Estamos inseridos dentro de uma sociedade permeada por várias regras e crenças que são impostas em nossa vida. Recebemos tantas influências que chega um momento em que não sabemos mais se nossas ideias são realmente provenientes das nossas convicções individuais ou se são fruto das vozes de outras pessoas.
Não é tão fácil reconhecer a diferença entre nossa verdadeira voz interior e a voz interior que criamos com a interferência externa. Todos nós possuímos uma voz interna conhecida como “consciência” e que, infelizmente, não está sempre com a razão e pode até nos levar a caminhos arriscados e perigosos. Para não acabarmos iludidos, é fundamental que essa voz seja adestrada.
[php_everywhere instance=”2″]
A voz da consciência
A voz da consciência geralmente é representada pelas conversas internas que existem dentro da nossa cabeça. Ela se manifesta por meio daquelas perguntas que geralmente fazemos a nós mesmos e respondemos por conta própria, tais como: “Eu devo resistir a este bolo de chocolate ou posso deixar minha dieta para outro dia? Resista, pois se você continuar adiando, não vai começar a dieta nunca”.
Dicas para alterar sua voz interna
Se autoconheça
O autoconhecimento é um processo demorado, mas que traz a chave para todo o processo de evolução humana. Afinal, “quanto mais me conheço, mais me curo e me potencializo”.
Uma pessoa que é capaz de identificar suas próprias habilidades e fraquezas consegue se proteger de situações desfavoráveis e da manipulação de vozes exteriores. Em outras palavras, o autoconhecimento impede que o indivíduo se frustre e dependa de outras pessoas para se decidir a respeito de algum assunto.
Seja autoconfiante
Durante sua trajetória de vida, as pessoas se deparam com várias dificuldades e oportunidades. Em ambas as situações o nível de autoconfiança é colocado em cheque, levando o indivíduo a pensar que é realmente capaz de gerar mudanças. Estar atento à qualidade dos pensamentos para, assim, conduzir as situações de maneira favorável para o crescimento pessoal e profissional é o princípio da autoconfiança.
Segundo a metodologia do Coaching, para conquistar a autoconfiança é necessário ter: crenças positivas, autoconhecimento, preparação, atitude e iniciativa, honrar e respeitar a própria singularidade.
Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe-o em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: ESB Professional / Shutterstock