Algumas pesquisas da American Music Therapy Association-AMTA, dos EUA, e da World Federation of Music Therapy-WFMT, da Itália, mostram que a música tem muito mais poder do que a gente pensa. De acordo com os estudos, uma canção pode causar alterações na respiração e a diminuição da pressão sanguínea, por exemplo. Além, é claro, de nos divertir, estimular, distrair ou relaxar.
É só você pensar em como a música funciona como um personagem em filmes de terror. Imagine ver clássicos como “O Exorcista” e “O Iluminado” sem a trilha sonora! Outro exemplo interessante é agitação que uma banda pode causar quando avisa que vai fazer show em determinado local.
Você costuma ouvir música com qual propósito? Cada pessoa funciona de uma forma. Tem gente que ouve durante o trânsito para se distrair, outras pessoas ouvem durante o trabalho para aumentar o nível de concentração e tem pessoas que optam por escutar pelo simples prazer que a batida pode trazer. Sem contar que existem os profissionais que trabalham com música, criando, ensinando ou simplesmente executando para os outros.
[php_everywhere instance=”2″]
Entre os muitos motivos que existem para alguém ouvir música, está o fator desestressante que uma melodia agradável pode trazer. Imagine que, depois de um dia agitado no trabalho, apertar o play de uma música que você gosta pode funcionar como um tranquilizador. Aliás, nem precisa ser depois. Pode ser durante o trabalho mesmo. Se você saiu estressado de uma reunião, ouça uma música que gosta antes de tomar qualquer atitude. É como se você transformasse a ideia de respirar fundo e contar até 10 em ouvir música.
No artigo de hoje, fizemos uma seleção especial de canções que são ótimas para quem está buscando uma saída para descansar após um período de estresse. Pode ser que você não goste dos gêneros da playlist, mas, de qualquer forma, vale a pena você ao menos experimentar esse som. Você não precisa se tornar fã de determinado estilo para gostar de uma música ou outra que pertence a ele. Vamos lá? É só continuar lendo para descobrir quais são as canções.
20 melhores canções para relaxar
Confira quais são as 20 melhores músicas para descontrair e oxigenar o cérebro. Como falei acima, na seleção você vai encontrar canções de diversos gêneros que vão desde o clássico até o pop. saiba que foi tudo bem pensado. A música clássica, por exemplo, ajuda a criar mais conexões cerebrais e ainda pode aumentar as habilidades cognitivas. Já as melodias que possuem batidas mais fortes, tais como o rock, podem ajudar a expulsar os sentimentos ruins do corpo.
Saiba agora mesmo quais são os artistas e quais são as canções nacionais e internacionais que estão nessa super lista. Veja:
- Only Time da Enya
- Dia Clarear da Banda do Mar
- Canzonetta Sull’aria do Mozart
- Dona de Mim da Iza
- Mellomaniac (Chill Out Mix) do DJ Shah
- Ainda Bem da Marisa Monte
- All The Young Dudes do Bruce Dickinson
- Halo da Beyoncé
- Claire de la lune do Claude Debussy
- Proporcional da Tulipa Ruiz
- Pure Shores da banda All Saints
- Duas da Tarde do Silva
- Dance To This do Troye Sivan e da Ariana Grande
- Shimbalaiê da Maria Gadú
- Águas de Março da Elis Regina e do Tom Jobim
- Lovin’ Every Minute da banda Lighthouse Family
- Space Oddity do David Bowie
- Pra Me Refazer da Sandy e da ANAVITÓRIA
- Somewhere Only We Know da banda Keane
- Linger da banda The Cranberries
Que playlist incrível, não é mesmo? Se você quiser acrescentar mais alguma música nessa lista é só escrever nos comentários no fim do texto!
Temos certeza que, depois de ouvir essas canções, você irá se sentir até mais tranquilo. Uma forma de testar a efetividade da lista é ouvi-la e depois tentar refazer aquela atividade que você está com dificuldade ou ter aquela conversa difícil. Você pode também tentar fazer aquela tarefa que exige mega concentração, afinal, nada melhor que se sentir longe do estresse quando precisa se dedicar a algo.
E tem mais! Se você quiser ampliar essa lista, veja quais são as 10 melhores músicas para acalmar os nervos.
Música no trabalho ajuda a aumentar a concentração?
Você costuma ouvir música no trabalho? Muita gente acredita que colocar os fones de ouvido e escutar uma música enquanto trabalha é uma forma de aumentar o grau de concentração em uma tarefa. Esse isolamento em um mundo particular contribui para o colaborador se desligue de tudo que está acontecendo em volta para concentrar todas suas energias na execução de algo.
De acordo com o estudo “Whistle while you work: Impact of music on productivity”, mais da metade dos participantes (61%) diz ouvir música no trabalho para se sentir melhor e até mais produtivo. Os dados ainda mostram que 88% das pessoas são fãs de colocar um fone de ouvido para escutar música enquanto está executando uma atividade que exige atenção extrema. Entre o público que respondeu às perguntas, 77% dos donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música pode estimular e aumentar o clima bom do time.
Porém, o lado negativo de ouvir música enquanto trabalha é justamente o fato de ficar isolado. Se por um lado é bom, pois pode aumentar a concentração, isso também te distancia do que está acontecendo no ambiente profissional. Pode ser que o seu gestor te chame e você não ouça a princípio. Se isso ocorrer várias vezes, pode se tornar um problema.
O ideal é que você consiga conciliar os momentos em que está ouvindo música com aqueles em que não está. O equilíbrio é ideal para o dia a dia profissional. Para isso, estabeleça períodos em que vai ficar de fones e outros em que não vai. Com o tempo, você aprende a se concentrar mesmo sem música e com outros colaboradores em volta. Outra dica interessante é não deixar o som muito alto. Assim, você consegue ouvir quando alguém te chama.
Compartilhe esse texto nas suas redes sociais. Quem sabe você não recebe ainda mais recomendações bacanas de músicas para relaxar!
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 1176389965 – https://www.shutterstock.com/pt/g/beer5020