Consumismo – Quais são suas consequências?

Entenda quais são as verdadeiras consequências do consumismo e o que você pode fazer para evitá-lo

Consumidor é o nome dado às pessoas que compram produtos que precisam, como alimentos, roupas, calçados, itens para a casa, entre outros. Entretanto, existe uma parcela da população que consome excessivamente, por diversos motivos, apresentando um comportamento que é chamado de consumismo, algo bastante prejudicial por diversos motivos.

Ao longo deste artigo falaremos sobre os efeitos e consequências do consumo desenfreado, que vão desde questões emocionais e financeiras e impactam até mesmo o meio ambiente. Continue lendo para saber mais a respeito.

<p>[php_everywhere instance=”2″]</p>

O que é consumismo?

O consumismo é a compra pela compra, que não é motivada por nenhum tipo de necessidade. Embora seja natural comprar certos itens que não são, necessariamente, imprescindíveis no dia a dia, existem casos em que isso extrapola e o indivíduo começa a adquirir itens sem qualquer critério e que ficam acumulados, sem uso.

Esse comportamento sempre esteve presente na nossa sociedade, mas de uns anos para cá foi intensificado, principalmente pela facilidade da compra online, da aquisição de cartões de crédito e da publicidade, que se tornou personalizada através das redes sociais e dos algoritmos que as controlam.

Se você faz uma pesquisa sobre tênis para corrida, por exemplo, nos próximos dias irá se deparar com uma série de anúncios que apresentam diversos modelos. E nada disso é por acaso, pois se trata de uma estratégia de marketing, que pode facilitar a vida de quem realmente precisa daquele item ou gerar a compra por impulso, já que basta alguns cliques para que, em alguns dias, o produto chegue no endereço escolhido.

Somos o tempo todo bombardeados por anúncios, se não da forma convencional, através de dicas compartilhadas pelos chamados digital influencers. Por essa razão, é preciso falar sobre consumismo, suas consequências e como evitá-lo. Para que, quando se deparar com esse tipo de conteúdo, saiba refletir se precisa mesmo daquele item e, assim, tomar uma decisão consciente.

Principais consequências do consumismo

As consequências do consumismo impactam tanto a vida do indivíduo que apresenta esse comportamento, quanto o meio em que ele vive, acompanhe.

Desenvolvimento do oneomania

Oneomania é o nome dado ao transtorno apresentado pelas pessoas que têm mania de comprar. Pode surgir como uma consequência de um comportamento consumista prolongado, quando o indivíduo começa a usar o consumo como uma válvula de escape para suas angústias e frustrações.

Problemas financeiros

Chega um ponto em que o consumista começa a comprar mais do que pode pagar, assim, acumula dívida, estoura limites dos cartões de crédito e se torna um escravo do seu próprio dinheiro.

Perda de significado das coisas

Quando todas as expectativas são depositadas no consumo, corre-se o risco de perder o verdadeiro significado das coisas. As pessoas passam a ser medidas pelos bens que possuem e os momentos de alegria, aqueles que não têm preço, deixam de ser apreciados.

Problemas nos relacionamentos

O comportamento consumista pode ser bastante incômodo para as pessoas ao redor, principalmente se há um orçamento em conjunto, como em um casamento, por exemplo. O fato de o cônjuge comprar itens que não precisa, gera uma série de desentendimento, podendo desencadear brigas e, até mesmo, em separação.

Degradação do meio ambiente

Além de todos os problemas que o consumismo pode causar na vida das pessoas que apresentam esse comportamento, as consequências chegam ao meio ambiente. O consumo desenfreado de uma parcela significativa da sociedade faz com que as empresas precisem produzir cada vez mais, degradando a natureza através da emissão de gases e outros resíduos. Isso sem contar no descarte dos itens que são substituídos, como smartphones, tablets, computadores, roupas e tantos outros.

<p>[php_everywhere instance=”2″]</p>

Como evitar o consumismo?

Existem algumas medidas para evitar o consumismo e comprar com mais consciência, controlando impulsos. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar.

1 – Crie listas com os itens que realmente precisa

Adotar o hábito de criar listas com os itens que realmente precisa é uma ótima maneira de evitar comprar coisas desnecessárias. Assim, sempre que pensar em fazer uma compra, irá se lembrar da lista. Contudo, para que essa medida tenha um efeito positivo, é preciso que inclua apenas produtos realmente importantes.

2 – Faça um compromisso consigo mesmo de não comprar por impulso

Evite alimentar ideias do tipo: “sou consumista mesmo”, “comprar é minha terapia” e assim por diante. Faça um compromisso consigo mesmo de refletir melhor antes de comprar. Caso perceba que não consegue cumprir, é fundamental que procure ajuda médica. Evite guardar o problema para si, pois ele tem solução.

3 – Crie obstáculos para evitar compras desnecessárias

Você pode criar obstáculos para si mesmo, como cancelar seus cartões de crédito ou mantê-los em um local de difícil acesso. O fato de precisar realizar passos para encontrá-lo pode ser o suficiente para evitar as compras por impulso. Outra estratégia envolve levar apenas um determinado valor em dinheiro quando for sair, assim, terá um limite preestabelecido para gastar.

4 – Encontre outras formas de buscar satisfação

Se as compras assumiram um lugar de satisfação e preenchimento de vazios, procure refletir sobre o que está causando isso. Assim, conseguirá encontrar outras formas de satisfação, maneiras saudáveis de se preencher e se sentir feliz. Quanto mais se conhecer, mais facilmente poderá resolver essa questão e seguir adiante, deixando o consumismo para trás.

5 – Tenha metas financeiras

Ter metas é uma ótima maneira de viver com mais disciplina. Nesse sentido, é uma ótima ideia criar metas financeiras, o que pode incluir poupar determinado valor ou adquirir um item mais significativo, como um carro, um imóvel, investir nos seus estudos. Então, sempre que pensar em comprar coisas desnecessárias, irá se lembrar dos seus objetivos e se controlar.

Consumismo não é piada, é um comportamento prejudicial que precisa ser controlado. Se você sente que está comprando mais do que precisa, converse com alguém da sua confiança e, caso perceba que o problema se tornou maior do que pode lidar, procure ajuda especializada. Comprar pode se tornar um vício e, como em outros casos, esse vício pode ser tratado e superado.

Se este conteúdo foi útil para você, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais.

 

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010