Provavelmente você já ouviu algumas vezes a expressão “cultura de inovação”, isso porque esse é um atributo buscado por grande parte das empresas atualmente. Todo empreendedor inicia as atividades do seu negócio com foco na obtenção do sucesso. Nessa jornada, é importante desenvolver a capacidade de inovação da companhia.
A inovação consiste no processo de busca por novos conhecimentos, tecnologias e técnicas, a fim de obter melhores resultados. Toda empresa e profissional devem se dedicar à inovação para, assim, evitar serem ultrapassados pela concorrência.
Para conquistar essa tão sonhada inovação, é essencial que os empreendimentos compreendam que não se trata de um discurso vazio. No artigo a seguir apresentaremos o conceito de cultura de inovação e listaremos algumas dicas para alcançá-la.
Afinal, o que é a cultura de inovações?
Em linhas gerais, a cultura de inovação consiste em uma nova forma de trabalhar e entender os processos internos e externos da organização. Vai além de apenas ter ideias novas para realizar processos cotidianos. Diz respeito à capacidade de aplicar um pensamento inovador em diferentes áreas da companhia, de maneira a ter resultados mais efetivos.
Porém, o que nem todos os gestores compreendem é que essa cultura de inovação deve ser inerente à essência corporativa. Isso significa que todos os colaboradores precisam se engajar nessa busca por inovação. Todos os membros da equipe devem entender por que a inovação é a base para a construção dos resultados esperados.
O clima organizacional da empresa deve ser propício para o desenvolvimento de novas ideias. Os colaboradores devem se sentir seguros para pensar de forma inovadora e não ter preocupações demasiadas com relação ao julgamento de suas sugestões. Quando a cultura da empresa se baseia na participação ativa dos profissionais, tende a ser mais inovadora.
Dicas para inserir a cultura de inovação em uma empresa
No cenário mercadológico bastante competitivo atual é essencial que os gestores foquem na implementação da cultura de inovação. Ações que rompam com rotinas maçantes e favoreçam o nascimento de novas ideias são muito bem-vindas para organizações de diferentes segmentos.
Confira a seguir dicas de como incentivar a cultura de inovação no seu empreendimento.
1. Visão estratégica
Antes de qualquer coisa, é muito importante que líderes e gestores entendam que a inovação é uma estratégia que pode trazer grandes resultados para a organização como um todo.
Para que essa estratégia possa ser aplicada é fundamental que se tenha uma visão estratégica da empresa. Qual é o perfil da sua companhia? Como ela está posicionada no mercado? Qual é o seu diferencial competitivo?
O amplo conhecimento das características da organização é determinante para entender como implementar ações focadas na inovação. Faça um diagnóstico a respeito de como está a inovação na organização neste momento. Está em alta ou em baixa? O que contribui para esse cenário? Foque em potencializar o que está dando resultado e melhorar o que está dificultando.
2. Ambiente propício
Para melhor aproveitamento dessa cultura, o ambiente precisa ser composto por pessoas com conhecimentos interdisciplinares. Isso facilita a interação informal e permite a livre troca de informações. Estar cercado por pessoas com pontos de vista diferentes é essencial para se tornar mais criativo. Debater é o caminho para chegar a respostas mais efetivas.
Também é essencial que se tenha feedback direto e honesto, que saiba valorizar os erros. Quando os erros não são intencionais podem levar ao aprendizado. Os líderes de equipe devem prezar por uma cultura saudável do feedback.
Basicamente, isso quer dizer que é importante se atentar para ter tato ao falar a respeito dos problemas dos colaboradores. Os profissionais devem se sentir amparados e guiados pelo líder para que possam superar as suas barreiras e, assim, evoluir tornando-se mais propensos à inovação.
3. Ouça seus colaboradores
Essa é uma excelente forma de mostrar que você valoriza as ideias, observações e sugestões. Lembre-se que são eles que trabalham diretamente em contato com os produtos da empresa, com o mercado, clientes, sistemas de gestão e processos de negócios. Portanto, faz sentido que eles sejam os primeiros a contribuir com ideias de novos produtos e estratégias.
Muitas empresas não conseguem desenvolver a cultura de inovação porque os seus colaboradores têm medo de dar sugestões. Em um ambiente organizacional agradável e respeitoso, os profissionais compreendem que podem falar a respeito de suas ideias sem medo. Ainda que nem todas as ideias sejam levadas adiante, é interessante ter em mãos todas as sugestões e possibilidades para o crescimento corporativo.
4. Estimule a inovação continuamente
Promova iniciativas que estimulem o processo de inovação: proponha desafios, crie abordagens inovadoras e utilize ferramentas digitais como a Storytelling e o Design Thinking. Trabalhar em uma empresa que suscita a criatividade através de ferramentas eficientes é o que permite que os profissionais aumentem sua capacidade de inovação.
A criatividade e o pensar “fora da caixa” dependem do estímulo dado pelo ambiente corporativo. É válido considerar fazer de tempos em tempos eventos em que as equipes de diferentes setores possam interagir. Esse contato mais direto entre diferentes setores contribui para o desenvolvimento de ideias poderosas e diferenciadas para a organização.
5. Defina e implemente um processo de gestão da inovação
Esse processo se faz necessário para gerir e evitar a burocratização, de forma que dê mais visibilidade sobre como as iniciativas inovadoras podem fluir para todos na organização.
Promover a sensação de que a inovação está acontecendo ajuda na formação da sua cultura. Os profissionais entendem que a inovação é uma das características de atuação da companhia e passam a usá-la mais em seu dia a dia.
O processo de gestão não deve engessar a inovação, apenas criar mecanismos para que ela possa se manifestar entre os profissionais. Muitas ideias sem um direcionamento podem levar ao caos corporativo e dessa forma não são úteis.
O ideal é contar com um sistema que favoreça que as ideias com potencial consigam ser levadas adiante. Para melhor aproveitamento da cultura de inovação, todos devem aceitar e colocar em prática, principalmente líderes e gestores.
Com essas dicas é possível implementar a cultura de inovação na sua empresa!
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