Como funciona o ensaio mental?

Ensaio Mental é uma ferramenta do processo de Coaching que auxilia e prepara uma pessoa para lidar com situações em que tem dificuldade para enfrentar.

Ensaio Mental é uma ferramenta do processo de Coaching que ajuda na preparação de uma pessoa para determinada situação. Pessoas que apresentam dificuldade para falar em público, não conseguem manter uma conversa com o chefe ou não se portam com segurança em uma entrevista de emprego, por exemplo, podem fazer bom uso desta técnica.

Essa técnica consiste na criação de um cenário em que o indivíduo pode ensaiar, aprimorando sua performance e melhorando suas atitudes. Ao ensaiar respostas às situações, a pessoa consegue se preparar de maneira eficiente para superar o desafio sem problemas, adquirindo uma boa experiência e alcançando melhores resultados.

[php_everywhere instance=”2″]

O ensaio mental é uma ferramenta muito usada por atorees em processo de Coaching, que visualizam possíveis erros que podem acontecer no dia da grande apresentação, se preparando antecipadamente para sair positivamente da situação. O ensaio mental é constituído por cinco etapas, entenda melhor a seguir:

Etapas do ensaio mental

Primeira etapa: visualização do que precisa ser melhorado

Esta etapa consiste na visualização da cena e análise de cada detalhe. Caso a situação envolva terceiros, projete essas pessoas em seus devidos lugares e observe suas reações como se tudo estivesse acontecendo de verdade. Caso seja necessário, pegue um caderno e comece a descrever a cena. Essa atividade melhora, ainda mais, o desenvolvimento da primeira etapa.

Segunda etapa: identificação das melhorias necessárias

Nesta etapa é preciso que o roteiro criado na fase anterior seja revisado, de modo a identificar mudanças que que podem melhorar sua performance. Recrie suas falas, mude os sentimentos que apareceram, transforme as palavras utilizadas em um diálogo e mude tudo aquilo que você achar necessário.

Terceira etapa: formate a cena criada com as suas mudanças

Retorne à cena e faça ela acontecer com as mudanças que você elaborou. Perceba os efeitos das mudanças executadas veja se as mudanças foram satisfatórias.

Quarta etapa: se transforme no personagem de seu ensaio

Repasse a situação novamente, saindo da posição de espectador e passando a vivenciar a cena de verdade. Sinta o que a situação transmite e quais são suas reações como protagonista.

Quinta etapa: crie uma conexão com o futuro

Com seu roteiro pronto, é hora de imaginar o seu futuro, quando a cena realmente acontecerá. Visualize como você deseja que ela acabe e o que você vai fazer para que as mudanças que você projetou realmente se concretizem. Essa conexão com o futuro ajudará você a se sentir verdadeiramente preparado.

Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: agsandrew / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010