Viver em constante alerta, acreditando que alguma de ruim pode acontecer, ou que alguém pode trair a nossa confiança é algo que verdadeiramente nos abala internamente e impede que consigamos ter uma vida mais plena, bem como uma rotina mais leve.
Infelizmente esta é a realidade de muitas pessoas, consideradas extremamente desconfiadas, e que dificilmente conseguem relaxar em seu dia a dia, pois sua mente está sempre criando situações de perigo, que as faz ficar com um pé atrás com relação a tudo e a todos.
Se você se encaixa neste perfil e deseja mudar, hoje este artigo é direcionado a você, pois vou compartilhar dicas poderosas, para que você se permita viver com muito mais tranquilidade lide da melhor maneira possível com este excesso de desconfiança. Acompanhe-me e confira:
De onde surge a desconfiança?
Quando falamos em desconfiança, estamos nos referindo à uma estratégia de nosso cérebro, que visa nos proteger das mais diversas frustrações com as quais podemos sofrer em nossa vida. Tudo isso é normal é serve para que mantenhamos, em uma dose saudável, o nosso sistema em alerta, para lidarmos, da melhor maneira possível, com as situações de perigos que venham a surgir em nosso caminho.
Este cenário se torna um problema quando a desconfiança passa a ser excessiva e acabamos vivendo, principalmente em nossos pensamentos, as frustrações como se elas já estivessem realmente acontecendo, sentido, inclusive, dores emocionais e experimentando sentimentos de insegurança, que fazem com que fiquemos altamente fragilizados.
Um dos principais fatores que fazem com que a desconfiança surja na vida das pessoas é o medo. Medo de perder, de ser julgado e, principalmente, de viver frustrações , que podem levá-lo a um sofrimento, com o qual este tem grande dificuldade de lidar ao longo de sua existência.
Todo este cenário leva à desconfiança em excesso, não só das pessoas ao redor, mas também das situações que vive em sua rotina. Quem passa por isso, geralmente enxerga indícios de quebra de confiança em quaisquer situações ou comportamentos, o que é agravado pelos próprios pensamentos do indivíduo, que tende a selecionar e potencializar os “fatos” que o levam à desconfiar, e a eliminar aqueles que não confirmam suas teorias de conspiração.
Diante disso, é essencial tomar cuidado e encontrar maneiras para transformar este excesso de desconfiança em uma desconfiança positiva, que nos leve a duvidar, sem nos fazer sofrer de forma desnecessária.
[php_everywhere instance=”2″]
Como lidar com a desconfiança?
Saber de onde surge a desconfiança é uma das melhores formas de entendê-la e controlá-la, para que assim evitemos sofrimentos desnecessários, não só nosso, mas também das pessoas que são vítimas de nossos excessos.
A seguir, confira dicas para que você tenha uma vida mais tranquila e leve, bem como relações mais saudáveis a partir deste momento.
Use a lógica a seu favor
Uma das primeiras dicas que compartilho, para que você lide da melhor maneira com este problema é utilizar a lógica a seu favor. O que quero dizer é que muitas vezes a desconfiança surge como um truque de nosso cérebro, nos fazendo ter reações altamente emocionais e querendo nos mostrar perigo onde realmente não existe.
Sendo assim, a melhor maneira de enfrentá-la é desconfiando dela. Isso mesmo, desconfie da sua desconfiança e comece a pensar de forma racional, elencando os motivos pelos quais não faz nenhum sentido estar ou permanecer de orelha em pé com relação a qualquer assunto ou qualquer pessoa que seja.
Evite fazer suposições
Se você não sabe ou não tem certeza se algo realmente está acontecendo, não há motivos para ficar alimentando estes sentimentos, emoções e esta desconfiança dentro de si. Sendo assim, antes de fazer julgamentos precipitados, pense de forma lógica e calma, sempre buscando evidências, provas e explicações mais concretas antes de concluir algo como realmente verdadeiro.
Uma boa dica é que você combata a desconfiança com desconfiança. Isso mesmo! Desconfie de seus pensamentos e passe a questioná-los e desafiá-los, no sentido de se perguntar quais provas e evidências você tem para estar com o pé atrás com relação a isso ou aquilo, se realmente é verdade, se não se trata de uma criação, truque ou pegadinha do cérebro para tentar te enganar ou te deixar em alerta desnecessariamente, enfim, o ideal é que você deixe o emocional de lado e pense de forma cada vez mais racional em situações como estas.
Torne a comunicação a sua aliada
Geralmente, as pessoas desconfiadas sentem-se assim, principalmente quando estão em um diálogo com alguém, por pura e simples insegurança. Elas acreditam que sempre há algo por trás do que o seu interlocutor está lhe dizendo e, com isso, ficam criando situações mirabolantes em sua mente, o que alimenta ainda mais esta desconfiança.
Nestes casos, o ideal é usar a comunicação a seu favor. Ou seja, ao estabelecer uma conversa com quem quer que seja, ouça com atenção o que está sendo dito e, se surgirem dúvidas em sua mente, peça, sem medo, que este lhe explique melhor o que quer dizer. Mas faça isso de uma forma cuidadosa, sem acusar a pessoa, uma vez que você não tem certeza se o que ela está lhe dizendo é realmente o que você está pensando.
Fazendo isso, ou seja, tentando esclarecer ao máximo tudo o que ouve e tudo o que se passa em sua cabeça, as chances de que você se sinta mais calmo e tranquilo aumentam significativamente.
Trabalhe a sua autoconfiança
Como eu disse no tópico anterior, a desconfiança decorre, em grande parte, da insegurança que a pessoa sente, que acarreta em uma série de paranoias criadas em sua cabeça, ansiedade, estresse e muitos outros problemas, que lhe impedem de ver as coisas com clareza e pensar de forma racional.
Neste sentido, é essencial que o indivíduo trabalhe e desenvolva a sua autoconfiança, pois assim ele tem a oportunidade de fortalecer a segurança que sente com relação a si mesmo, focando em suas melhores capacidades e habilidades, e, com isso, dificilmente se deixará abalar por situações como as que citei ao longo do texto, uma vez que seus recursos internos lhe darão todo o suporte para lidar da melhor maneira possível com os problemas e desconfianças que surgem em seu caminho.
Procure ajuda de um especialista
Caso você perceba que verdadeiramente não consegue controlar o seu ímpeto de desconfiar das pessoas ao seu redor, bem como das situações que ocorrem em sua vida, a minha dica é que você procure ajuda especializada, pois você pode estar desenvolvendo alguma espécie de transtorno, que necessite de tratamento clínico.
Assim, o ideal é que você marque uma consulta com um psicólogo ou com um psiquiatra, para que uma avaliação seja feita e você inicie um tratamento terapêutico, que pode lhe ajudar de forma significativa.
Conte com a ajuda do Coaching
Para ajudá-lo neste processo de recuperação de sua autoconfiança, você pode contar com um grande aliado nesta jornada, que é o Coaching. Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento humano, que visa auxiliar pessoas a alcançarem seus objetivos em um curto espaço de tempo.
Através do Coaching você tem a oportunidade de iniciar o seu processo de autoconhecimento, que vai lhe permitir ter maior clareza sobre suas melhores competências, capacidades e habilidades, trabalhar a sua autoconfiança, tão necessária para a restauração da segurança em si mesmo, para melhorar a sua forma de se comunicar e de compreender o outro e de equilibrar o seu lado emocional e o racional também.
Utilizando e aplicando em sua vida as ferramentas e técnicas adequadas, que você terá a chance de conhecer e aprender em uma formação em Coaching, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, aqui do IBC, você perceberá, logo de imediato, que mudanças altamente positivas vão acontecer e suas relações com as outras pessoas e com você mesmo vão melhorar de forma significativa.
Permita-se viver uma nova e transformadora experiência em sua vida e tenha cada vez mais tranquilidade, leveza e bem-estar em sua trajetória!
Conheça o PSC e garanta a sua vaga para a próxima turma em sua cidade!
Agora chegou a sua vez de escrever. Aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário me dizendo o que achou deste conteúdo e como você lida com o excesso de desconfiança. Lembre-se também de compartilhar este material em suas redes sociais, para ajudar cada vez mais pessoas em seu processo de autodesenvolvimento.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 573107023 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nestor+rizhniak