Empatia na prática – 5 dicas para te ajudar a desenvolver

A empatia tornou-se uma habilidade essencial para qualquer pessoa que deseja desenvolver-se, pessoalmente e profissionalmente. Confira algumas dicas que podem te ajudar.

A empatia tem sido um dos termos mais utilizados nos últimos tempos. Ela já era bastante falada em nosso dia a dia, mas depois que nos vimos inseridos em um cenário de pandemia, praticamente em todos os momentos ela se fez presente na rotina dos mais diversos tipos de pessoas ao redor do mundo. 

Isso aconteceu porque, com a pandemia, passamos a enxergar ainda mais o outro e suas necessidades. Passamos a entender que era, e ainda é, preciso cuidar e pensar no bem-estar das pessoas que nos cercam, para que, dessa maneira, tenhamos chances maiores de atravessar esta tempestade unidos e saudáveis. 

É claro que tudo o que aconteceu e ainda está acontecendo é muito inédito, o dificultou, em algumas situações, que colocássemos em prática a empatia, uma vez que, em certos momentos, fomos levados a priorizar também a nossa própria saúde mental. No entanto, estamos falando exatamente de uma prática, de um exercício que precisa ser realizado, para que façamos a nossa parte, no que diz respeito, principalmente, à construção de um mundo melhor. 

Mas você sabe o que de fato é empatia e como praticá-la em seu dia a dia? Se a sua resposta para estas perguntas foi “não”, este artigo é justamente para você. E mesmo que você tenha respondido sim, vale a pena ler, conferir as nossas dicas e compartilhá-lo com seus amigos, para que os incentive a exercitar cada vez mais a empatia em suas vidas. 

Acompanhe-nos nesta leitura e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

5 dicas práticas para desenvolver a empatia

Antes de compartilharmos as dicas com você, vamos explicar exatamente o que é empatia. Trata-se, basicamente, da capacidade que um indivíduo tem de se identificar com alguém, compreendendo, de forma genuína, o que esta pessoa pensa e sente. O seu conceito está diretamente ligado à compreensão emocional de alguém. 

Feitos os devidos esclarecimentos e tiradas as primeiras dúvidas sobre este tema, agora vamos às dicas, para ajudá-lo a desenvolver a empatia na prática. 

1 – Aceite suas vulnerabilidades

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! A prática da empatia começa, primeiro, por nós mesmos, para que, em seguida, consigamos estendê-la ao outro. Precisamos reconhecer nossas vulnerabilidades e, principalmente, que somos indivíduos passíveis de falhas, pois isso vai, efetivamente e na prática, contribuir para que entendamos o que se passa com as pessoas ao nosso redor. 

Além disso, quando nos aceitamos como somos, conseguimos aceitar também o outro, compreendendo que nenhum de nós é perfeito. 

2 – Suspenda todo tipo de julgamento

A dica acima nos leva à outra que gostamos muito de incentivar as pessoas a colocarem em prática, que é a suspensão de todo e qualquer tipo de julgamento. Para abrirmos as portas da compreensão, é fundamental que deixemos de julgar as ações do outro. 

Esta, talvez, seja uma das dicas mais difíceis de serem praticadas, mas é preciso torná-la real em nosso dia a dia, não só para exercitar a empatia, mas também para melhorar o mundo em que vivemos, onde tantos problemas acontecem, em decorrência de julgamentos e até mesmo de pré-julgamentos. 

3 – Respeite

Você pode não gostar e nem mesmo concordar com a forma com que as pessoas conduzem as próprias vidas. No entanto, é seu dever respeitá-las, assim como você gosta que todos o respeitem. 

O respeito é praticamente o princípio de tudo. É através dele que conseguimos compreender as emoções do outro, e também conviver de forma harmônica com aqueles que nos rodeiam. Se respeitamos, somos respeitados e isso é simplesmente extraordinário. 

4 – Mantenha-se disposto a ajudar

Outra forma excelente de praticar a empatia no dia a dia é se manter disposto a ajudar, sempre que possível. Não basta apenas se compadecer da dor do outro, de seus sentimentos e do que ele passa em sua vida, é preciso ousar e ir além. 

Veja de que maneira você pode ajudá-lo a superar os desafios que surgem em sua vida. Muitas vezes, as pessoas estão tão imersas em seus problemas, que não conseguem enxergar uma solução. É nesse momento que um olhar externo se faz necessário, para mostrar que existe luz no final do túnel.

Neste sentido, o que você deve fazer é analisar a situação e estender a mão a quem precisa de você.

5 – Ouça na essência 

Em algumas situações, as pessoas precisam mais de alguém que ouça o que elas têm a dizer, do que lhes ofereça uma infinidade de conselhos milagrosos, que, de uma hora para outra, vão “resolver suas vidas”. 

Esta é outra dica que pode parecer óbvia, mas que realmente precisa ser compartilhada e precisa de atenção, pois poucas pessoas, nos dias atuais, se preocupam em ouvir, verdadeiramente, o que os indivíduos que estão diante si têm a lhes dizer, disparando conselhos, sem nem mesmo se dar ao trabalho de entender o que se passa com o outro na essência. 

Assim, quando alguém procurar por você, querendo desabafar, ou mesmo em uma conversa informal, que tal ouvi-la na essência, prestar atenção nas entrelinhas? Com certeza, se você fizer isso, vai conseguir ajudar muito mais do que se aconselhar de maneira desmedida.

Dar estes passos iniciais, vai ajudar você a desenvolver a empatia no seu dia a dia, contribuindo para que você consiga prestar cada vez mais atenção no outro e em suas necessidades. 

Insira estas práticas em sua vida e depois compartilhe nos comentários os resultados que você está obtendo!

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010