Como o treinamento psicológico pode ajudar na prática de esportes

Um treinamento psicológico é fundamental para o aumento da performance de um atleta.

A cobrança em cima dos atletas profissionais geralmente é tão grande que pode acabar gerando problemas ao longo dos anos. A mente do ser humano é tão poderosa que, quando está sobre pressão, consegue influenciar o funcionamento de todo o restante do corpo. Por esse motivo é muito importante que se torne um hábito fazer treinamentos psicológicos para enfrentar momentos de pressão e estresse.

Como trabalhar sua mente para ser um campeão

Estudos apontam que um bom treinamento psicológico é fundamental para a melhoria da performance de um atleta. Porém, esse tipo de treinamento deve ser planificado e muito bem planejado, de modo a respeitar as necessidades do atleta. Pense nos motivos que você tem para querer ganhar uma competição e comece a fazer todo esforço necessário para que tudo dê certo.

Por que você quer ganhar? É pelo reconhecimento? Pelo prêmio? Para conquistar um patrocínio? Seja qual for seu motivo, tenha iniciativa e autoconfiança para procurar maneiras de trabalhar sua mente e favorecer suas conquistas. Não se sinta fraco em procurar ajuda.

Com algumas habilidades de treinamento psicológico você já consegue perceber diferenças no seu dia a dia. Experimente trabalhar motivação e controle mental para coisas simples do seu dia e aos poucos leve essas práticas para o campo, quadra, piscina ou seu local de trabalho. Você vai notar a diferença entre uma mente desequilibrada pelo estresse, e uma mente com foco e motivação.

Trabalhe técnicas que explorem o seu controle. Tais como:

Tenha atitude e se explore

Exija mais da sua performance: se você consegue nadar, correr ou pular certa distância e sua mente diz que é o suficiente, motive mais seu corpo, estipule novas metas e as cumpra sem aceitar menos do que o estipulado.

Pense no lado positivo das coisas

Comece a pensar nos pontos positivos do seu treino, nas suas conquistas, e em tudo que está dando certo. Não foque somente no que precisa ser melhorado. Procure um ambiente legal, calmo e tranquilo para refletir. Há estudos que comprovam que, quando uma pessoa pensa em coisas positivas, elas liberam toxinas que auxiliam na autoeficácia e no seu sucesso. Então, seja otimista!

Esqueça a dor

Basta usar sua mente e usar os analgésicos naturais que seu próprio corpo produz: não pense na dor, preferindo incentivar pensamentos que fortaleçam sua garra e vontade de vencer a competição. Imagine palavras otimistas como “eu posso vencer essa prova”, “eu consigo chegar em primeiro lugar” e “posso correr mais rápido que isso”.

Deixe de lado o que não for necessário

Tudo o que não for necessário deixe fora de sua mente. Absorva somente o que foi sugerido para o treinamento. Não se sobrecarregue com pensamentos e problemas que podem te afetar na competição. Pensamentos negativos podem levar estímulos negativos ao corpo, impedindo bons resultados. 

Deixe seu comentário sobre o artigo. Aproveite e curta e compartilhe nas redes sociais.

[php_everywhere]

Imagem: FernandoMadeira / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010