Como anda sua autoimagem?

autoimagem

Cuidar da sua autoimagem é cuidar do seu interior

Você presta atenção na sua imagem? Cuida dela e procura avaliar como as coisas estão e se elas estão sendo executadas de acordo com seus objetivos? A autoimagem é um exercício importante e deve ser considerado sempre que você sentir que algo não está caminhando da forma correta. Nosso interior é um ambiente muito poderoso. De nada adianta trabalharmos o lado externo, cuidando do corpo e do visual, se temos uma parte interna com problemas, danificada, que não está na mesma sintonia do resto de nós.

Todos temos uma visão de nós mesmos, aquela que vai além do retrato que possuímos em casa ou a que olhamos no espelho. A autoimagem reflete o que temos por dentro, costuma sobrepor o lado estético/físico, revelando o que somos de verdade e como estamos no momento. Trabalhar esse aspecto é fundamental para que melhoremos a forma de encarar a vida, os problemas e, principalmente, passemos a nos ver como um ser melhor. Uma autoimagem positiva traz descoberta, confiança e consciência do que somos, trazendo força interior e otimismo para encarar os desafios de frente.

Mas como melhorar minha autoimagem? Quais pontos preciso trabalhar para mudar a forma como me vejo? Separamos algumas dicas abaixo para você começar essa transformação interior:

1) Não se projete nos outros

Um dos comportamentos mais comuns de quem tem problemas com sua autoimagem é se projetar nas outras pessoas. Quem nunca, em algum momento, proferiu uma frase semelhante a: “gostaria de ser aquela pessoa” ou “queria tanto ter a vida dele(a)”?! Pois é, esse tipo de atitude não colabora com uma autoimagem positiva, além de trazer uma cobrança excessiva em seu dia a dia. Idealizar assim pode gerar frustrações e é preciso colocar metas em sua vida que são alcançáveis, ou, ao menos, passos gradativos até chegar no grande objetivo. Vá com calma!

2) Seja você. Seja melhor!

Aliado ao primeiro tópico, é importante ser sempre você. Já é um grande passo quando alguém não se projeta no outro e valoriza o que é de fato. A pessoa em que você se espelha pode ter muitos pontos positivos, mas com certeza tem problemas que é preciso considerar, pois eles estão no pacote. Que tal focar na sua vida e, a partir daí, procurar sempre ser melhor? Mude de postura, valorize-se, pense positivo e fale palavras boas para si mesmo ao começar o dia. A neurociência já comprovou que esse tipo de atitude é um grande passo para iniciar a mudança.

3) Coloque sua autoimagem no papel

Clareie suas ideias colocando em uma folha de papel, ou na tela do computador, um pouco mais sobre você. Faça um raio x de suas características, elencando o que você gostaria de ser, como se enxerga, o que as pessoas dizem, pontos positivos e negativos da aparência ou personalidade e tudo mais relacionado a sua autoimagem. Esse mapeamento pode ajudar a definir objetivos, além de mostrar onde você está se cobrando mais.

4) Derrube os rótulos

Muitas vezes as palavras machucam e têm força para nos colocar para baixo. Cuidado com alguns rótulos e não deixe que eles lhe afetem, especialmente quando não forem verdade. No mesmo exercício da dica anterior, liste os comentários que, de fato, possam ser verdadeiros e também aqueles que não acredita, tirando-os do seu caminho assim que possível.

5) Invista no seu melhor

Uma autoimagem positiva passa pela valorização do que temos de excelente. Onde você é bom? Quais as habilidades de destaque e quais as características que saltam aos olhos do mundo quando estão com você? Esses pontos precisam tomar a frente no seu dia a dia. Invista e desenvolva o que você tem de melhor e mostre sempre para as outras pessoas. Salientando o lado positivo, você ganha em autoestima e sua autoimagem vai lá para cima!

6) Defina os seus objetivos

Lembra que falamos sobre ser outra pessoa ou querer a vida dela? Não precisamos agir assim e, portanto, é preciso cuidar do que queremos e onde pretendemos chegar. O que você realmente quer? Quais as prioridades da sua vida? Como pretende atingir os seus principais objetivos? Traçar essas metas é fundamental. Depois disso, não fique parado e comece a correr atrás daquilo que acredita, sempre com pensamento positivo de que tudo vai dar certo.

Como o Coaching pode me ajudar?

O trabalho com a autoimagem pode ser potencializado com as ferramentas do Coaching. Durante o processo, uma das etapas fundamentais para começar o trabalho é justamente o autoconhecimento e a auto-observação, quando avaliamos quem somos e o que acreditamos para atingir uma maior percepção do nosso estado emocional.

Uma das práticas mais utilizadas no processo de Coaching é a ferramenta de Autofeedback. Trata-se de uma técnica que nos permite conhecer nossos pontos fortes, nossos pontos de melhoria, nossas expectativas, assim como as oportunidades, fatores limitantes e outros aspectos, visando justamente o que deve ser trabalhado para atingir os objetivos pessoais e profissionais.

Essa é apenas uma das formas de mostrar que o Coaching é um grande aliado para quem procurar fazer uma avaliação de sua autoimagem, trabalhando-a para seu benefício. Procure esse apoio para melhorar sua vida pessoal e profissional em todos os aspectos possíveis.

Se você gostou do conteúdo ou gostaria de contribuir com sua experiência com a autoimagem, deixe seu comentário abaixo! Compartilhe também o texto nas redes sociais e leve adianta a importância de olhar para dentro de si para que a vida seja ainda mais positiva.

Copyright: 297816347 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010