Desacelerar o ritmo em alguns momentos faz bem para a vida

Desacelerar o ritmo

Desacelerar o ritmo, em alguns momentos, irá fazer bem para sua vida.



Acordar, arrumar-se, ir até a empresa, trabalhar, almoçar/jantar, trabalhar, ir para casa, descansar e dormir. Isso parece a descrição de uma rotina engessada, não é mesmo? A rotina de muitas pessoas é desse jeito. Agora pense bem se o seu cotidiano não é assim também.

 

O planejamento é muito importante para conciliar a vida profissional e pessoal. Com um calendário organizado é possível fazer as entregas do trabalho, estudar para aprimorar os conhecimentos, dar atenção para família e amigos e também cuidar da própria saúde e bem-estar. Leia mais!

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Carreira em ascendência

 

Existem alguns momentos em que é preciso dar mais atenção à vida profissional. Pode ser o período após um curso complementar, quando aparece a possibilidade de uma promoção, quando está procurando por uma nova oportunidade e muitos outros. A época que cada um deve se dedicar mais à carreira não é pautada em uma regra comum, pois depende de escolhas e acontecimentos individuais. Cada um deve analisar e refletir sobre a hora certa.

 

Independentemente de quando seja a hora certa é essencial dar o gás necessário sem deixar de olhar para as outras partes. Ou seja: não adianta trabalhar 50 horas na sua empresa e não sair com os amigos e a família ou esquecer-se de marcar um médico.

 

O bom gerenciamento do tempo é essencial quando você está subindo a escada do sucesso. E para ajudar nesse quesito, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) oferece diversas formações que abordam o tema. O curso Business and Executive Coaching (BEC), por exemplo, tem como meta fazer com que o seu desempenho organizacional pessoal cresça, contribuindo também para que o mesmo índice da área também aumente. Ao longo das aulas, o coachee (aluno) terá a possibilidade de desenvolver as competências relacionadas ao empreendedorismo, autoconhecimento, criação de estratégias e planos de negócios eficientes e assertivos.

 

Outra formação muito interessante do IBC é a Professional & Self Coaching (PSC), em que o coachee (aluno) irá aprender técnicas para desenvolver características de liderança assertiva e gerenciamento do tempo efetivo. Além disso, o curso também traz do livro para a prática os conceitos de psicologia positiva, inteligência emocional, autoconhecimento, ética e muito mais.

 

A hora de tirar o pé do acelerador

 

Mesmo se você tem um bom equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e a sua saúde física e mental, é essencial dar um tempo para a auto reflexão. Pode ser esse o momento de fugir da rotina para se dedicar fazer algo diferente.

 

E se você não estiver balanceado bem os pesos do trabalho, bem-estar e vida social já passou da hora de refletir com você mesmo. Pergunte a si se já não está na hora de finalmente tirar aquele período de férias acumulado para espairecer e se divertir. Ou mesmo um fim de semana em outra cidade sozinho ou com pessoas queridas.

 

O fenômeno de quando nossa mente fica cansada e quando passamos por longos períodos de estresse no trabalho é conhecido internacionalmente como burnout. Uma pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica o burnout como uma das principais causas de doenças dos europeus e norte-americanos.

 

Existem algumas maneiras de analisar se você ou um colega está passando pelo período que falei acima. Confira quais são os sintomas mais comuns que aparecem no ambiente de trabalho:

 

  • Baixa produtividade: o cansaço influencia na quantidade de entregas que você faz. Observe o número de tarefas que você conseguia entregar antes da fase estressante começar e compare.
  • Queda do desempenho: a qualidade não está necessariamente ligada a quantidade de trabalho. É possível entregar menos atividades e manter o mesmo padrão de qualidade, ou diminuir a quantidade e a qualidade ou ainda aumentar a pilha de tarefas e diminuir a virtude delas. Porém, quando falo de desempenho, estou falando exclusivamente de qualidade. O estresse pode causar falta de concentração e até preguiça influenciando diretamente no resultado.
  • Falha da memória: a fadiga é a inimiga da atenção e melhor amiga do esquecimento. São nesses momentos que dá para perceber como a falta de uma boa noite de sono, prática de exercícios físicos e estudo são essenciais para um dia a dia saudável. São eles que abrem espaço para que o seu lado profissional esteja descansado o suficiente para entregar a você mesmo o que lhe é esperado.  
  • Desejo de ir embora logo ao chegar: é muito triste chegar em um lugar e logo querer sair dele. É essencial ter vontade de ir até o local de trabalho e de exercer a profissão. Afinal, sem isso de que adianta levantar todos os dias, não é mesmo? Lembre-se de que as motivações financeiras são importantes, mas elas não devem ser 100% das suas preocupações, pois podem ofuscar seus desejos.

 

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Agora veja outros sintomas só que mais relacionados ao lado social e do bem-estar:

 

  • Má alimentação: é possível que um cotidiano cheio de conflitos que esgotam e afligem influencie na forma de se alimentar. Algumas pessoas pulam refeições, outras comem demais. Cada um reage de um jeito e é preciso ter atenção e cuidados médicos com qualquer uma das reações.
  • Comportamento agressivo: o humor muda de acordo com o nível da saúde. É provável que o excesso de horas no trabalho somado às horas de trânsito e somado a pressão pelo alcance de metas tenham relação direta com aquela resposta mal educada ou com um discurso mais grosso.
  • Sono em pequena quantidade e/ou sem qualidade: a preocupação em grande quantidade pode tirar o sono até de quem é fanático por dormir. E já fica a dica de que não adianta tomar remédios para dormir sem prescrição médica.
  • Só sabe reclamar do trabalho quando está em ocasiões sociais ou de descanso: imagine estar em uma mesa de bar com amigos que não trabalham com você. Todos estão conversando animadamente e dando boas risadas. Mas, em algum momento, você lembra sobre o trabalho e desata a falar loucamente sobre ele sem que os outros possam dar opinião. Se isso acontecer, saiba que, além de ter acabado com o clima descontraído, você também não está desabafando, está apenas reclamando sem parar.
  • Problemas de saúde como gastrite nervosa, hipertensão e outros: o estresse pode ocasionar sérios problemas de saúde. Para evitar isso, esteja sempre em dia com o seu check-up anual. Não se esqueça de que não é correto você se autodiagnosticar. Vá a um médico para entender a causa e a solução para a sua situação.

 

Agora é sua vez! Escreva nos comentários o que você faz para fugir das situações estressantes no ambiente de trabalho.

 

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