Como a assertividade pode ser útil no trabalho?

A assertividade é uma postura comportamental que consiste em expor sua opinião de forma clara e objetiva, sem ruídos na comunicação.

A assertividade é uma característica de pessoas que sabem ser firmes e diretas sem sentir ou causar constrangimento, afirmando sua opinião de maneira clara e transparente. Vale lembrar que assumir sua posição com agressividade não é ser assertivo, mas agressivo. Fique atento!

A assertividade pode se manifestar de diferentes formas e em diferentes lugares. Ela assume seu papel desde a realização de suas tarefas profissionais até mesmo estando presente nos seus relacionamentos.

Isso porque, ser assertivo, está diretamente relacionado a tudo que fazemos. Ser assertivo é:

  • Tomar atitudes sensatas
  • Pensar sempre antes de agir impulsivamente
  • Comunicar-se de modo claro
  • Reivindicar seus direitos as suas atribuições, como líder por exemplo, sem que suas atitudes possam ferir o próximo.

Essas são apenas algumas das muitas interações que a assertividade promove positivamente no nosso dia a dia.

E para que você possa compreender ainda mais sobre a importância que ela irá exercer dentro do seu ambiente de trabalho eu sugiro que você continua a leitura deste artigo. Garanto que não irá se arrepender, vamos lá!

[php_everywhere instance=”2″]

Qual a importância da assertividade?

No decorrer deste artigo eu vou te apresentar algumas dicas verdadeiramente extraordinárias e que vão te ajudar a assumir uma postura cada vez mais assertiva no seu trabalho. Mas antes de chegarmos lá que tal se você descobrir porque esse comportamento é tão importante.

Para atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo e ágil, é preciso que os profissionais tenham características do comportamento assertivo. Esse comportamento tem a capacidade de estabelecer uma comunicação assertiva dentro da organização, evitando conflitos e ruídos.

Essa habilidade não traz benefícios apenas para a vida profissional: na vida pessoal ela proporciona bem-estar, já que a pessoa tende a se sentir com as rédeas da própria vida. 

Além disso, a assertividade diminui a necessidade de as pessoas se sentirem aprovadas pelas outras, pois ela estão seguras de seus atos. Dessa forma, a pessoa acaba se tornando mais confiante e com uma autoestima equilibrada.

E agora? Você conseguiu perceber como a assertividade pode ser extremamente benéfica para qualquer empresa? A partir dela é possível:

  • Diminuir os índices de insatisfação
  • Reduzir a quantidade de atritos
  • Definir metas e objetivos com mais clareza
  • Construir linhas de processo mais eficientes
  • Exercer a liderança de modo eficaz
  • Ter uma maior percepção acerca das suas próprias habilidades e capacidades
  • A melhoria do bem estar e satisfação, no âmbito pessoal e profissional
  • Um melhor gerenciamento das suas emoções.

Agora que ficou ainda mais fácil compreender o propósito da assertividade é preciso se tornar mais assertivo. Para isso eu separei algumas dicas.

Como ser uma pessoa assertiva?

Ser assertivo significa ser direto sem ser rude, e saber utilizar argumentos sem rispidez e sem enrolar. Assertividade, autenticidade e transparência precisam caminhar juntas, sendo sempre orientadas por um profundo respeito às outras pessoas.

O primeiro passo para se tornar uma pessoa mais assertiva é elevar sua autoestima, desenvolver sua  autoconfiança, praticar a empatia a objetividade e desenvolver um profundo autoconhecimento.

Em geral, pessoas assertivas demonstram credibilidade, autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação, sendo geralmente percebidas como pessoas significativas e assumindo, quase que majoritariamente os postos de liderança de qualquer empresa.

Afinal, trata-se de uma habilidade imprescindível para qualquer gestor que tem que lidar com as metas e objetivos de uma empresa e também com a gestão dos colaboradores que nela trabalham. Portanto, entenda, a seguir, mais sobre como elas podem desenvolver essa habilidade dentro do ambiente profissional.

Assertividade no trabalho

O mercado de trabalho exige que os profissionais tenham um comportamento assertivo, independentemente do cargo que ocupem. Isso porque pessoas assertivas tendem a ser mais concentradas e focadas na tarefa executada e nos resultados almejados. Para isso, confira algumas dicas que separei especialmente para você.

Comece do início, melhore a sua comunicação

Mesmo que a assertividade não seja um dos seus dons naturais, saiba que esta é uma habilidade que pode ser aprendida. Se a comunicação não é o seu forte, você não precisa, logo de cara, se oferecer para fazer uma apresentação importante ou pedir um grande aumento para seu chefe. 

Comece com coisas mais simples, como cobrar aqueles materiais de escritório que lhe prometeram. Para isso, faça o possível para conversar de forma educada e prática.

Desenvolva a sua autoconfiança

Outra forma de desenvolver essa habilidade é se tornando mais confiante a partir de algumas atitudes como:

  • Sorrir para seus colegas de trabalho e fazer contato visual com eles;
  • Caminhar como se estivesse indo a um lugar importante;
  • Vestir-se com autoridade, usando roupas adequadas a seu estilo e personalidade.

A autoconfiança é importantíssima. Por intermédio dela a pessoa se torna mais segura para agir, exercendo as suas funções de um modo muito mais eficiente e produtivo.

Aprenda a ouvir na essência

Não basta apenas saber falar. É também preciso ouvir, afinal, entendendo e compreendendo verdadeiramente o que o outro têm a dizer faz com que a comunicação seja muito mais clara e simples.

Essa prática terá total influência sobre o ruído que muitas vezes está presente dentro das empresas. O famoso diz que me diz.

Além disso, quando eu me refiro a saber falar não quer dizer que existe um padrão para isso. Comunicar-se de forma clara está ligado também a como o receptor capta essa mensagem.

O que eu quero dizer é que para essa comunicação ser fluída as duas partes precisam compreender muito bem o que está sendo dito. O que demonstra com ainda mais clareza a importância de ouvir. Desse modo você entenderá que a sua mensagem foi transmitida do modo com o qual você havia formulado em sua mente.

Compreenda o seu papel

Entenda que você não pode controlar tudo que está ao seu redor, especialmente quando 

falamos de comportamento humano.

Embora você consiga tomar atitudes assertivas, ao longo de sua trajetória você poderá lidar com pessoas que não as compreendam. Confundindo a sua postura como alguma espécie de agressividade ou presunção. 

A assertividade está ligada a lidar com situações complexas e possivelmente hostis com calma e tranquilidade.

E você, é uma pessoa assertiva? Quer saber mais sobre como desenvolver essa habilidade? Com a Formação Professional & Self Coaching você aprende como desenvolver esta e outras habilidades que estão adormecidas em você.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Sashkin / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010