Cada vez mais, enfrentamos a dificuldade de adotar uma rotina diária, sempre com as mesmas atividades e sem perspectiva de desenvolvimento. Isso ocorre principalmente com a geração Y que é por natureza um pouco mais agitada e busca inovação e movimentação em sua vida, até mesmo profissional.
Diante disso, como trabalhar com a geração Y? Qual a melhor forma de lidar com esse público? Como motivá-los a irem atrás de seus objetivos profissionais, afinal?
Essa geração é formada por pessoas que nasceram nos anos 80 e 90 e suas principais características são: capacidade para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, facilidade em aprender sobre diversos assuntos, habilidade para manipular artigos tecnológicos, entre outros.
Tudo isso pode ser de grande proveito para o ambiente empresarial, isto se os gestores souberem direcionar bem as atividades. Para conseguir reter esses talentos nas organizações, é importante então, atentar-se para três dicas básicas. São elas:
Aprenda a dar feedbacks
É importante que o jovem saiba como está realizando suas tarefas. Portanto, chame-o sempre que possível e utilize a ferramenta do Coaching, o feedback, que serve para reforçar os pontos positivos e mostrar também os de melhoria.
Ouça-os
Procure saber a opinião dessa geração. Eles estão sempre “antenados” e sabem muito do que acontece no mundo atual e isso pode ser um ponto positivo na realização das atividades.
Dê liberdade
Deixe-os livre pra pensar, criar e trabalhar. Os mais jovens, geralmente, tem muita criatividade e se isso for aplicado em suas atividades será um sucesso, portanto dê a eles essa oportunidade de colocar as ideias em prática.