuda a criar uma rede de apoio emocional sólida para todas as horas. Além disso, as pessoas que alcançam esse equilíbrio conseguem ser mais produtivas no trabalho, uma vez que as experiências positivas em casa geram uma sensação de satisfação e contribuem para um melhor desempenho profissional.
É importante ressaltar também que a gestão do tempo é uma questão de saúde física e mental. Os profissionais da saúde são unânimes ao afirmar que contar com essa rede de apoio nos ajuda a administrar melhor o estresse e as tristezas da vida, já que não nos sentimos sozinhos. Além disso, aqueles que trabalham por horas excessivas sentem-se esgotados depois de algum tempo nessa rotina, o que pode desencadear transtornos mentais, como a síndrome de burnout, a ansiedade e a depressão.
Por isso, quem consegue equilibrar melhor o seu tempo entre o trabalho e a família mantém melhores condições gerais de saúde, como disposição, bem-estar, foco, concentração e produtividade. Isso é útil para ser bem-sucedido no trabalho e também para ter disposição ao cuidar dos filhos e dedicar-se ao relacionamento amoroso.
Como podemos equilibrar melhor o tempo?
Para que ninguém fique descontente e para que possamos manter a saúde e a disposição, o gerenciamento de tempo se torna essencial. Mas como fazer esse gerenciamento? Confira 6 dicas fundamentais.
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Defina as suas prioridades
Para equilibrar bem o seu tempo, saiba definir as suas prioridades. Há momentos da vida em que precisamos nos dedicar mais aos estudos e à carreira. No entanto, chega uma hora em que a nossa prioridade é o casamento e a criação dos filhos. Por isso, saiba compreender com exatidão o momento que você está vivendo e definir o que você quer daqui para frente. Se você está almejando uma promoção na empresa, por exemplo, será que é o melhor momento para ter filhos? Defina as suas prioridades!
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Utilize uma agenda
Conforme já citamos aqui no blog algumas vezes, utilizar uma agenda é imprescindível para organizar a sua rotina e gerenciar o seu tempo. Essa é uma recomendação até mesmo de coaches e psicólogos para ajudar os seus pacientes a administrar os compromissos e as ansiedades do dia a dia.
Essa ferramenta permite que o usuário não se esqueça de nada que precisa fazer, além de conseguir se programar para não ficar sobrecarregado ao longo dos dias. É um meio de perceber se você está ou não se dedicando a todas as áreas da vida de forma equilibrada.
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Estabeleça limites
Você o responsável por fazer a gestão do seu tempo. Se você não fizer isso, os outros farão por você, o que pode prejudicá-lo. Por isso, quando a sua família estiver precisando, defina os seus limites de horários no trabalho. Da mesma forma, se o seu trabalho estiver demandando uma atenção a mais, explique a situação aos seus familiares. Exceções podem ser abertas, desde que tudo seja explicado. No entanto, o ideal é definir os seus limites de horário, dedicando um tempo específico para cada área.
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Desconecte-se digitalmente
Uma das características mais marcantes da nossa era é o fato de estarmos frequentemente conectados por meio da internet. Isso é ótimo, mas pode gerar alguns desconfortos. Por isso, quando você estiver em um momento de descontração com a família e com os amigos, evite checar as notificações de trabalho que chegam, como e-mails. Aliás, desative essas notificações fora do horário profissional. Se você for empreendedor, o ideal é ter aparelhos separados para o trabalho e para a vida pessoal.
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Tenha um tempo só para você
Quando falamos em gerenciar o nosso tempo, frequentemente pensamos na família e no trabalho. Todavia, também precisamos dedicar um tempo para nós mesmos, individualmente. Separe um momento do dia ou ao menos da semana para fazer o que você deseja e precisa. Descansar, assistir a um filme legal, fazer um passeio sozinho, tomar um banho relaxante, meditar e ter hobbies são atividades importantes para o seu bem-estar, o que o ajudará também na vida familiar e na vida profissional.
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Divirta-se com a sua família
Por fim, quando você estiver com a sua família, esteja de fato conectado com aquelas pessoas. Aproveite a companhia de cada uma e divirta-se. Converse com os seus pais, cozinhe com o seu esposo(a), brinque com os seus filhos, passeie, viaje ou fique em casa mesmo, mas de forma plena. Mesmo as situações mais simples da vida ficam muito mais felizes e memoráveis quando estamos ao lado das pessoas a quem amamos. Aproveite!
O equilíbrio familiar depende da sua capacidade de gerenciar o seu tempo entre as diferentes áreas da vida. O trabalho e a vida pessoal são muito importantes, e, por isso, cada um deve ocupar um espaço específico na sua agenda, sem que um invada o outro. Isso é fundamental para uma vida de felicidade e saúde!
E você, querida pessoa, como tem equilibrado essa delicada relação família-trabalho? Como gerencia o seu tempo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!