Quantas horas você dorme por noite? Pode parecer uma pergunta boba, mas nem todo mundo dorme o tanto de horas que deveria. Como várias vovós diziam que “uma boa noite de sono é muito melhor do que qualquer remédio”. Claro que isso não se aplica a qualquer tipo de doença, mas esse antigo conselho pode ajudar a evitar alguns males. Se você quer saber mais sobre o assunto é só continuar lendo esse artigo.
[php_everywhere instance=”2″]
O que pode não deixar você dormir
A privação de sono é um assunto sério e que merece ser tratado com atenção. Descubra agora alguns dos principais motivos que podem tirar o seu sono:
- Preocupações financeiras;
- Discussões com entes queridos;
- Usar tecnologias pouco tempo antes de dormir;
- Dormir com a televisão ligada;
- Problemas no trabalho;
- Ambiente muito claro;
- Ambiente com muito barulho;
- Alimentar-se com comidas muito gordurosas à noite.
Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo da Royal Philips, 72% da população brasileira sofre na hora de dormir por conta de doenças conectadas ao sono, tais como a insônia seguida de apneia. O estudo ainda mostra que usar celular e outras tecnologias como ritual do sono e questões financeiras estão entre as principais preocupações que atrapalham o momento de descanso noturno.
Além disso, é preciso considerar alguns fatores que podem ser causados pelo próprio indivíduo de propósito, tais como:
- Preferência pela realização de atividades profissionais durante a noite e madrugada;
- Escolha por assistir a séries ou filmes ou fazer leituras nesse período;
- Sair com os amigos ou família mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte.
Você se identifica com alguma das situações que contamos aqui? Conte como foi nos comentários!
7 problemas que a falta de sono pode causar
Abaixo você vai conferir uma lista com os principais riscos que a privação de sono pode trazer para a saúde. Veja:
- Dificuldade em equilibrar a vida profissional e pessoal.
- Menos disposição para praticar exercícios físicos, cooperando para o sedentarismo.
- Crescimento do nível do estresse e alterações severas no humor.
- Aumento do risco de diversas doenças, como diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão. Isso pode acontecer, pois o sistema imunológico não consegue defender você de ameaças como deveria.
- Envelhecimento precoce, pois hormônios como a melatonina são produzidos durante o sono. Estes são responsáveis por deixar a pele mais “calma”.
- Alterações no metabolismo, podendo causar o aumento de peso.
- Dores no corpo causadas pela diminuição na secreção de substâncias, como a serotonina e a endorfina, relacionadas a respostas dolorosas.
Ok, mas como faço para ter uma boa noite de sono? A gente te conta abaixo!
7 dicas para ter uma boa noite de sono
Veja agora mesmo quais são as 7 principais recomendações para se ter uma boa noite de sono. Acompanhe:
- Estabeleça um horário máximo para dormir em dias úteis e aos fins de semana, assim seu metabolismo começa a se acostumar.
- Desenvolva um ritual para dormir que envolva atividades relaxantes que preparam você para se desconectar dos problemas e do mundo exterior, basicamente. Por exemplo, tomar um banho, vestir um pijama, beber uma xícara de chá de camomila, ler 5 páginas do seu livro de cabeceira, colocar o relógio para despertar e finalmente dormir.
- Crie um ambiente agradável para o sono, evitando a luminosidade e barulhos.
- Lembre-se de que o seu organismo precisa de tempo para digerir os alimentos, por isso evite comidas gordurosas à noite.
- Evite tomar bebidas com cafeína e álcool.
- Evite ligar a televisão ou usar o computador ou celular logo antes de dormir.
- Passaram-se 30 minutos e você ainda não conseguiu dormir? Levante e vá fazer uma atividade relaxante como ouvir uma música calma ou ler mais 5 páginas do seu livro de cabeceira.
Você tem mais algum conselho bacana para dormir com mais facilidade? Conte qual nos comentários!
Como o coaching pode ajudar
Sim, o coaching é um método tão eficiente que pode contribuir fortemente para o seu bem-estar. A formação em Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é muito interessante para que você consiga alcançar seus objetivos, tais como aumentar a sua qualidade de vida com uma rotina de sono saudável.
O curso do IBC é baseado na ciência chamada programação neurolinguística, que estuda como os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento, pilares do ser humano, podem se conectar para cumprir com uma meta. Essa teoria foi defendida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder, que a desenvolveram nos anos 70, nos Estados Unidos.
Usando esse conhecimento como base para a construção de um conteúdo rico, a formação ensina mais do que simplesmente como estabelecer um objetivo, mostrando a você como criar um plano de ação factível para que você fique focado.
Além disso, você receber ensinamento mais profundos sobre a PNL; o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; como refletir sobre uma determinada situação olhando por mais de um ângulo; quais são os canais representacionais; como administrar o tempo e a quantidade de tarefas com eficiência; como desenvolver a flexibilidade comportamental; e muitos outros temas que irão ajudar você a buscar bem-estar.
Como se isso não bastasse, você ainda amplia diversas competências que são muito úteis para outros campos da vida pessoal e para o lado profissional também. Imagine quanta vantagem investir no coaching para um determinado ponto do seu dia a dia e, aos poucos, perceber como as sessões impactam positivamente todos os âmbitos da sua vida. Isso é totalmente realidade, pois o coaching tem esse poder de transformação.
Que tal começar a investir na sua qualidade de vida e na sua carreira agora mesmo com o coaching? Navegue pelo site e converse com um dos nossos atendentes para tirar suas dúvidas. Além da PNL, o Instituto Brasileiro de Coaching tem outras formações superinteressantes para você conferir.
Depois de ler esse artigo, você vai começar a reconsiderar o tanto de horas que dorme? Lembre-se sempre de cuidar da sua saúde.
[php_everywhere instance=”1″]
Créditos da Imagem: Por Kamil Macniak – ID da foto stock livre de direitos: 565177339