O modelo de trabalho home office passou a fazer parte da vida de muitos profissionais em decorrência da pandemia. O que antes era visto como um sonho distante se tornou realidade devido à necessidade do isolamento social. Algumas empresas optaram por manter o sistema, mesmo com a flexibilização decorrente da campanha de vacinação em massa.
Contudo, nem todos os profissionais se sentem felizes e satisfeitos com a possibilidade de trabalhar diretamente de suas casas. Apesar de ter uma série de vantagens, o home office também pode acarretar em alguns estresses para os adeptos. Nem todo mundo consegue fazer a separação saudável entre o trabalho e a sua vida doméstica.
Continue lendo para conferir dicas de como lidar com o estresse trabalhando em casa.
O home office e o aumento do estresse
O desaparecimento repentino da barreira física entre o escritório e o lar gerou confusão na mente de muitas pessoas. Para muitas delas, trabalhar em casa gera ansiedade e estresse. Essa afirmação é de uma pesquisa realizada pelo Linkedin com mais de duas mil pessoas que estão trabalhando remotamente.
De acordo com 62% dos entrevistados nesse estudo, o trabalho remoto aumentou o seu estresse e ansiedade. E 39% afirmam que se sentem solitários por não terem mais a interatividade com os colegas de escritório.
Se você está se identificando, saiba que é possível contornar essa situação e tornar a sua rotina mais leve. O segredo está em tentar fazer as coisas de forma parecida com o modelo pré-pandêmico.
No caso de quem já trabalhava remotamente antes da pandemia e também sofre com o estresse, é válido acompanhar as dicas que listamos a seguir. A ideia é simples, consiste em reduzir a sensação de isolamento social e tornar as atividades laborais mais prazerosas.
5 Dicas de como lidar com o estresse no home office
Você se sente sob grande pressão no modelo de trabalho home office? Está difícil conter o estresse que essa modalidade laboral pode gerar? Confira a seguir algumas dicas de como lidar com o problema e reduzir esse sentimento negativo.
1. Tenha um lugar específico para trabalhar
Quem trabalha presencialmente em uma empresa identifica naquele ambiente o lugar para realizar as suas atividades profissionais. Sendo assim, deixa suas questões pessoais da porta para fora do escritório.
Já quem trabalha no sistema home office pode ter grande dificuldade de fazer essa separação do pessoal e profissional. Afinal, o lugar de trabalho pode ser o mesmo do seu lazer e estudos, por exemplo.
Uma forma de driblar esse problema é ter um lugar específico na sua casa para o trabalho. Pode ser um cômodo, como um escritório, ou até mesmo um cantinho na sala com uma mesa e uma cadeira. O que importa é que esse espaço, seja grande ou pequeno, seja usado somente para trabalhar. Assim, a sua mente entenderá que está na hora do trabalho e seu estresse decorrente da dificuldade de foco será reduzido.
2. Evite a procrastinação
Você está sempre com a sensação de que o tempo não é suficiente para todas as tarefas que tem para realizar? Saiba que isso pode ser resultado do excesso de procrastinação. O home office tem como grande armadilha aquele “vou assistir TV por cinco minutos” ou “vou só me esticar um pouco na cama”.
A disciplina é a sua grande aliada para evitar que a procrastinação acabe com a sua rotina. Então, é essencial que o profissional estabeleça um horário de início e término das suas atividades laborais. Durante esse período, é fundamental não se render às tentações para dar aquela “escapadinha” das atividades.
Se tiver dificuldade em manter a concentração e cumprir as suas tarefas, você pode adotar o uso de métodos como o da Técnica Pomodoro. Esse sistema consiste no uso de um cronômetro que divide as atividades em blocos de 25 minutos intercalados com breves pausas. Você pode estabelecer o tempo de cada bloco de acordo com as suas necessidades.
3. Tenha foco, uma coisa de cada vez
Um dos principais motivos de estresse para quem trabalha no modelo home office é a junção de tarefas domésticas e profissionais. Fazer um relatório enquanto prepara o macarrão do almoço não é uma boa ideia. O segredo para não ficar irritado e com a sensação de sobrecarga é fazer uma atividade de cada vez.
Se você vai preparar o seu almoço diariamente, tenha um tempo específico separado para essa tarefa. Também estabeleça o tempo para comer e resolver suas questões pessoais.
Evite assistir televisão enquanto está fazendo as atividades de casa, pois isso pode acabar atrasando a conclusão delas. Não deixe que a rotina doméstica pese na rotina de trabalho. Cada coisa deve ter o seu devido momento para acontecer.
4. Tenha atividades de lazer
Quem trabalha fora geralmente se sente mais inclinado a aceitar convites para um happy hour ou até para um cineminha com os amigos no meio da semana. O fato de já estar na rua contribui para que o indivíduo não se sinta com preguiça. Porém, é crucial que o profissional que atua no home office não descuide da sua diversão.
As atividades de lazer, como hobbies ou simplesmente sair com os amigos, devem ser incluídas na rotina. O lazer ajuda a tornar a rotina mais leve e reduzir o estresse gerado pelas tarefas intermináveis.
Mesmo nos dias chuvosos, em que não se tem tanta disposição para sair, é possível ter momentos de descanso. Você pode assistir a uma série, ler um livro, conversar virtualmente com seus amigos, entre outras coisas.
5. Cafezinho online
Para aqueles que se sentem solitários e estão com saudades de conversar com os colegas no cafezinho, fica a dica de usar as ferramentas virtuais. Se reuniões podem ser feitas online, por que não combinar uma pausa conjunta de dez minutos para interagir? Lembrando que essa é uma ideia para aqueles que desejam essa interação, não deve se tornar uma obrigação.
Jogar conversa fora, por um período breve de tempo, com pessoas que vivenciam a mesma situação que você te deixará mais calmo. No entanto, tenha cuidado para evitar as fofocas e não acabar falando apenas sobre o que te incomoda.
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