O medo faz parte da vida. Isso é fato. Isso é normal. Não fique assustado quando sentir uma emoção incômoda de que algo ruim está para acontecer. Trata-se de um sentimento comum e que funciona como mecanismo de proteção para a pessoa. De qualquer forma, ele merece atenção quando vivenciado em grau extremo, pois pode se tornar uma fobia patológica.
As fobias mais comuns são medo de altura, de avião, de falar em público, de animais, fobia social e medo de dirigir. Você tem alguma? Este medo excessivo pode gerar sintomas físicos, tais como: aumento da frequência cardíaca, sudorese, vertigens, náuseas, formigamento, calafrios e falta de ar. Continue lendo o artigo para saber mais!
[php_everywhere instance=”2″]
Saiba identificar se você tem fobia de dirigir
Como você se sente ao se deparar com alguma situação em que precisa dirigir? Caso você tenha sentido uma grande preocupação a respeito de sua capacidade de controlar o veículo, suas pernas tremeram e suas mãos transpiram, você provavelmente tem muito medo de dirigir. Confira outros sintomas frequentes dessa fobia:
- Sensação de estranheza, como se você não estivesse realmente dentro do carro;
- Palpitação no peito;
- Falta de ar e sensação de desmaio;
- Boca seca;
- Pernas trêmulas e falta de força;
- Enjoo e tontura;
- Visão turva e zumbido no ouvido;
- Perda da noção de espaço.
Se você se lembra de mais algum que não está aqui é só escrever nos comentários!
Não é fácil sentir tudo isso para um ato tão mecânico quanto dirigir, não é mesmo? Por isso, você precisa estar atento aos sintomas e procurar ajuda para saná-los.
A contribuição do coaching
O coaching é um método que traz uma abordagem inovadora, potencializando a possibilidade real de você alcançar resultados extraordinários em todos os campos de sua vida. Usando as técnicas corretas do coaching, você pode aprender mais sobre si mesmo e até a eliminar o medo de dirigir e outros que podem sabotar o seu dia a dia. Ao longo desse artigo você vai ficar sabendo mais a respeito deste método tão empoderador.
A PNL pode auxiliar na superação do medo de dirigir?
A programação neurolinguística (PNL) é uma ferramenta do coaching que pode ser a solução para quem tem medo de dirigir. Esta abordagem estabelece uma relação entre a mente e a linguagem, visualizando o comportamento e os pensamentos do indivíduo no momento da fobia. Vamos nos aprofundar nesse ponto? Essa é uma área de estudo desenvolvida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. De acordo com eles, toda pessoa tem 3 pilares: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Também segundo eles, é mais fácil de alcançar um objetivo quando esses 3 pilares se conectam em prol da realização dele. Incrível esse conceito ainda ser tão atual!
Por meio da PNL é possível encontrar maneiras de superar este bloqueio mental, mudando a maneira de pensar e agir diante do problema. A partir da criação de sensações e emoções novas, é possível reprogramar o cérebro para eliminar o medo de dirigir e recuperar a autoconfiança.
Com referência para essa ciência tão importante, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou a formação Programação Neurolinguística (PNL) com conteúdo rico desenvolvido por profissionais altamente capacitados. As aulas práticas e teóricas ensinam mais profundamente sobre o que é a programação neurolinguística; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; como praticar a linguagem não verbal; o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional; quais são os canais representacionais; como administrar tempo e atividades de forma produtiva; ressignificar várias situações e fatos da sua vida; amadurecimento da criatividade e aplicação dela em processos e soluções de problemas; desenvolvimento da capacidade crítica; melhores práticas de uma boa liderança; como negociar e solucionar problemas de forma efetiva; como ampliar a capacidade de se comunicar com diferentes tipos de público; e como desenvolver a flexibilidade comportamental.
Esses são apenas alguns dos muitos outros pontos que você aprende durante o treinamento e que fortalecem suas virtudes e contribuem para a sua evolução pessoal e profissional. Quer saber mais sobre essa super formação? É só navegar pelo site ou entrar em contato com um dos nossos atendentes.
Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK)
Agora vamos de outra formação muito importante do IBC. Mas, antes vamos explicar o que é a linguagem ericksoniana. Essa área de estudo foi desenvolvida pelo famoso psicólogo americano, Milton Erickson (1901-1980) e ele atuou em áreas que remetem à ressignificação e ao autoconhecimento com a hipnose ericksoniana. Ao longo dos anos, vem ajudando milhares de pessoas a vencerem seus traumas e ter mais qualidade de vida.
No processo de ressignificação, a hipnose ericksoniana também ajuda o indivíduo a ter a oportunidade de trabalhar seus aspectos limitadores e que bloqueiam sua evolução e resultados pessoais e profissionais. Como o medo de dirigir, por exemplo!
Baseado nessa área de estudo, o IBC tem a Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK), em que você pode conferir na prática os inúmeros benefícios de mixar o coaching com a linguagem ericksoniana. Aprenda a aplicar a técnica do transe e autotranse durante as aulas teóricas e práticas. Além disso, obtenha conhecimentos que contribuem para a expansão do conceito de aprendizagem acelerativa e das competências da mente consciente e inconsciente; saiba usar as metáforas; e desenvolva novas habilidades de questionamento.
Isso foi só uma pitada do que o curso pode lhe oferecer. Respeitando a individualidade dos alunos e cooperando para o seu crescimento pessoal e profissional, a Especialização em Coaching Ericksoniano vai transformar a sua vida de forma positiva. Ficou curioso para saber mais a respeito deste super curso? É fácil: navegue pelo site ou converse com um dos nossos atendentes.
Hora de mudar
Agora que você já entende mais sobre o medo de dirigir e coaching, que tal dar um passo em frente e praticar uma mudança na sua vida? Comece agora mesmo a transformar o seu dia a dia com o coaching.
Você gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conteúdo com os seus amigos que ainda têm medo de dirigir.
Imagem: Martin Novak / Shutterstock