O processo de feedback contínuo consiste em dar retornos para os membros da equipe a respeito do seu desempenho de forma constante. Trata-se de uma metodologia de trabalho com grande potencial para bons resultados.
Os colaboradores passam a ter um entendimento mais claro sobre suas funções e responsabilidades. Continue lendo para saber o que é e quais são os impactos dessa metodologia.
O que é feedback contínuo?
O termo feedback diz respeito à prática de dar retorno para os colaboradores, objetivando o seu melhor desempenho e com isso maior produtividade. Dessa forma, nada mais é do que retornos constantes.
Cria-se um ambiente muito mais propício ao diálogo e a troca entre líderes e liderados. A concessão de feedbacks contínuos permite que a equipe tenha uma visão mais próxima dos acontecimentos.
Ressaltamos que a prática deve ter como foco estabelecer uma conversa sincera e não fazer um discurso para cada colaborador. Deve-se falar a respeito do que já está bom e do que pode ser melhorado. Os colaboradores devem se sentir à vontade para compartilhar seus desejos e dúvidas.
Geralmente, o feedback se dá através de avaliações de desempenho e análise de resultados. O ideal é que ambas sejam realizadas periodicamente dentro do sistema de feedback contínuo.
A avaliação de desempenho se dá diariamente por meio da observação do que está sendo entregue pelos colaboradores. Já a segunda, foca na mensuração da qualidade do trabalho realizado conforme as metas dispostas. Pode ser feita quinzenal ou mensalmente.
Por que o feedback contínuo é importante? Quais são os seus impactos?
O feedback contínuo adquiriu grande relevância em um contexto em que avaliações anuais se tornaram demasiadamente formais. Os gestores passam muito tempo focados em uma avaliação que não necessariamente contribui para o crescimento dos colaboradores.
Um ano é um espaço de tempo bastante extenso e nele muitas coisas podem mudar. Para que as empresas se mantenham em um bom ritmo de crescimento é determinante que tenham avaliações em espaços de tempo menores.
Há ainda o fator do possível desânimo que acompanha os colaboradores nesse tipo de avaliação. O feedback anual tende a considerar menos as vitórias e mais os pontos a serem melhorados.
Com isso, pode acontecer de os bons resultados não serem levados em consideração. Essas pontuações nos ajudam a compreender a relevância da metodologia de feedback contínuo.
Quando o líder mantém um diálogo aberto e sincero com seus colaboradores, incentiva a criação de um ambiente mais saudável. Os resultados incluem aumento de produtividade e resultados coletivos mais significativos. Também diminui os conflitos e reduz a taxa de turnover (rotatividade).
Feedback contínuo: conheça as suas principais características
O feedback contínuo nada mais é do que um retorno dado constantemente para os colaboradores. Esse método oferece uma série de benefícios quando utilizado corretamente. A seguir iremos pontuar as principais características do método.
1. Avaliações frequentes
O feedback contínuo se caracteriza pelas avaliações frequentes que integram a rotina de trabalho. Essa forma de trabalhar com as avaliações dispensa a formalidade exagerada em relação às avaliações e reduz a tensão dos colaboradores em relação aos feedbacks.
O trabalho frequente de avaliação auxilia os profissionais a melhorar gradativamente. Lida-se com um problema de cada vez. O trabalho se torna mais fluido e com maior produtividade.
2. Objetivos claros
Os objetivos se tornam mais claros quando há a constância de feedbacks porque os eventuais erros de percurso vão sendo eliminados. A aplicação desse método gera objetivos simplificados e de acordo com o propósito da companhia.
A dinâmica de produtividade da organização se torna ainda mais fácil e rápida. Dessa forma, os objetivos claros estão intimamente relacionados com os feedbacks contínuos.
3. Maior foco em metas coletivas
Essa forma de gerir equipes contribui para ter mais foco nas metas coletivas. O feedback contínuo permite resolver questões individuais problemáticas ao longo do percurso. Com a solução dessas questões, há mais tempo para focar nas metas do grupo.
Outro ponto válido de ressaltar é que os feedbacks constantes e individuais ajudam a reduzir a competitividade nociva dentro da equipe. O foco passa a ser a própria ação do trabalho. Fofocas e mal-entendidos são reduzidos num ambiente de trabalho saudável focado no crescimento individual e coletivo da equipe.
4. Feedback preciso
O feedback contínuo contribui para avaliações mais precisas e focadas em pontos relevantes. É uma forma de evitar que ocorram esquecimentos e negligências a respeito de críticas e elogios.
A qualidade do trabalho é potencializada com esses retornos constantes e pertinentes. O tempo empregado na execução de projetos tende a diminuir porque se torna necessário fazer menos revisões.
Como aplicar o feedback contínuo na sua empresa?
Confira a seguir como implementar o feedback constante na sua companhia.
1. Treinamento
Os colaboradores precisam se familiarizar com o conceito de feedback contínuo. Dessa forma, o primeiro passo para utilizar essa técnica consiste em oferecer treinamentos e cursos para os funcionários. Simulações ajudam a tornar a prática mais clara e fácil de compreender.
2. Definição de metas
A definição de metas é a base para a implementação do feedback contínuo. Um feedback preciso depende da compreensão de quais são os objetivos e metas. Para que esse retorno seja válido, é determinante que tenha uma base sólida.
3. Feedbacks sinceros
Os feedbacks devem, acima de qualquer coisa, ser sinceros. Logo, não critique um colaborador que alcançou resultados positivos e nem elogie aquele que teve um desempenho abaixo do esperado. O líder precisa deixar de lado eventuais rusgas pessoais e se atentar somente para os fatos.
4. Saiba dar feedbacks sobre pontos a serem melhorados
Dar um feedback sobre pontos a serem melhorados não é uma tarefa simples, pois, dependendo de como é feito, pode gerar desmotivação e constrangimento. Uma forma de fazer esse tipo de crítica é apontar um erro de cada vez.
Para tornar esse processo menos doloroso para o colaborador, pontue iniciativas positivas e dicas de como ele pode melhorar. Contudo, isso não significa que você precisa dar um feedback positivo apenas para amenizar a situação. Lembre-se de que a sinceridade é primordial para que o feedback contínuo dê resultados.
Agora você já conhece a metodologia de feedback contínuo. Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo para levar o conhecimento adiante!