Como ganhar confiança no trabalho

ganhar confiança no trabalho
A confiança no ambiente de trabalho pode levar tempo para ser conquistada, mas é fundamental para seu crescimento profissional.

Conquistar a confiança das pessoas é uma tarefa que demanda tempo, dedicação e energia. Ao mesmo tempo, basta apenas um pequeno passo em falso para que os outros percam totalmente a fé em você. Para conquistar a confiança no trabalho é preciso fazer com que as pessoas acreditem em você e no seu potencial diariamente. Apesar de parecer algo trabalhoso, basta que você seja verdadeiro e honesto para que esse processo funcione. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo!

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10 dicas para conquistar a confiança de seus colegas

Veja agora mesmo 10 conselhos que podem lhe ajudar a conquistar a confiança de seus colegas de trabalho:

  1. Seja responsável: saiba assumir suas responsabilidades e não espere que alguém diga a você quais são suas tarefas, pois você já deve ter isso em mente.
  2. Seja proativo: demonstre sua proatividade sempre que tiver uma ideia, deixando claro que a equipe pode contar com você.
  3. Cumpra suas promessas: sempre cumpra o que prometer ficando atento aos prazos estabelecidos para finalizar determinado projeto ou tarefa. As promessas vazias diminuem a confiança das pessoas nas suas palavras, o que pode prejudicar seu desempenho profissional e seu marketing pessoal.
  4. Saia da zona de conforto: não tenha medo de arriscar e assumir novos desafios. Por exemplo, seja o primeiro a se disponibilizar a realizar aquela tarefa que ninguém quer assumir, pois essa é uma atitude que aumenta seu autoconhecimento como profissional e te ajuda a entender seus limites.
  5. Assuma seus erros: saiba reconhecer os pontos em que você está deixando a desejar. Lembre-se sempre de que um erro pode mostrar justamente o que é possível melhorar  e não perca tempo se culpando ou se martirizando por não ter conseguido realizar algo. O mais importante é saber reconhecer o erro e aprender com ele.
  6. Seja criativo e inovador: acredite no potencial que existe em você e use toda a sua criatividade para elaborar novas estratégias para a empresa.
  7. Seja honesto: além de não prometer o que não pode cumprir, esteja sempre atento ao seu discurso. Não minta a respeito do que você sabe ou não sabe e não invente situações problemáticas internas ou externas.
  8. Evite fofocas: um bom relacionamento interpessoal não envolve mentiras ou o famoso “disse/não disse”. Mantenha-se afastado de fofocas e histórias não verificadas que não tem relação com o dia a dia profissional. Além de atrapalhar as atividades cotidianas, falar dos outros é um ato infantil e de desrespeito.
  9. Seja o destaque por ser quem você é: não vale se apoiar no trabalho ou no conhecimento dos colegas para ganhar uma promoção de salário ou cargo. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas irão perceber que você não deu o melhor, mas usou a capacidade intelectual de outra pessoa para isso. Não sabe fazer algo? Admita e corra atrás para aprender. Gostou do trabalho de alguém? Estude e pergunte como este foi desenvolvido.
  10. Estude constantemente: um profissional atualizado vale por vários. Por isso, é essencial que você leia portais de notícias relacionados a sua área, busque por cursos complementares e converse com outros trabalhadores do setor para aprender novidades. Esse tipo de atitude demonstra que você está interessado em evoluir e se tornar um colaborador de alto desempenho. O coaching é uma ótima forma de investir na sua educação contínua.

Os benefícios do coaching

O coaching é um processo empoderador. Por isso mesmo, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trabalha constantemente para trazer as melhores formações com os conteúdos mais completos para o coachee. É somente com esse esforço e dedicação que foi possível mudar positivamente a vida de mais de 500 mil pessoas que passaram pela instituição.

Um dos cursos muito interessante é o de Psicologia Positiva, baseado na área de estudo de nome homônimo, criada pelo professor americano Martin Seligman (nascido em 1942), no final do século XX. Ao desenvolver o estudo, o pesquisador buscou por maneiras de despertar e sustentar a felicidade autêntica, construída por meio de características internas e de fatores externos.

Com essa sabedoria em mãos, os profissionais que montaram a formação da IBC desenvolveram aulas práticas e teóricas e atividades que somam 150 horas. São momentos de pura imersão e sabedoria a respeito dos principais conceitos da psicologia positiva e de como aplicá-la no dia a dia. Além disso, o coachee aprende a respeito de engajamento e fluidez; como construir e sustentar relacionamentos construtivos; como identificar os verdadeiros propósitos e transformá-los em um plano de ação realista; quais são os hábitos energizadores e como usá-los; o que são as emoções positivas; como entender de forma positiva os eventos psicológicos que acontecem, na vida pessoal e profissional; como gerenciar seus sentimentos e emoções com a inteligência emocional; como conhecer mais de si mesmo e fortalecer seus pontos fortes com o autoconhecimento; como despertar o seu potencial e capacidade com o autodesenvolvimento; os principais conceitos da neurociência; e muitos outros pontos essenciais para o seu progresso.

Outra formação é a Professional & Self Coaching (PSC), que é a mais completa e moderna do Brasil no assunto. São 180 horas de sabedoria que contribuem para que você se torne um profissional de alto desempenho. São aulas teóricas e práticas que ensinam a como exercitar o autoconhecimento, autoestima e a inteligência emocional; princípios, bases, história e conceitos do coaching; técnicas de coaching; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas de uma vez; as melhores práticas de liderança; o que é aprendizagem acelerativa; o que é processo evolutivo;  quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; o que são roteiros estruturados; quais são os processos de identidade; e muito mais conhecimento essencial para a sua evolução no âmbito pessoal e profissional.

O método é assertivo ao usar diversas técnicas e a ferramenta Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. No fim de tudo, você pode contar com 6 certificações: Self Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Life Coach. Também pode contar com o reconhecimento reconhecimento de 5 renomados institutos de coaching internacionais, o Global Coaching Community, European Coaching Association, International Association of Coaching, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Esses são apenas dois dos vários cursos que o Instituto Brasileiro de Coaching oferece para que você cresça dentro e fora do trabalho. Navegue no site para conhecer mais a respeito dessas e de outras formações. Com certeza, você vai encontrar uma que se encaixa corretamente com o seu momento de vida.

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Hora de dar o primeiro passo

No artigo de hoje você ler sobre a importância da confiança no trabalho, recomendações para construir e sustentar esse tipo de relacionamento e como o coaching pode ser empoderador nesse e em outros aspectos. Então agora é a hora de dar o primeiro passo e começar a investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Procrastinar a sua educação contínua e a possibilidade de evolução real são formas de frear o seu sucesso e felicidade. Acredite em você mesmo e nas suas capacidades que tudo fica mais fácil!

E você, o que tem feito para ser merecedor da confiança de seus colegas de trabalho?

 

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Imagem: Andresr / Shutterstock

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