Como lidar com o remorso

O remorso pode causar grandes problemas no decorrer de nossa trajetória.

Todos nós cometemos erros ao longo de nossa vida. E não é apenas um, mas são vários. Durante a nossa trajetória, o seu surgimento será praticamente inevitável, uma vez que somos humanos e, por mais tenhamos conhecimento sobre algumas coisas, eles simplesmente não conseguem eliminar totalmente a possibilidade de errarmos uma, duas, três, enfim, uma infinidade de vezes. 

No entanto, por mais que sejam inevitáveis, isso não nos isenta de tentar corrigir o que fizemos, ou de buscar pela melhoria contínua, para que a mesma falha não aconteça novamente. Realmente este deve ser o caminho que devemos percorrer, quando nos deparamos com um erro cometido por nós mesmos. 

Porém, para algumas pessoas não funciona bem assim. Muita gente, ao se ver de frente com um erro próprio, acaba sendo tomada pela culpa, que, ao invés de ajudá-las a fazer algo a respeito, acaba paralisando-as e abrindo espaço para um outro sentimento, ainda mais paralisante, que é o remorso. 

No artigo de hoje vamos abordar este assunto, com mais profundidade, para que você realize ações concretas, quando o remorso surgir, ao invés de se deixar paralisar e abater por ele. Continue conosco até o final deste artigo e confira nossas poderosas dicas.

<p>[php_everywhere instance=”2″]</p>

O que é remorso?

O remorso é um sentimento, que, de acordo com o dicionário, pode ser definido por uma espécie de “inquietação, abatimento da consciência que percebe ter cometido uma falta, um erro; arrependimento, remordimento”. Ou seja, trata-se da pessoa que, ao se deparar com um erro ou falha cometida por ela mesma, acaba sentindo-se muito mal, e fica remoendo-a por dias. 

É comum, vez ou outra, sermos tomados pelo remorso, pensando que poderíamos ter agido de uma forma e não de outra. Esta é uma situação que praticamente todo ser humano vai experimentar em sua vida, já que, como dissemos, vamos acabar cometendo erros em nossa trajetória

O problema surge quando ficamos remoendo nossos erros por muitos dias. Quando a culpa nos toma de vez, deixando-nos muito inquietos e tristes por termos feito o que fizemos. Neste sentido, ao dar espaço para que o remorso tome conta de nós por muito tempo, corremos o risco de abrir as portas para outros males, como a ansiedade e até mesmo a depressão. 

Diante disso, é preciso que fiquemos atentos, para não cairmos nesta armadilha, e acabarmos prejudicando a nossa saúde mental, em médio e curto prazos. 

Dicas práticas para lidar com o remorso

Algo que pode acontecer com certa facilidade é cairmos nas armadilhas sentimentais que o remorso cria para nós. Sem percebermos, podemos prolongar a culpa e tristeza, o que, com o passar do tempo, pode acabar impactando a nossa performance, tanto pessoal, quanto profissional. 

Por esta razão, a seguir, vamos compartilhar dicas práticas para que você saiba lidar da melhor maneira possível com o remorso. Confira:

Reconheça

Uma pessoa que sofre com os efeitos do remorso, com certeza já tem o hábito de reconhecer seus erros. Mas acreditamos ser verdadeiramente importante enfatizar este ponto, porque o reconhecimento de nossas falhas deve acontecer de forma saudável, ou seja, sem nos deixarmos sentir tão culpados ou paralisados por eles. 

Peça desculpas

Depois de reconhecer, agora é hora de partir para a ação. Se você percebeu que magoou alguém, ou se cometeu um erro em seu ambiente de trabalho, por exemplo, veja com quem você pode conversar sobre o assunto e não tenha medo ou vergonha de pedir desculpas

Este é um excelente primeiro passo a ser dado, para tentar solucionar o problema, ao invés de ficar paralisando, remoendo o que aconteceu. 

Tente resolver

Se não for o caso de pedir desculpas, analise formas de solucionar o problema que você pode ter causado. Algo muito positivo é fazer uma lista com as ações que você pode tomar, não só para resolver, mas também para não deixar que a situação se repita novamente. 

Além de ser uma ação prática, escrever nos ajuda a tirar um pouco da angústia de dentro de nós, o que contribui, significativamente, para que o remorso suma de vez. 

Aceite a sua imperfeição

O remorso e a culpa ocupam grande espaço em nossa mente, quando reconhecemos que cometemos um erro, porque, a todo momento, estamos buscando a perfeição em nossas ações. Porém, quanto mais cedo percebermos e tomarmos consciência de que a perfeição simplesmente não existe, conseguiremos conduzir a nossa existência de forma mais leve. 

Neste sentido, para desapegar do remorso, é preciso que haja um desapego primeiro da necessidade de perfeição. 

Procure enxergar o lado positivo do remorso

Pode parecer estranho dizer isso, mas como mencionamos mais acima, a pessoa que sente remorso por algo, é alguém que fez uma reflexão sobre si mesma e suas ações, e percebeu que mudanças precisam ser implementadas, para se tornar um indivíduo cada vez melhor. 

Esta é a grande vantagem do surgimento do remorso. Ele nos mostra que somos pessoas conscientes e que desejamos mudar, para evitar os mesmos erros no futuro. 

Nós sabemos que não é nada fácil lidar com o remorso. Mas sabemos também que não é impossível e que toda tentativa, no sentido de nos depararmos com ele de forma saudável, é válida. 

Sendo assim, quando você perceber que está se martirizando, procure colocar em prática estas dicas e depois deixe um comentário aqui, nos contando como tem sido a sua experiência. 

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus familiares e amigos, para que eles também aprendam como lidar da melhor maneira com o remorso. 

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010