A identidade corporativa foi desenvolvida pelo arquiteto e designer alemão Peter Behrens. Seu conceito ainda é confundido com identidade visual da organização, mas, na verdade, ela representa os valores e conduta de uma empresa perante o mercado e está presente na comunicação com os stakeholders, no produto/serviço oferecido e no ambiente de trabalho.
A identidade corporativa é capaz de, através de atributos intangíveis, construir uma imagem consolidada para a empresa, tornando-a única perante o mercado e o seu público-alvo. Duas concepções podem servir de parâmetro na análise da identidade: atributos essenciais (ligados ao objetivo, metas, missão, visão e valores da empresa) e atributos acidentais (determina questões que podem descrever a empresa, mas não defini-la. Diz respeito à conduta dos colaboradores, postura do fundador, evolução da empresa, entre outros).
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Elementos da identidade corporativa
Para que a identidade corporativa da sua empresa tenha um bom embasamento e seja capaz de auxiliar sua organização a ter uma imagem sólida no mercado e atrair investidores e clientes, tenha em mente quatro elementos básicos:
- Diferenciação: sua empresa deve se evidenciar entre os concorrentes para que o consumidor se sinta atraído.
- Relevância: deve criar um elo entre empresa e o que o público-alvo deseja.
- Coerência: não deve existir contradição entre a organização e o que ela realmente faz. O discurso e a prática devem caminhar juntos.
- Reputação: alinhados os tópicos anteriores, é possível que a empresa seja reconhecida no mercado e mantenha a sua reputação.
Vantagens e desvantagens da identidade corporativa
Como todo método, ferramenta ou aplicação, a identidade corporativa possui vantagens e desvantagens em seu emprego. Entre os benefícios que ela pode trazer estão comprometimento dos colaboradores, redução de problemas internos, construção de uma boa postura da organização, diferenciação na concorrência, permissão para o colaborador sentir-se parte da história da empresa e melhor gestão. Já como desvantagem verifica-se a dificuldade em realizar mudanças na empresa quando a cultura organizacional está enraizada.
De qualquer forma, antes da identidade corporativa ser definida em uma organização, algumas questões devem estar bem alinhadas, como, por exemplo, definição do público-alvo e boa relação entre colaborador e empresa. Para que isso aconteça, o Coaching possui ferramentas capazes de auxiliá-lo a entender melhor sobre o seu negócio e, assim, construir uma identidade corporativa alinhada à sua organização e seus objetivos.
E a sua empresa? Possui uma identidade corporativa definida? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais.
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Imagem: ra2studio / Shutterstock