O conceito de Arquitetura Orientada a Serviços, mais conhecida pela sigla SOA, é uma estrutura que visa a união dos processos da empresa aos recursos de Tecnologia da Informação, com o objetivo de melhorar e acelerar a execução de projetos e tarefas, diminuindo custos e promovendo mudanças de forma maleável e flexível.
Trata-se de uma definição que ajuda empresas e organizações a atualizarem e modernizarem seus negócios por meio de conceitos, sistemas e plataformas ligadas à tecnologia da informação.
A SOA está ligada à utilização de softwares e programas tecnológicos que melhoram, agilizam e modernizam os processos, as demandas e a execução de projetos dentro de uma empresa, diminuindo gastos, reduzindo prazos, aperfeiçoando processos e maximizando resultados e lucros empresariais.
Empresas que utilizam o SOA
Conheça algumas das empresas que utilizam plataformas e programas desenvolvidos com base na abordagem da arquitetura orientada a serviços:
- Walmart;
- Cielo;
- Petrobras;
- Bradesco;
- SEBRAE;
- SENAC;
- Nissan;
Vantagens da SOA para empresas e negócios
Confira algumas das vantagens que a utilização da Arquitetura Orientada a Serviços pode oferecer para empresas e organizações:
- Reutilização de serviços e projetos;
- Redução de prazos no desenvolvimento de projetos ou atividades;
- Maior flexibilidade na implantação de mudanças;
- Simplificação de processos e demandas;
- Aperfeiçoamento e melhoria dos serviços prestados;
- Inovação e modernização da gestão do negócio;
- Plataformas e sistemas desenvolvidos de acordo com os objetivos e necessidades da empresa;
- Retorno mais lucrativo.
E você já utiliza a arquitetura orientada a serviços em seus negócios? Conte sua experiência e lembre-se de compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Rawpixel / Shutterstock