A inovação tecnológica, a alta conectividade, a fácil disseminação do conhecimento e o ambiente cada vez mais globalizado, permitem que cada pessoa tenha uma gama de informações. Tais informações podem ser úteis para o meio corporativo. Podem ajudar as empresas a conhecer as necessidades e expectativas de seus clientes.
A partir desse conhecimento, podem desenvolver produtos/serviços alinhados com as necessidades deles. É crucial conhecer as diferentes formas de agir e pensar das pessoas para desenvolver as melhores soluções. A empresa que realiza suas atividades com autonomia e que não busca pelas opiniões e ideias dos clientes deve repensar sua forma de funcionamento.
O consumidor atual busca por organizações onde ele possa interagir, ser ouvido e ter influência. Ou seja, a empresa não deve focar sua lucratividade apenas em preços baixos, maior velocidade de entrega, infraestrutura e equipamentos de qualidade. Ela também deve fundamentar seu processo de criação, atividades e produtos/serviços de acordo com as necessidades e experiências dos seus clientes. É com base em tal diretriz, que a cocriação se conceitua.
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O que é cocriação?
O termo originou-se através do best-seller “O futuro da competição”, dos autores Coimbatore Krishnarao Prahalad e Venkat Ramaswamy, em 2004. A cocriação acontece quando os colaboradores e os stakeholders (fornecedores, outras empresas, consumidores finais etc) da empresa, trabalham de forma conjunta no desenvolvimento de suas atividades.
Essas fontes externas trazem conteúdo e conhecimento diverso. Isso possibilita a criação de produtos/serviços capazes de agregar valor e, consequentemente, gerar lucro. Em outras palavras, a cocriação é um processo baseado em contar com o auxílio de fontes externas para moldar as atividades internas da empresa. A ideia é aproximar a empresa, o máximo possível, do que o mercado deseja.
A ajuda direta de fontes externas contribui para alavancar as vendas da companhia em questão. Se uma marca produz aquilo que a sua fatia de mercado está pedindo, é bem provável que se torne a escolha número um dessas pessoas. Exatamente por isso, essa estratégia vem se destacando no cenário mais competitivo.
Como funciona o processo de Cocriação?
Em um processo interno convencional, os profissionais envolvidos tentam entender o que os potenciais compradores desejam. A partir dessa leitura, a equipe trabalha no desenvolvimento de soluções pertinentes. No processo de cocriação, o público externo participa ativamente para chegar à melhor solução.
O objetivo central da cocriação é aproximar a marca do seu público consumidor, dos seus fornecedores ou mesmo dos seus concorrentes. As soluções desenvolvidas geralmente são mais baratas e eficientes para o público consumidor. Para que essa estratégia seja realizada corretamente é importante seguir o Modelo DART, confira abaixo.
Modelo DART
Para que a cocriação seja eficaz, ela deve seguir o modelo DART: diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência.
Diálogo: refere-se à interação e engajamento, tanto dos stakeholders quanto da empresa, no que diz respeito à troca de conhecimento e comunicação;
Acesso: é a disponibilidade de acesso às ferramentas e informações necessárias para que todo o processo funcione;
Avaliação de risco: diz respeito à abordagem dos riscos e benefícios que a cocriação pode proporcionar, tanto para a empresa quanto para o cliente;
Transparência: as empresas não devem estipular preços e ter informações como margem de lucro e custos em sigilo. Ela deve permitir que o consumidor tenha acesso a tais dados, colocando-o no mesmo nível de participação.
Aplicações da cocriação
As aplicações de cocriação mais comumente empregadas são através do estabelecimento de parcerias com consumidores e fornecedores. No tocante aos consumidores, é bem fácil de compreender como o sistema funciona.
Afinal, uma parte quer receber aquilo que precisa e a outra quer entregar o esperado. Cada parte expõe suas expectativas e necessidades para que se possa chegar a uma boa solução.
Em relação aos fornecedores, essa colaboração pode se dar no sentido de eliminar barreiras para uma negociação mais transparente. Tanto a empresa quanto o fornecedor devem expor seus pontos de vista a respeito de um tema e chegar a um denominador comum. A cocriação de soluções permite tornar mais eficiente essa relação.
Cocriação entre concorrentes
Embora seja menos comum do que os outros dois modelos citados, a cocriação entre concorrentes também pode representar um excelente negócio. Duas empresas de um mesmo setor podem se aliar para desenvolver soluções relevantes para ambas.
Através do intercâmbio de tecnologias, métodos de trabalho ou estruturas, as duas se tornam mais fortes no mercado. Nesse caso, é fundamental estabelecer um acordo sólido em que fiquem claras as atribuições de cada uma com seus direitos e deveres.
Vantagens da cocriação
Conheça a seguir, algumas vantagens resultantes da aplicação do modelo de cocriação nas empresas:
– A colaboração e as diferentes percepções de todos geram novas ideias, insights e resultados. As soluções se tornam mais criativas e inovadoras;
– Ao participarem de determinado processo, as pessoas se sentem corresponsáveis pelo sucesso do mesmo. Assim, cumprem prazos e metas de forma mais consciente e engajada;
– A cocriação permite que a interação empresa/cliente converta-se em resultados exclusivos, o que significa em vantagem competitiva para a organização;
– Ampliação do networking, contribuindo para o desenvolvimento de novas parcerias;
– Diminuição de custos e maior flexibilidade na execução dos processos, tempo mais rápido de resposta e geração de conhecimento.
Cocriação: passos para colocar essa estratégia em funcionamento
A seguir listamos os passos necessários para colocar essa estratégia em funcionamento na sua companhia.
1. Defina um objetivo
Para colocar essa estratégia em andamento é essencial definir qual é o objetivo que se tem com ela. Pode ser: melhorar o atendimento, ter processos internos mais enxutos, entre outros.
2. Defina quem irá trabalhar nessa estratégia
Nesse passo é necessário definir quais são os agentes externos com que se deseja trabalhar e como engajá-los nessa tarefa. A cocriação pode ser realizada de diferentes formas, pode ser através de pesquisas, testes, reuniões ou com a abertura do processo criativo.
3. Execução
O passo seguinte consiste em colocar o projeto em execução, isto é, filtrar as melhores ideias para entender a viabilidade das mesmas. Os dados colhidos ao longo desse processo devem ser analisados para entender como podem levar a organização ao resultado esperado.
4. Avalie
Após ter concluído o processo de cocriação, é fundamental avaliar a sua efetividade. Levou ao resultado esperado? Foi como imaginado? Em um novo projeto de cocriação, o que pode ser melhorado?
Conclusão
A cocriação nada mais é do que uma estratégia que resulta em diferenciação no mercado em que a empresa atua. Para que o modelo funcione de maneira eficaz, é preciso abertura por parte das organizações. Elas devem permitir que agentes externos façam parte dos seus processos e interfiram na tomada de decisões. Ou seja, é necessário muita criatividade, inovação e extinguir certas normas e padrões, o que nem sempre é uma tarefa fácil.
Mexer com a cultura de uma empresa requer trabalho, dedicação e debate. Para tanto, o Coaching é uma metodologia que fornece à organização, consultoria empresarial. A partir desse processo o gestor entende de fato como os processos do seu negócio funcionam, quais são seus pontos de melhoria e qualidades.
Também compreende melhor seus stakeholders e como eles podem trazer vantagens à empresa. Assim, podem implementar o modelo de cocriação de forma eficaz, gerando diferenciação de mercado e lucro aos negócios.
Agora que você já sabe como a cocriação pode ser vantajosa, pode colocar em prática na sua empresa!
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