A timidez está presente na vida de muitas pessoas. Boa parte delas, em algum momento, já passou por uma situação de constrangimento devido à sua timidez. Isso é comum e natural, mas você concorda que isso é natural até certo ponto?
Bom, para identificar até que ponto a timidez é saudável em sua vida, procure analisar o grau em que a experimenta. Tente enxergar o quanto esse sentimento te limita, pense em tudo o que você deixa de fazer por conta dela. Comece a buscar formas para agir de maneira diferente diante desse sentimento.
Pense em como lidava com suas apresentações de trabalhos escolares. Naquela época já era possível enxergar se você era ou não uma pessoa tímida. Qual era o seu comportamento e os seus sentimentos diante das pessoas? Sua mão suava frio? Você gaguejava para falar? As palavras sumiam? Você ficava meio tonto? Ou apenas ficava tenso e no final de tudo conseguia completar o desafio?
Todos esses sentimentos influenciam para saber qual o nível da sua timidez, e também se isso está sendo saudável ou não para a sua vida. Lembre-se, tudo que é exagerado é ruim e atrapalha nosso desenvolvimento como pessoa.
Dicas para vencer a timidez
Independentemente de qual for a sua carreira, em algum momento será necessário falar com várias pessoas, conhecendo-as ou não. Por isso, ter o controle da situação é fundamental para que as ações fluam perfeitamente.
Caso contrário, esse sentimento pode dominar seus pensamentos e tudo o que você sonha pode não se tornar realidade. Pensando nisso, veja algumas dicas de como controlar a timidez a fim de ser uma pessoa mais comunicativa e conquistar tudo aquilo que deseja.
1. Comece devagar
Tente falar abertamente com um grupo de três ou quatro pessoas, ainda que seja sobre um acontecimento recente. Ao fazer isso você treina ser o “centro das atenções” ao menos por alguns instantes. Aos poucos, conseguirá falar para um grupo de 5 ou 8 pessoas e assim por diante.
O mais assustador para uma pessoa tímida é ter que iniciar uma conversa com um público considerável. Se você vai “treinando” esse contato vai perceber que irá se tornando mais natural. Em algum momento, seu coração não ficará tão acelerado em ter que se inserir em uma rodinha com várias pessoas.
2. Mude sua rotina
Você tem o hábito de fazer tudo sozinho? Comece a chamar as pessoas para te acompanhar em suas tarefas diárias. Vai almoçar? Chame um colega. Tem uma festinha com o pessoal do trabalho? Vá e converse com algumas pessoas, procure interagir. Inclusive, foque em estabelecer contato com pessoas com quem você ainda não teve nenhuma troca.
A timidez pode ser uma grande barreira para o desenvolvimento profissional porque prejudica a capacidade de ampliar o círculo social. Conseguir iniciar uma conversa com alguém desconhecido é um passo significativo na busca por reduzir a sua timidez.
3. Permita se conhecer
Tente se conhecer, olhe para dentro de si e busque compreender suas qualidades. Não pense nos seus pontos fracos, observe somente o que você faz bem. Lembre-se disso quando tiver que falar em público, seja numa roda de amigos ou numa reunião no trabalho. Mentalizar aquilo no que você é bom aumentará a sua confiança.
Além disso, esse conhecimento sobre si mesmo permitirá ampliar os seus horizontes. Trabalhe para potencializar as suas qualidades, tornando-se cada vez mais seguro e preparado para se colocar diante das pessoas.
4. Faça
Pare de procrastinar por causa da timidez. Entenda que quanto mais você demora a fazer algo, por conta da timidez, mais o sentimento de “sou incapaz” se torna enraizado. Procure controlar a sua ansiedade e o seu medo, encare os fatos e siga em frente. Tenha atitude diante dos desafios que se apresentam em seu dia a dia.
Uma forma de assumir o controle se tornar mais realizador é fazer uma lista com tudo o que está procrastinando. Reflita sobre o quanto essas atividades da lista estão ficando em segundo plano devido à timidez. Em seguida, desenvolva mais os tópicos, estabelecendo uma lista de passos a serem seguidos para conseguir concretizar os seus objetivos.
5. Peça ajuda
Se o seu nível de timidez for verdadeiramente alto, busque ajuda em cursos, atividades em grupo, terapia, leituras ou no Coaching. O processo de Coaching se baseia na realização de perguntas poderosas por um Coach ao seu coachee (cliente). Ao longo desse processo, o coachee consegue entender como usar as ferramentas que já possui.
Ter ajuda para superar a timidez limitante é essencial para que ela deixe de emperrar o seu crescimento pessoal e profissional. Para algumas pessoas é necessário ter um suporte mais forte do que a mudança de algumas atitudes. O importante é se superar a cada dia e evoluir sempre. Não deixe que a timidez te limite!
6. Reconheça os seus avanços
Conseguiu puxar assunto com um desconhecido? Apresentou um projeto sem gaguejar na empresa? Reconheça todas as suas conquistas, independentemente de parecerem pequenas ou grandes.
Todo dia que você consegue fazer algo que não fazia antes está se superando e olhar para isso com carinho cria incentivo para prosseguir. A timidez geralmente não é vencida de uma única vez, então tenha em mente que tudo conta para o sucesso.
Não deixe a timidez te parar!
A timidez em determinadas situações pode ser angustiante, várias oportunidades podem ser perdidas por “falta de coragem”. A “vergonha” que uma pessoa sente de falar em público pode impedi-la de mostrar o quanto é capacitada, por exemplo. No decorrer do artigo demos várias dicas para vencer essa corrente que prende muitas pessoas longe dos seus objetivos.
As dicas são excelentes para você que é tímido e possui uma vontade imensa de evoluir enquanto pessoa e profissional. Saiba usá-las, ainda que demore, procure tentar se superar. Aos poucos você verá que falar em público será normal e deixará de criar ansiedade em você. E não se esqueça de que se a timidez excessiva se mantiver é interessante procurar ajuda especializada para superá-la.
Comece a trabalhar na superação da timidez agora mesmo! Gostou do nosso tema? Use o espaço abaixo para deixar o seu comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais!