Muitos profissionais têm muita dificuldade para reconhecer seus próprios talentos e capacidades e, mesmo com grandes experiências e títulos em seu currículo, se sentem inferiores aos colegas de trabalho. O complexo de inferioridade pode se manifestar de diversas formas no ambiente de trabalho: quando o colaborador não aceita elogios por achar que não os merece e até mesmo pelo excesso de tensão diante de mudanças.
O complexo de inferioridade faz com que o colaborador não acredite em seu potencial e até recuse propostas de promoção de cargos, perdendo melhores salários e outros benefícios que seriam fruto de sua competência e talento. Fica então a dúvida: como o Coaching pode ajudar este colaborador a superar este complexo de inferioridade no trabalho?
Autoconhecimento: o segredo para o sucesso
O Coaching é uma metodologia que fornece ferramentas e técnicas extraordinárias, capazes de promover o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional. São técnicas que proporcionam uma verdadeira viagem interna e possibilitam que o profissional compreenda sua verdadeira capacidade. O autoconhecimento traz informações que apontam os caminhos para o crescimento profissional e pessoal.
Em outras palavras, o autoconhecimento permite que você descubra sua essência e identifique comportamentos que podem ser melhorados. Não se trata de descobrir seus pontos positivos e pontos de melhoria: este é um tipo de conhecimento que aponta quais são os pontos que fazem parte da sua essência e quais não são. Para que este processo tome forma, é preciso dar o primeiro passo: reconhecer a necessidade de mudar este padrão comportamental.
Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: ArtFamily / Shutterstock