A criação de cenários estratégicos consiste em fazer projeções que colaboram com a identificação de oportunidades e melhorias, permitem a antecipação de contratempos e obstáculos, além da resolução de problemas e tomada de decisões em qualquer negócio.
Este é um recurso fundamental para a elaboração do planejamento estratégico de qualquer organização. Isso porque os cenários estratégicos têm a função de preparar empresários, empreendedores, gestores e administradores para qualquer imprevisto que uma empresa possa enfrentar no futuro.
Trata-se de uma forma eficaz de identificar e prever situações, ambientes, circunstâncias e contextos que podem beneficiar ou prejudicar uma empresa, antecipando-se de forma tática e planejada para cada um desses eventos. Quanto melhor for a elaboração do cenário estratégico, maiores são as chances de realizar ajustes e adaptações acertadas, prevenindo uma série de impactos negativos que um determinado negócio pode vivenciar futuramente.
Coaching e os cenários estratégicos
O Coaching, poderosa metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, pode ser um excelente aliado para auxiliar empreendedores e gestores na elaboração de cenários estratégicos específicos e bem direcionados à realidade de seus negócios.
Isso porque a premissa básica do Coaching é tirar um indivíduo ou uma empresa de seu estado atual e levá-la ao seu estado desejado em curto espaço de tempo. E é exatamente este o trabalho do Coaching na elaboração dos cenários.
Por meio deste processo, é possível identificar onde a empresa está no momento atual, qual sua situação, suas fraquezas, suas forças, dificuldades, pontos positivos, pontos negativos e como está seu ambiente interno e externo. Todas essas questões são identificadas graças a aplicação de uma série de técnicas, conhecimentos e ferramentas direcionadas à construção de diversos cenários que podem favorecer o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Ferramentas de Coaching para criar cenários estratégicos
Perguntas Poderosas
Uma tática importante para criar um cenário estratégico é fazer as perguntas certas e refletir a respeito delas. Algumas perguntas poderosas são:
- Em que estado se encontra minha empresa hoje?
- Como ela vai/deve/precisa estar daqui a 5, 10 ou 15 anos?
- Se X acontecesse em minha empresa, o que eu faria hoje?
- Se Y acontecesse, quais seriam as consequências e interferências positivas e negativas no meu negócio?
- Se o momento atual fosse diferente, ele mudaria os rumos da minha organização?
- Quais fatores podem interferir no futuro do meu empreendimento?
Análise de SWOT
Esta ferramenta auxilia na identificação de todos os fatores internos e externos que impactam positiva ou negativamente uma organização. Trata-se de uma tabela onde são mapeadas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. A partir desta análise é possível mensurar o que tem prejudicado e favorecido o negócio. Esses resultados serão essenciais para a construção de cenários estratégicos ideais para que a organização reduza incertezas e elimine possíveis problemas.
Este artigo foi útil e interessante para você? Então lembre-se de sempre curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: ASDF_MEDIA / Shutterstock