Quando se trata de gestão empresarial, existem dois indicadores que são considerados essenciais: produtividade e qualidade. Uma empresa está no caminho certo quando encontra o equilíbrio entre estes dois e começa a produzir, utilizando seus recursos da melhor maneira, mas sem deixar de se preocupar com a qualidade e a satisfação de seus clientes, tanto externos, quanto internos.
Pensar nisso é fundamental, pois quando se preza apenas quantidade e pelo lucro a qualquer custo, o empreendedor ou empresário corre o sério risco de que seus negócios não perdurem e, com o passar do tempo, estes podem até mesmo fechar as portas, já que não foram pensadas estratégias, no sentido de aumentar a produtividade da equipe, sem perder a qualidade dos produtos ou serviços que são oferecidos aos clientes no mercado.
Tendo estes pontos em mente, acredito ser essencial falar um pouco mais sobre cada um deles, para que assim você tirar todas as suas dúvidas e defina as estratégias que estejam de acordo com seus negócios para manter o equilíbrio entre produtividade e qualidade na sua empresa.
Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira:
Indicadores de qualidade e produtividade
O primeiro assunto que vou sobre este tema são os indicadores relacionados a cada um dos pontos abordados, no caso os indicadores de qualidade e também os produtividade. Confira cada um e como funcionam a seguir:
Indicadores de qualidade
Também chamados de indicadores de satisfação do cliente, são os responsáveis por medir a aceitação dos produtos. Os indicadores de qualidade são divididos de dois tipos:
- Indicadores de qualidade;
- Indicadores de não qualidade.
Eles devem ser utilizados pelas empresas para medir e comparar a quantidade de erros com o total que foi produzido. O resultado dessa comparação é chamado de eficácia.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade se referem à utilização dos recursos de uma empresa para a geração de produtos e serviços. É importante analisar todos os passos de cada processo, a fim de verificar se existem problemas ou se há necessidade de implementar soluções preventivas para que eles não ocorram.
Neste caso, a comparação deve ser feita levando em consideração os recursos investidos com o que foi produzido. O resultado é chamado de eficiência.
Produtividade e qualidade em equilíbrio
A fórmula do equilíbrio entre produtividade e qualidade é uma combinação de eficiência e eficácia. Embora muitas vezes sejam usadas como sinônimos, são palavras que têm significados diferentes:
- Eficiência = fazer as coisas da maneira certa e otimizada (produtividade);
- Eficácia = fazer as coisas certas (qualidade).
Por mais que pareçam ter o mesmo significado, é fundamental dar atenção a estes dois conceitos, pois eles farão total diferença na hora de oferecer qualidade e gerar satisfação, não só aos clientes que estão fora da empresa, como também aos que estão dentro, participando de todos os processos organizacionais, que no caso são os colaboradores.
Dicas para atingir o equilíbrio entre a produtividade e a qualidade
Pode parecer algo difícil de ser estabelecido, porém é fundamental que todo e qualquer tipo de empresa busque sempre por este equilíbrio, pois somente assim conseguirá se manter firme no mercado em que atua, já que a concorrência hoje em dia tem sido cada vez maior e os clientes não têm pensado duas vezes antes de trocar de produtos ou prestadores de serviços. Se suas necessidades não estiverem sendo atendidas, sem sombra de dúvidas, eles vão optar pela marca que esteja mais próxima disso.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas, que você pode desenvolver em sua empresa e, com isso, atingir o equilíbrio entre qualidade e produtividade.
Analise seus processos
Concentre-se não nas pessoas que executam o trabalho e também nas tarefas que elas realizam. Padronize os processos a fim de torná-los mais eficientes e treine todo o pessoal adequadamente para que eles possam produzir unindo qualidade e produtividade.
Este primeiro ponto é essencial, pois é partir dele que se tem a oportunidade de visualizar o que está sendo feito, que está dando certo, para que assim seja mantido, e o que não está trazendo os resultados almejados, para que dessa maneira as providências necessárias sejam tomadas de imediato.
Realize testes de qualidade durante os processos
Resolva problemas de componentes com defeito à medida em que os encontrar, sem esperar que todo o ciclo seja concluído. Se possível, implemente testes automatizados, porque eles funcionam sem intervenção humana e trazem resultados de aprovação ou falha que são práticos e fáceis de interpretar.
Desenvolva formas para medir o desempenho
Faça uma avaliação de seus processos atuais, identifique problemas, preveja resultados futuros e avalie ganhos de produtividade, usando indicadores-chave de desempenho para sua empresa. Por exemplo, avalie a qualidade e a produtividade da equipe de suporte ao cliente, medindo o tempo que se leva para resolver problemas e a satisfação dos clientes atendidos.
Use práticas conhecidas para melhorar a qualidade e produtividade
Utilizar métodos conhecidos, como o Seis Sigma, é sempre uma alternativa muito positiva. Por meio dessas práticas você conseguirá determinar a causa raiz dos problemas e projetar intervenções para melhorar ou otimizar os processos, além de controlar a produção para que os defeitos sejam corrigidos no início antes de causar um impacto sobre o produto final.
Ofereça treinamento à sua equipe
Na execução dos processos organizacionais, é necessário que todos estejam alinhados, dando sempre o melhor de si para entregar resultados de qualidade, que atendam as necessidades dos clientes e da organização como um todo.
Diante disso, é verdadeiramente importante oferecer treinamento às equipes dentro da sua empresa, uma vez que são os profissionais que dela fazem parte os responsáveis por executar toda a estratégia planejada, bem como por manter o equilíbrio necessário entre produtividade e qualidade.
Invista em Coaching
Outra dica que vai ajudar e ser verdadeiramente eficiente neste processo de equilíbrio entre produtividade e qualidade na empresa é investir em Coaching. Estou falando da metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais tem ajudado pessoas e empresas ao redor do mundo a tornarem-se cada vez mais eficientes e a alcançarem os resultados extraordinários que almejam.
Através da implementação do Coaching Corporativo, em todo e qualquer tipo de negócio, é possível fazer uma análise e um diagnóstico preciso dos processos organizacionais, com o intuito de ter uma visão geral sobre a empresa, desenvolvendo estratégias eficientes para fortalecer aquilo que vem dado e eliminar ou melhorar o que está sendo feito e que não traz resultados efetivos.
Trata-se de uma metodologia verdadeiramente eficaz, que em um curto espaço de tempo, traz resultados reais para os negócios, oferecendo ao empresário e o empreendedor a possibilidade de equilibrar produtividade e qualidade em seus negócios.
O que você achou deste conteúdo, querida pessoa? Acredita que é possível atingir este equilíbrio? Deixe o seu comentário, me falando sobre suas impressões e experiências e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo em suas redes sociais, com seus amigos, para que eles também aprimorem seus conhecimentos sobre este assunto.
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