Como fazer uma matriz BCG pode impactar positivamente no seu negócio?

Matriz BCG

Saiba por que a Matriz BCG pode impactar positivamente o seu negócio.

A matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida em 1970 para a empresa de consultoria empresarial Boston Consulting Group. O objetivo era auxiliar na tomada de decisões e oferecer suporte à apreciação de portfólios de produtos. 

Esta ferramenta favorece a identificação da cartela de produtos que uma empresa fabrica, oferecendo uma percepção sobre o ciclo de venda de cada mercadoria. Para isso, a matriz BCG identifica os itens que mais vendem e os que precisam de novas estratégias para não ficarem encalhados no estoque.

Os produtos são classificados entre lucrativos e de baixo rendimento. Desse modo, o portfólio da empresa é posicionado de maneira eficiente e eficaz. No artigo a seguir explicaremos com mais detalhes o que é a matriz BCG e como ela pode ter impacto positivo no seu empreendimento. 

O que é a Matriz BCG?

A técnica conhecida como matriz BCG foi desenvolvida em 1970, por Bruce Henderson para a Boston Consulting Group. Seu objetivo é analisar o desempenho de produtos ou serviços de uma marca em relação à aceitação do público.

Trata-se de uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento de uma visão sistêmica dos produtos/serviços de uma companhia. A ideia é dar mais atenção para os produtos com maior potencial de retorno em detrimento daqueles que não entregam um desempenho tão positivo. 

A aplicação dessa ferramenta é bastante simples, contudo, demanda conhecer a estrutura e as diferentes etapas. No decorrer desse artigo iremos apresentar os elementos que fazem parte dessa estrutura. 

Estrutura de uma matriz BCG

A matriz BCG é dividida em duas estruturas: taxa de crescimento de mercado e participação no mercado. Cada um destes dois aspectos possui duas divisões que originam um quadrante, formando grupos classificados entre estrelas, vacas-leiteiras, ponto de interrogação e os abacaxis.

Entenda o que cada um desses grupos representa:

Vacas leiteiras

São os produtos que geram maior lucro, vendendo bastante sem a necessidade de grandes esforços. Normalmente são mercadorias que já conquistaram a aceitação dos consumidores. Todo empreendedor sonha em ter uma cartela repleta de vacas-leiteiras. 

Estrelas

São produtos que vendem bem, mas necessitam de grandes investimentos em estratégias de marketing. Logo, os produtos estrelas oferecem bom retorno financeiro, mas demandam dedicação de tempo e recursos financeiros. Assim é necessário que o setor de marketing e o de vendas trabalhem em conjunto. 

Pontos de interrogação

Produtos que ainda não rendem grandes lucros para as empresas, mesmo com grandes investimentos. Em geral, esses são os produtos lançados recentemente que podem ter um grande potencial de crescimento. Esses produtos não são certezas, embora a equipe de marketing e vendas aposte neles. 

Abacaxis

Produtos que vendem muito pouco e necessitam de uma avaliação criteriosa para identificar possíveis melhorias, reformulações, novas táticas de lançamento ou até avaliar se devem ser retirados do mercado.

É importante fazer uma projeção de quanto tempo e recursos serão necessários para recuperar os produtos abacaxis. Quando é necessário um grande volume de um dos dois ou dos dois fatores é mais estratégico descontinuar a produção. 

Importante!

A matriz BCG não deve ser utilizada apenas uma vez, é interessante refazer essa análise de tempos em tempos. O mercado é dinâmico passando por constantes mudanças e por isso é essencial reavaliar como os produtos/serviços estão evoluindo perante o público. 

Quais as desvantagens da Matriz BCG?

O método matriz BCG foca apenas na participação de mercado de um produto e por isso é válido considerar o uso de outros métodos em conjunto. O crescimento de mercado, não é o único fator que indica se um produto é atrativo ou não. Essa não é a única maneira de entender se o produto/serviço tem chances de sucesso. 

Desproporcionalidade nas avaliações entre “abacaxi” e “vaca leiteira”. É importante estar ciente de que no futuro um produto abacaxi pode trazer resultados mais positivos do que um produto vaca leiteira. Então a dica é aliar a análise da matriz BCG com outros métodos de avaliação para ter respostas mais contundentes. 

E quais as vantagens?

Acredite! Pode ser a garantia de sucesso para o seu negócio trazendo diversos impactos positivos. Veja as vantagens de montar uma matriz BCG:

1. Visualização de desempenho

Através de um gráfico é possível visualizar o desempenho dos seus produtos. Torna-se possível visualizar melhor qual produto está com um desempenho maior e qual está com desempenho muito baixo. Essa compreensão leva a análise dos produtos para entender qual é o melhor caminho para cada um. 

2. Tomada de decisões

A partir dos resultados de desempenho você pode criar estratégias para tomadas de decisões com mais eficiência. Entender o cenário é determinante para pensar nos passos seguintes que deverão ser adotados. Para tomar boas decisões é crucial conhecer os diferentes fatores.  

3. Melhor análise

Este é um aspecto super positivo. Com a matriz BCG você tem condições de analisar a real participação no mercado, identificando os produtos que geram mais vendas e os que estão estocados. Não ter essa informação pode gerar uma série de decisões ruins que levarão a dificuldades de crescimento no presente e no futuro. 

4. Monitoramento da concorrência

Outra grande vantagem é que, com a matriz você consegue ter uma noção sobre como está agindo o concorrente. Como está seu desempenho no mercado, criando assim novas estratégias. O estudo da concorrência pode ajudar na identificação de como o público enxerga esse segmento e o que espera das marcas que trabalham com ele. 

Dicas para montar sua Matriz BCG com sucesso

Quer saber como montar uma matriz BCG para seu negócio? Veja as dicas abaixo:

1. Conheça seu produto

Antes de qualquer coisa você deve conhecer bem seus produtos. Todos eles devem ser analisados, listados em ordem crescente de vendas para facilitar na hora de classificar os quadrantes. É fundamental fazer essa análise com cuidado para que todos os itens sejam classificados de acordo com seu desempenho. 

2. Prepare o gráfico cartesiano

Sabe o que é um gráfico cartesiano? Já traçou algum? Para montar a matriz é necessário que você faça um gráfico assim. É fácil! Trace uma linha reta horizontalmente que cruze com outra linha traçada na posição vertical, formando assim um ângulo de 90°, ficando representadas da seguinte forma: 

Linha vertical = taxa de crescimento

Linha horizontal = desempenho do produto

3. Analise seus produtos

Depois do gráfico desenhado, é hora de analisar cada produto conforme as taxas de crescimento e participação no mercado. Identificando cada percentual no seu gráfico e faça um círculo no ponto onde acontece a intersecção dos dois, classificando assim, cada produto em seu quadrante. 

Fica a dica para considerar o potencial dos produtos, tanto de crescimento quanto de queda, em médio e longo prazo. Um produto que hoje é uma vaca leiteira pode em algum momento se tornar um abacaxi e vice-versa. Lembre-se de fazer revisões constantes da matriz BCG. 

Viu como é simples? Após classificar todos os seus produtos, é hora de estabelecer seu plano de ação! Considere como potencializar os produtos classificados como vacas leiteiras, como reduzir os problemas dos abacaxis, como otimizar o desempenho dos “estrelas” e como desvendar o potencial dos “interrogações”. 

Você já utilizou o modelo de matriz BCG no seu negócio? De que forma ela contribuiu para o crescimento da sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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