Competências Comportamentais Mais Valorizadas

Competências Comportamentais Conheça as vantagens das Competências Comportamentais.

Existe um profissional que seja perfeito? A pergunta é constante, mas na verdade cada empresa tem como resposta seu próprio perfil, que pode variar de acordo suas necessidades e as mudanças do mercado. Portanto, para se tornar um profissional bem visto é preciso se desenvolver de maneira completa, adquirindo competências tanto técnicas quanto comportamentais.

Desenvolvendo-se em ambas, o profissional conseguirá, não só realizar suas demandas com mais rapidez e eficiência, mas também ter uma desenvoltura melhor no ambiente de trabalho, relacionando-se bem com aqueles que lhe cercam e alcançando, através disso, o sucesso que tanto almeja.  

Convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer as principais diferenças existentes entre competências comportamentais e técnicas, bem como aquelas que têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente.

Competências técnicas e comportamentais: entenda suas diferenças

Para que você possa dar prosseguimento à leitura, acredito ser fundamental compreender cada um dos conceitos que dizem respeito às competências técnicas, bem como às competências comportamentais.

As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. É o que aprendemos a longo da vida acadêmica, e também fora dela, que vai nos tornar especialistas em determinado ofício, como jornalista, advogado, médico, entre outras profissões.

É através das competências técnicas que conseguimos desempenhar bem as funções concernentes aos cargos que ocupamos dentro das empresas das quais fazemos parte, entendendo bem o que devemos e como devemos realizar nossas atividades, e empregando nossos conhecimentos, no sentido de otimizá-las e dar maior chance de que estas sejam bem-sucedidas.

Já as competências comportamentais são aquelas que dizem respeito às atitudes e aos hábitos dos profissionais, tanto dentro, quanto fora das empresas. Elas não chegam a ser um pré-requisito para a contratação de um colaborador, entretanto, contribuem de forma significativa para que este tenha uma desenvoltura cada vez melhor, não só na execução de suas atividades, mas também em sua carreira como um todo.

Para desenvolver as competências comportamentais é essencial trabalhar o autoconhecimento, caminho que proporciona a compreensão e domínio sobre suas próprias habilidades, capacidades, bem como das oportunidades de melhoria e potencialidades, que ajudarão no dia a dia a na realização de um trabalho de excelência.

Qualidades Consideradas Importantes pelas Empresas

De modo geral, existem características profissionais que são altamente valorizadas pelo mercado de trabalho como um todo, independentemente da área de atuação do indivíduo. Elas são essenciais para alcance do sucesso do próprio profissional e também da empresa para a qual ele trabalha.

Por este motivo são cada vez mais valorizadas pelas organizações atualmente. Entre elas, destaco:

Liderança

A capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, ou seja, extraindo o melhor de cada talento, para o alcance de grandes resultados e fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia, é uma habilidade procurada por empresas de todos os segmentos.

As organizações buscam cada vez mais por profissionais que sejam capazes de tornarem-se porta-vozes de equipes e que tenham a habilidade de trabalhar como um farol, que guiará seu time, fazendo assim com que ele produza trabalhos melhores e com que seus componentes tenham mais qualidade de vida no âmbito profissional.

Vale lembrar que para ser líder não precisar estar em cargo de gestão, pois a liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função.

Automotivação

A automotivação é a capacidade de manter-se motivado mesmo diante das adversidades e desafios, que por ventura a empresa possa estar passando. As empresas procuram por pessoas que tenham essa poderosa competência comportamental justamente por saberem que elas têm a tendência de tirarem proveito de situações complicadas e também de tornarem um cenário ruim em algo positivo, a partir de sua própria motivação e força de vontade.

Trabalho em equipe

Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é fundamental. O trabalho em equipe é essencial, uma vez que um time deve trabalhar como um conjunto de engrenagens, onde todos colaboram e cada um faz sua parte para aumentar o desempenho de suas tarefas, bem como para alcançar os resultados extraordinários individuais e coletivos.

Criatividade

Esta é uma das qualidades profissionais onde o colaborador mostra sua capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar fazer diferente. As pessoas criativas conseguem identificar resoluções e alternativas para problemas que possam acontecer dentro da empresa, além de terem o talento para criarem novos métodos de trabalho e até mesmo novos produtos e serviços, que podem ser oferecidos como soluções assertivas aos clientes, no sentido de atender cada vez melhor suas necessidades e anseios.

Comunicação Efetiva

A falha de comunicação é um dos principais fatores que contribuem para a produção de problemas organizacionais. Portanto é determinante para o profissional que busca se destacar usar bem a oratória para expressar suas ideias com clareza e transparência, de modo que sua mensagem seja bem compreendida, tanto por seus colegas de trabalho como por seus clientes e demais pessoas com as quais tenha contato.

Capacidade de Negociação

Fazer gestão efetiva de situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico e visando manter o bom clima organizacional. Este é o verdadeiro significado de saber negociar. Essa capacidade também se estende ao público externo: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo.

Um profissional que tem essa característica consegue tanto fechar novos trabalhos com clientes, quanto negociar prazos e valores, que sejam benéficos, tanto para a empresa quanto para quem a contrata.

Adaptabilidade

As mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso, para manter os resultados satisfatórios. Ser aberto a novos métodos de trabalho e desafios que o mercado possa trazer é uma característica de extremo valor para as empresas, uma vez que pessoas que têm problemas de adaptação podem causar conflitos na organização e se tornam resistentes até mesmo às mudanças positivas.

O ser humano tem a necessidade inerente de domínio, por isso é uma reação natural resistir ao novo. Mas lembre-se: são nas situações mais incômodas que mais crescemos!

Busca por conhecimentos

Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza! Por isso, busque continuamente cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão, como também seja bem informado sobre seu campo de atuação e atualidades gerais. Isso demonstra ambição por evolução!

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Bom Humor

Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas. Além disso, ninguém gosta de trabalhar ao lado de quem vive de cara feia e reclamando o tempo todo não é mesmo?!

É essencial, portanto, buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, sem contar que você terá mais leveza em seu trabalho e irá contribuir para um clima organizacional mais favorável.

Relacionamento Interpessoal

Essa capacidade influencia significativamente sua trajetória de crescimento na empresa. Relacionar-se de forma efetiva, garante a empatia com os colegas e líderes, possibilita minimizar os conflitos, estabelecer novos amigos, ganhar seguidores e influência para obter colaboração em seus projetos.

Como desenvolver as competências comportamentais?

O profissional que tem estas competências comportamentais bem desenvolvidas consegue se destacar no mercado, pois ajuda a empresa em que trabalha a crescer e alcançar o sucesso, de forma efetiva e também na prática.

Isso faz com que eles sejam altamente valorizados e disputados pelas organizações, já que elas sabem que empresas são resultados de pessoas. Sendo assim, têm investido cada vez mais em profissionais assim.

Se você deseja se destacar também neste sentido, continue a leitura e confira as minhas dicas para desenvolver as suas competências comportamentais.

Trabalhe o seu autoconhecimento

O primeiro passo para começar a desenvolver as competências comportamentais é, primeiro, descobrir quais delas você já tem bem desenvolvidas. Ou seja, o que você deve fazer é trabalhar o seu autoconhecimento, no sentido de compreender quais são suas melhores habilidades comportamentais, aquelas que te ajudam a ter uma performance de excelência no trabalho, e quais são as que você precisa melhorar ou eliminar de suas atitudes no dia a dia, para que assim tenha a oportunidade de crescer.

Desenvolvendo o seu processo de autoconhecimento, consequentemente você desenvolve também suas competências comportamentais, visto que uma coisa está diretamente ligada à outra.

Aprimore seus conhecimentos

Outro processo no qual você pode investir também é no aprimoramento de seus conhecimentos. Quero dizer que é importante que você leia mais, sejam livros, revistas, conteúdos na internet, como este, jornais, entre outros materiais, que vão te ajudar, não só a descobri suas melhores habilidades, como desenvolver aquelas que precisam de uma força para serem potencializadas.

Participe de palestras e eventos

Existem diversas palestras e eventos gratuitos, transmitidos até mesmo pela internet, que tem o poder de te ajudar a desenvolver suas competências comportamentais. Neste sentido, é essencial que você procure aquelas que estejam de acordo com o que você deseja aprimorar, para que assim, haja maior facilidade no momento de absorver o conhecimento e também de aplicá-lo na prática, quando houver a necessidade de utilizar as habilidades a seu favor no dia a dia de trabalho.

Desenvolva o seu networking

Quando conhecemos outras pessoas, independentemente da área de atuação de cada uma delas, nós trocamos informações, contamos histórias, compartilhamos e trocamos experiências, o que nos dá, cada vez mais, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e novas formas de desempenhar as funções de nosso dia a dia.

Sendo assim, é essencial que você invista também em seu networking, encontrando outros profissionais, para aprender com eles sobre a como desenvolver as competências comportamentais que eles têm, bem como a ensiná-los a desenvolver as que você tem bem aprimoradas.

Dessa maneira, ocorre uma colaboração mútua, em todos se ajudam e contribuem para o crescimento uns dos outros.

Lembre-se que você pode fazer isso com os profissionais com os quais já trabalha e também com aqueles que conhece fora do ambiente corporativo do qual você faz parte. O importante é se permitir conhecer novas pessoas e aprender com elas.

Faça Coaching!

Além de tudo o que compartilhei até aqui, algo que você pode fazer também para aprimorar e despertar suas competências comportamentais é investir em Coaching. Estou falando da metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que já ajudou e continua ajudando milhares de profissionais e empresas ao redor do mundo a alcançarem o seu potencial infinito, bem como resultados extraordinários através de cada um deles.

Por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes e compartilhadas durante o Professional & Self Coaching – PSC, a melhor a mais completa formação em Coaching do país, o profissional tem a oportunidade de desenvolver a sua habilidade de liderar com mais eficiência, de trabalhar o seu autoconhecimento, de descobrir o que lhe motiva, para que assim possa manter o entusiasmo no trabalho, melhorar suas relações interpessoais, trabalhar bem em equipe, entre outras competências altamente valorizadas pelo mercado e que vão ajudá-lo a ter destaque em sua área de atuação.

Se você tem dificuldades em desenvolver suas habilidades ou quer saber como pode se tornar um profissional melhor, conte com o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC! Nós acreditamos verdadeiramente em seu potencial infinito. Faça o Professional & Self Coaching – PSC e Conquiste seu Sucesso definitivo em sua carreira!

Como pudemos observar, o mercado de trabalho hoje exige que os colaboradores tenham diferenciais, isso inclui aprimorar e desenvolver competências comportamentais, de acordo com a realidade da organização em que atua.

Com isso, busque aprimoramento e esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado, mas especialmente sobre os comportamentos e habilidades mais desejadas pelas empresas.

Gostou dessas dicas que compartilhei? Deixe o seu comentário, falando o que achou e se você acredita que existem outras competências importantes, que não listei aqui. E se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe-o em suas redes sociais, com seus amigos, para que eles também tenham a oportunidade de conhecer e desenvolver estas competências através do processo de Coaching!

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