Analista Comportamental – O que é e o que ele faz?

Mulher sentada na mesa de escritório

Confira a função do analista comportamental.

O analista comportamental tem um papel essencial dentro das empresas. Cabe a esse profissional compreender o perfil dos colaboradores, de maneira a ajudar na tomada de decisões. A partir dessa “leitura” dos perfis, é possível levar a melhores decisões acerca das contratações, mudanças de cargos e formação de equipes. 

Mais do que conhecer as habilidades técnicas dos contratados, é crucial saber como eles se comportam diante de diferentes situações. Ter um panorama completo do perfil comportamental dos colaboradores ajuda a evitar contratações com poucas chances de êxito. No artigo a seguir iremos explicar a função de analista comportamental e o que exatamente ele faz. 

O que é análise comportamental?

Em linhas gerais, podemos definir a análise comportamental como um tipo de análise SWOT focada em cada profissional. Nessa metodologia são mapeadas características entendidas como defeitos e qualidades, pontos fracos e fortes. Ressaltamos que se trata de um método bem mais complexo do que somente preencher quadrados, como se faz na análise SWOT. 

Nessa análise, é possível levar em consideração também as influências internas e externas. Influências internas são aquelas que dizem respeito à personalidade do indivíduo, como seu temperamento e sua forma de se relacionar com o mundo. Já as influências externas consistem em todos os fatores que estão à volta do indivíduo, como crenças religiosas, amigos, grupos entre outros. 

Através da soma desses e de muitos outros atributos é possível traçar um perfil sólido dos indivíduos. O resultado dessa análise comportamental pode ser usado para orientar as competências dos profissionais, observando os objetivos organizacionais. Essa metodologia pode ajudar a alavancar a produtividade e a selecionar candidatos melhores. 

Origem da análise comportamental 

O psicólogo norte-americano B. F. Skinner foi o responsável por desenvolver a ciência da análise comportamental, no começo do século XX. O objetivo dessa ciência é realizar o estudo do comportamento humano, observando suas interações com o ambiente. Outro nome pelo qual essa ciência é conhecida é Behaviorismo. 

Essa ciência analisa o indivíduo a partir de três pontos de vista: 

– Teórico (confabulatório);

– Empírico (observação);

– Experimental (intervencionista)

Essas são três formas de análise geral de aprendizado que permitem desenvolver hipóteses e ações para mudar um determinado comportamento. Essa metodologia se disseminou ao longo dos anos, chegando até o Brasil através de estudiosos do comportamento. Atualmente, há inúmeras vertentes bastante praticadas no ambiente corporativo. 

O que o analista comportamental faz? 

Agora que já está claro o que é a análise comportamental, é interessante entender o que o profissional dessa área faz. O analista comportamental realiza a aplicação e interpretação dos testes para identificação de perfil. Esses resultados permitem chegar a algumas conclusões bastante importantes para a equipe de recursos humanos. 

Em outras palavras, o analista comportamental utiliza ferramentas padronizadas para entender os perfis e formular intervenções positivas. Tais intervenções podem ser aplicadas em diferentes esferas da companhia, levando até mesmo ao recrutamento de novos talentos. 

O que diferencia o trabalho dos analistas comportamentais é o fato de irem além das aptidões técnicas. Dessa forma, se torna possível traçar o perfil mais adequado para cada função.

A atuação desses profissionais pode ter grande impacto também na gestão de pessoas. Conhecendo melhor os perfis, é possível alocar os colaboradores em funções mais alinhadas com suas capacidades. 

E, claro, que não poderíamos deixar de mencionar que o analista comportamental contribui ainda para que os colaboradores se conheçam melhor. Essa análise permite identificar as qualidades e os pontos a serem melhorados. Trata-se de algo muito valioso para reforçar o vínculo entre a empresa e os colaboradores.

Por que ter um analista comportamental na sua empresa?

A análise comportamental pode ser de grande valor para entender a situação da empresa e dos seus colaboradores. O analista contribui para que a companhia em que trabalha ganhe mais destaque no mercado a partir de uma gestão mais interessante de recursos humanos.

A seguir listamos outros benefícios de contar com esse profissional nos quadros da sua companhia.

1. Equipe mais coesa

As equipes que atuam nas empresas são formadas por pessoas bem diferentes entre si. Essa combinação pode representar uma verdadeira receita para o caos. O analista comportamental agrega significativamente nesse cenário, ajudando a reduzir os atritos. 

A compreensão do perfil dos integrantes das equipes é determinante para realizar uma gestão mais equilibrada e coesa. Não se trata de reunir pessoas que pensam igual e sim de alinhar as diferenças para que os membros se tornem ressonantes. O segredo para o sucesso das equipes é investir em uma gestão de pessoas voltada para o comportamento. 

2. Reduz os casos de demissão por má conduta

Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores permite à empresa reduzir as chances de má conduta. Inclusive, esse é um dos principais motivos de demissão. Assim a rotatividade (turnover) diminui e, consequentemente, também são reduzidos os gastos com processos de recrutamento e treinamento. 

3. Contribui para o desenvolvimento profissional

O analista comportamental consegue identificar, através da análise de perfis, capacidades que podem estar camufladas na rotina laboral. Pode ser que um novo e próspero gestor de projetos ou líder esteja “escondido” entre os colaboradores que já fazem parte do time. Ao identificar esses potenciais, é possível investir neles, qualificando a sua base de colaboradores. 

Além de representar uma economia considerável para a empresa, que não precisa recrutar, ajuda na retenção dos colaboradores. A possibilidade de ser promovido e ascender profissionalmente faz com que os profissionais desejem permanecer.

4. Auxilia na gestão de conflitos 

O setor de recursos humanos passa a ter mais facilidade para lidar com conflitos, conhecendo os diferentes perfis de colaboradores. É possível estudar a melhor estratégia para lidar com cada indivíduo. Cada pessoa responde de uma forma a situações estressantes ou a críticas. Mediar conflitos se torna mais simples com esse conhecimento.

5. Aumento da produtividade 

Empresas que conhecem seus colaboradores têm a possibilidade de oferecer um tratamento personalizado para os mesmos. Essa forma de se relacionar com os profissionais permite demonstrar a valorização deles. Quando os colaboradores se sentem valorizados, tendem a se tornar mais produtivos e isso se reflete em melhores resultados para a organização.

Agora você já sabe o que é e o que faz um analista comportamental! Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conteúdo para levar a informação adiante!

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