Compreender as pessoas é o passo mais importante

compreensão com as pessoas

Como está seu grau de compreensão com o próximo?


 
Dedicar um tempo para compreender os outros, mesmo as mais próximas, pode ser uma grande dificuldade para algumas pessoas. Imagine a seguinte situação: você está passando por um momento de dificuldade e deseja receber o conselho de um amigo. Porém, quanto você conta a história, ele fica mexendo no celular e não faz a escuta ativa do que você está falando, ou seja, não assimila suas palavras. É o famoso entrou por um ouvido e saiu pelo outro! No fim das contas, seu amigo nem tem condições de transmitir qualquer recomendação, pois não prestou atenção o suficiente para isso.

Faz parte das características de uma pessoa empática ser solidária, compreensiva e altruísta. Porém não pense que essas virtudes anulam outras como ter opinião própria ou o pulso firme e ser exigente. A falta de interesse no assunto de outras pessoas que estão no seu convívio pode ser um ato apático e até rude. Por isso, tome cuidado com o tratamento que dá para as pessoas em volta. Vou discorrer mais sobre o tema ao longo do texto. Acompanhe!

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Principais diferenças entre empatia e apatia

Vou explicar melhor quais são as características de uma pessoa apática e quais são as virtudes de alguém empático. A apatia se destaca pela não importância pelo próximo. As pessoas com esse traço na personalidade geralmente correm atrás do que querem sem se importarem com os meios. Além do tom maquiavélico, um indivíduo apático prefere cuidar da própria vida sem nunca olhar para os lados. Por um lado, não se intrometer no dia a dia dos outros pode ser uma vantagem, porém a apatia não permite que a pessoa jamais se importe com o próximo.

Já uma pessoa empática tem virtudes como a compreensão, a solidariedade e o altruísmo no sangue. Esse é o tipo de perfil que iria ouvir você naquela situação hipotética que apresentei no início do texto. Bons líderes costumam ser empáticos, pois tendem a ouvir quais são as causas dos problemas dos colaboradores e fazer de tudo para ajudá-los. E eles fazem isso sem nunca perder a posição de cobrança por prazos e resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? É só clicar aqui – http://www.ibccoaching.com.br/portal/diferenca-entre-empatia-e-apatia/

A importância do feedback

A devolutiva como atividade regular no calendário das áreas e do cronograma geral da empresa é uma prática efetiva para ajudar a compreender o funcionário. Muitos colaboradores podem estar se sentindo incompreendidos somente por não terem o espaço ideal para falar o que estão pensando. A compreensão vai muito além de um simples tapinha nas costas ou daquele famoso “prometo que farei de tudo para mudar essa situação”. Assim como o liderado está sendo sincero, é preciso que o líder também seja. Nada de prometer nada que não tem 100% de certeza de que poderá cumprir.

Fiz uma seleção com algumas dicas rápidas para ter um feedback de sucesso com o seu time. Confira:

  • Em primeiro lugar, deixe claro que essa é uma atividade oficial, portanto deve ser levada a sério. É preciso que seja documentada e que tenha respostas honestas.

 

  • Depois, peça ao seu colaborador para fazer uma autoavaliação indicando quais são os pontos positivos e os pontos para melhorar. É importante que ele considere esses quesitos para a parte técnica e comportamental. Na mesma parte do documento, solicite que ele mostre quais são as ações que ele planeja tomar para desenvolver ainda mais os pontos positivos e quais são aqueles que ele irá executar para evoluir os itens a melhorar.

 

  • Após isso, ele deve fazer uma avaliação da sua liderança do mesmo modo que fez a autoavaliação. Sim, inclusive dando recomendações de como evoluir e minimizar os aspectos sabotadores.

 

  • Agora, é preciso que o funcionário faça a avaliação da empresa seguindo os mesmos passos anteriores.

 

  • Por último, é muito importante que ele escreva quais são os planos profissionais e pessoais nos próximos cinco anos.

Lógico que é preciso considerar mais fatores, caso a sua empresa já aplique a avaliação periodicamente. De qualquer forma, o que quero transmitir é que um líder ou gestor que faz a escuta ativa da equipe já ganha a lealdade desta.

Quando um colaborador tem que fazer uma análise de autoconhecimento, da liderança e da empresa, ele sente que está tendo espaço para ser ouvido. Será um dos momentos mais importantes para ele, afinal sua opinião está sendo levada em consideração.

Assim que a avaliação do funcionário estiver pronta é interessante que o líder também faça uma análise do seu liderado e da área como um todo. Depois, é essencial marcar uma reunião somente com os dois para verificar as respostas de um e do outro e fazer um debate saudável a respeito disso. A intenção é que a conclusão dessa reunião seja positiva para ambos os lados. E para isso é interessante lembrar de que não há a necessidade de fazer promessas impossíveis.

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O poder de compreender

Ao longo do artigo, você pode identificar quais são os pontos que fazem com que a “compreender” seja uma ação essencial no dia a dia. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) pode ajudar qualquer colaborador nesse sentido. Com ferramentas de coaching, o curso faz com que o coachee mergulhe em técnicas de desenvolvimento de habilidades, encontre seus diferenciais competitivos, saiba criar e cultivar relações interpessoais e aprenda mais sobre empatia. É uma maneira eficaz de ser um profissional mais empoderado. E pode ter certeza de que as consequências boas dessa capacitação poderão ser sentidas em casa também.

Com a prática, o ato de compreender fica cada vez mais fácil e natural. Você vai ver como suas relações pessoais e interpessoais também irão melhorar. Afinal, você será uma das pessoas a quem os outros podem confiar.

Para finalizar, se aquele amigo da situação hipotética aprendesse o real significado e as vantagens disso, talvez ele jamais prestasse atenção no celular enquanto o outro está falando.

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