O LinkedIn é uma das mais valiosas ferramentas para quem busca trabalho, contatos profissionais e visibilidade no mercado empresarial. É um recurso muito utilizado por recrutadores para encontrar o candidato perfeito para vagas, de acordo com o tipo de profissional que precisam. Um perfil bem atualizado e bem composto pode fortalecer suas chances de conseguir um ótimo emprego e de maior visibilidade.
Mas, por onde começar? O que deve estar exposto em seu perfil? Siga a leitura e veja as dicas valiosas que temos para você!
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O que é o LinkedIn?
Embora já exista há quase 20 anos, muitas pessoas podem não saber exatamente o que é o LinkedIn. Trata-se de uma rede social voltada para carreiras que foi criada em 2003.
Assim como Facebook, Instagram e até o finado Orkut são plataformas criadas inicialmente para o entretenimento, o LinkedIn é voltado aos negócios. Lá, os usuários criam seus perfis para fazer contatos, buscar oportunidades de trabalho, divulgar sua empresa, entre outros tipos de interação.
Profissionais de diversas áreas e empresas mantêm perfis nessa rede social e as utilizam para diversos tipos de finalidade. Se você ainda não faz uso da plataforma, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades. Se já tem um perfil, mas ele está parado, confira as nossas dicas de como mudar isso e desfrutar das vantagens que isso pode oferecer.
10 Dicas para usar o LinkedIn e desfrutar do seu potencial
O LinkedIn é uma rede social e, como o nome sugere, deve ser usado para a socialização. Simplesmente criar um perfil e deixá-lo parado não irá te trazer nenhum benefício. É preciso ser um usuário ativo para colher bons frutos através da plataforma. Confira as dicas!
1. Complete seu perfil
Completar o seu perfil é uma tarefa bem simples e o LinkedIn vai exibir mensagens para te ajudar. Uma das grandes dicas para essa rede é preencher todos os dados, para que fique o mais completo possível.
Na coluna direita do seu perfil, há um tópico escrito “Força do perfil”, isso representa o nível de informações presentes. Se há muitos espaços vazios, haverá uma mensagem informando que não está em um nível satisfatório.
Para fazer contatos, ter acesso a oportunidades e fortalecer seu nome no mercado é preciso que as pessoas te conheçam. Portanto, capriche e inclua o máximo de informações relevantes possível. Lembre-se de preencher as palavras-chave referentes à sua área de atuação, elas são importantes para que seu perfil seja encontrado pelos recrutadores.
2. Escolha bem a foto
Atualize a imagem do perfil com uma foto que respeite a etiqueta exigida no mundo corporativo, ou seja, tenha bom senso. Não coloque fotos na praia ou em clubes, muito menos com bebidas alcoólicas.
O ideal é que seja uma fotografia em que está se portando de uma maneira que iria ao trabalho, incluindo a roupa e a forma como está se apresentando. Ah, e nada de foto de corpo inteiro, o ideal é dos ombros para cima.
3. Veja seu perfil como um cartão de visitas
Seu perfil deve ser de fácil visualização e compreensão. Geralmente, quem recruta profissionais pela rede lê somente aquilo que é essencial, portanto foque em informações que agreguem valor ao seu perfil profissional. Se ele não for claro, certamente você não receberá visitas.
Informações como cargo, empregador, ramo de atividade, período e uma breve descrição das atividades realizadas, são sempre bem-vindas. Quanto mais informações relevantes a respeito da sua vida profissional, melhor. Além disso, também é importante informar sua formação acadêmica, como cursos extracurriculares, graduação, entre outras.
4. Incluir contatos
Com o perfil completo, é hora de buscar seus contatos para se relacionar na rede social. O LinkedIn ajuda a encontrar amigos cadastrados por meio de uma busca em seus contatos de e-mail. Clique em “Contatos” no topo da página, depois em “Adicionar conexões”.
Escolha em qual endereço de e-mail deseja buscar seus contatos, permita o acesso do site a esses dados e deixe que a rede social finalize o processo. Depois que seus contatos são encontrados, você poderá selecionar os usuários que gostaria de convidar para fazer parte de suas conexões.
5. Recomendações
Uma das incríveis ferramentas do LinkedIn é a possibilidade de recomendar seus contatos e ser recomendado. É algo simples e funciona assim: suas conexões podem escrever sobre você em sua página e você poderá fazer o mesmo na página delas.
Quando alguém te recomenda, todos os seus contatos e mais os contatos daquele que te recomendou vão ver seu perfil no alto da página. Isso dará mais confiança e credibilidade ao seu perfil. Ao lado de editar perfil, onde está uma seta, você encontra a ferramenta de solicitar recomendação.
6. Participe e interaja em grupos
Existem comunidades e fóruns para todo tipo de área no LinkedIn. Esses ambientes são ótimos meios para se conectar com profissionais importantes da sua área de atuação e também aqueles que almejam ingressar no mesmo segmento profissional. A própria plataforma recomenda alguns.
Para pesquisar em sua rede, clique em Grupos e, em seguida, no diretório de grupos. Adicione conteúdo aos grupos sempre que possível e contribua para debates em andamento. Essa ação irá ajudá-lo a aprender mais e entrar em contato com pessoas que poderiam contratar ou recomendar você futuramente.
7. Produza conteúdo
Uma área interessante do LinkedIn é voltada para a publicação de conteúdo, em que você pode escrever artigos sobre temas diversos. Para fortalecer a sua imagem profissional e se tornar uma autoridade na sua área, é válido publicar textos com novidades e dicas.
Assim, você mostra sua expertise e abre espaço para que as pessoas comentem, compartilhem e se conectem a você. Para se inspirar, leia textos de outras pessoas, isso te ajudará a definir a forma como irá criar os seus. Mas lembre-se sempre de manter sua personalidade, sem copiar o estilo de ninguém.
8. Cuide da escrita
No LinkedIn, assim como nas outras redes sociais, a interação acontece especialmente através da escrita. Portanto, cuide dessa habilidade, pois erros ortográficos e de concordância poderão comprometer a sua imagem e credibilidade.
Se costuma ter dificuldades, comece a ler mais, a leitura é um ótimo caminho para escrever melhor. E na dúvida sobre a grafia de alguma palavra ou a forma de concordar as frases, use o Google! Com apenas alguns cliques você encontra as respostas.
Antes de publicar, sempre revise o que escreveu. Mesmo que não tenha dificuldades com a escrita, na correria do dia a dia pode acabar deixando passar alguns erros bobos. Então, para evitar, releia e verifique se precisar corrigir algo.
9. Interaja com as pessoas para que elas interajam com você
O LinkedIn funciona de maneira semelhante à vida real. Se você for uma pessoa calada, que está sempre pelos cantos, dificilmente alguém irá interagir contigo. Portanto, interaja com as pessoas para que elas interajam contigo.
Comente as postagens, deixe seu like, parabenize as pessoas por suas conquistas, compartilhe sua opinião sobre os assuntos. É assim que irá marcar presença e ser lembrado pelos demais.
10. Mantenha o perfil atualizado
É muito importante que mantenha o seu perfil sempre atualizado e que o utilize pelo menos uma vez na semana, embora uma frequência um pouco maior possa trazer melhores resultados.
Você não precisa deixar de realizar atividades importantes para navegar na rede social, separe alguns minutinhos de duas a três vezes na semana para ler as postagens dos contatos e interagir.
Sempre que houver alguma mudança importante na sua carreira, seja um novo trabalho, projeto ou uma conquista, lembre-se de registrar no seu perfil. É isso que fará com que tenha destaque e alcance os seus objetivos.
Você já possui um perfil na rede social ou ainda irá criar o seu? Tem algum comentário ou dica a acrescentar? Escreva-nos no espaço abaixo!
Imagem: tanuha2001.
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