Nos últimos anos, o Brasil tem passado por um momento delicado no que diz respeito à economia. Para driblar o desemprego ou complementar a renda, muitas pessoas estão apostando no empreendedorismo como forma de sobreviver ao mau momento econômico e quitar suas dívidas.
Mais do que uma forma de complementar a renda em um momento de crise, o empreendedorismo ganhou força entre os brasileiros e se destaca pela criatividade e o poder de adaptação diante das necessidades de mercado. Nesse contexto, o desejo de ser o dono do próprio negócio desperta o interesse de muitas pessoas. Mas, por onde começar?
Antes de tudo, é preciso avaliar as necessidades do mercado e entender qual será o fluxo de trabalho e o retorno sobre os investimentos para começar a empreender e ter sucesso na nova empreitada. Nesse sentido, a metodologia do coaching pode ser direcionador e incentivador para um negócio de sucesso.
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Como o coaching auxilia empreendedores
O coaching ajuda a planejar o negócio, expandir a visão do empreendedor e a trabalhar aqueles pontos onde ele precisa melhorar como, por exemplo, liderança, comunicação, gestão financeira, negociação e processos de modo geral. Tudo isso é muito importante para superar o momento de crise e criar um negócio eficiente, que dê retorno e apresente crescimento contínuo e positivo.
Além disso, com as técnicas e ferramentas do coaching, é possível fazer um gerenciamento do negócio de forma mais assertiva e eficaz, com foco no alcance de metas e objetivos realistas e bem planejados. Na prática, isso ajuda o empresário a dominar aquela ansiedade de ver a empresa gerando lucro, quando na verdade ela ainda nem se consolidou no mercado.
Desenvolver esta visão sistêmica colabora diretamente para o amadurecimento do empreendedor, que sabendo de todos os seus desafios, dificuldades e das oportunidades que pode agarrar, pode trabalhar de forma mais lúcida para seu negócio crescer se destacar mesmo em meio à crise.
Outros pontos trabalhados pela metodologia do coaching são:
- Maximiza a produtividade;
- Identifica falhas no processo e/ou gestão;
- Auxilia em momentos desafiadores;
- Reduz a procrastinação;
- Define ações e estratégias condizentes;
- Melhora questões como liderança, comunicação, negociação, etc;
- Identifica os pontos fortes e de melhoria do empreendedor;
- Promove gestão financeira;
- Gera resiliência, foco e disciplina;
- Formula objetivos claros;
- Apoia na tomada de decisão;
- Amplia a visão estratégica;
- Desenvolve autoconfiança;
- Facilita a distinção das melhores oportunidades;
- Assinala as mudanças do mercado;
- Promove relacionamento interpessoal e networking;
- Viabiliza adaptação às mudanças;
- Permite uma melhor gestão do tempo;
- Revela pensamentos e comportamentos sabotadores e crenças limitantes, bem como diretrizes para minimizá-los;
- Aprimora a inteligência emocional;
- Dá um novo significado experiências profissionais negativas;
- Potencializa os resultados do negócio.
Invista em coaching para você e para seu negócio
Como podemos perceber, o coaching é um poderoso auxílio do empreendedor, uma vez que oferece todo o suporte necessário para que os projetos cresçam, expandam suas possibilidades e alcancem resultados extraordinários na gestão das pessoas, processos e no que tange seus ganhos financeiros.
Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de coaching (IBC), criou o curso Professional & Self Coaching (PSC). A melhor e mais completa formação em coaching do Brasil oferece uma experiência única de vida e carreira, com o objetivo de capacitar pessoas e líderes a promover mudanças e evolução, proporcionando aos participantes um expressivo e imediato retorno sobre o investimento.
Ao realizar a formação PSC, você estará munido de técnicas e ferramentas, tendo um diferencial competitivo de mercado, pois desenvolverá habilidades e irá fazer com que competências evoluam para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo. Ficou interessado? Clique aqui e veja como participar.
Ideias de negócios rentáveis com pouco investimento para quem está começando
Agora que você já sabe os benefícios do coaching e como usar a metodologia para alavancar o seu sonho empreendedor, confira alguns setores em que o empreendedorismo tem crescido no Brasil e que podem ser a porta de entrada para a realização do sonho de abrir o próprio negócio. São eles:
- Setor alimentício: você já deve ter percebido o crescimento da oferta de serviços que oferecem marmitas e refeições para facilitar o dia a dia das pessoas. Não por acaso, a alimentação é um item fundamental para a vida das pessoas e, na correria diária, é muito comum que elas recorram a produtos industrializados ou pratos prontos para se alimentar de maneira prática e rápida. Investir em um negócio de marmitas congeladas, portanto, é aposta certeira para quem deseja lucrar.
Para abrir um negócio com essas características, é preciso de um investimento de aproximadamente nove mil reais, além de dispor de tempo e espaço para a produção das comidas, possuir eletrodomésticos e utensílios apropriados para a produção dos alimentos e ter um lugar adequado para conservar os ingredientes.
- Setor pet: o mercado pet vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e, independentemente da crise econômica, o conforto e bem-estar dos animais de estimação são uma das prioridades de muitas famílias. Começar a trabalhar como passeador de cães ou cuidador não exige muito mais que dois mil reais como investimento e é sucesso certeiro. É preciso ter treinamento para cuidar de cães, além de equipamentos seguros para os passeios e, se possível, material para a divulgação do seu negócio. Uma alternativa, é acolher os animais em casa enquanto os donos viajam, como em uma creche.
- Setor de estética: se tem um setor da economia brasileira que está sempre com o saldo positivo, é o de estética! Somos conhecidos por valorizar e consumir muitos produtos, por isso, esse é um bom ramo de atuação. Seja por meio da venda direta ou pela oferta de serviços especiais de estética, sempre haverá uma mulher procurando algum tipo de tratamento que a deixe mais jovem e mais bonita. A sociedade cobra muito da aparência e, por isso, investir em salões de beleza e estética é uma opção que está sempre em alta.
- Setor de vestuário: o mercado de vestuário é outro considerado essencial para as pessoas, afinal, ninguém sai de casa sem nenhuma vestimenta. As redes sociais podem ser excelentes ferramentas para impulsionar este tipo de negócio e, com um investimento inicial de aproximadamente dez mil reais, é possível comprar peças de roupas no atacado e vender no varejo (nas redes sociais).
- Serviços de limpeza: a limpeza é importantíssima para o bom convívio e saúde da população. Trabalhar com esse modelo de negócio é uma ideia interessante porque a maioria das pessoas adora um local limpo, mas quase ninguém gosta de fazer a faxina. Crie uma empresa que ofereça limpezas residenciais, para carros e até mesmo para escritórios.
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