Com o objetivo de alçar voos cada vez maiores, as organizações buscam diversas formas de investir em sua força competitiva, para se destacarem em seu mercado de atuação. Buscando se diferenciar, a empresa pode investir em preços, produtos, tecnologia, estrutura, marketing, entre diversos outros ativos. Dentre todas essas opções, nada é tão poderoso quanto seu capital humano.
Os talentos internos são a maior riqueza de uma organização e, quanto mais se investe na maximização do potencial dos colaboradores, mais impacto positivo eles causam nos resultados. Neste cenário, se destaca o Coach, um profissional capacitado para auxiliar as organizações a despertarem o seu melhor, por meio de transformações internas e da evolução dos colaboradores — seu maior ativo.
No artigo de hoje vou falar sobre o coach e como este profissional pode transformar positivamente os resultados alcançados por um negócio. Continue me acompanhando nesta leitura poderosa e confira!
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O que é Coaching?
Antes de falar sobre o papel efetivo do coach dentro de uma empresa, acredito ser importante esclarecer, primeiramente, sobre o que de fato é o Coaching. Trata-se basicamente de um processo de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas áreas, ajuda indivíduos e organizações a saírem de seus estados atuais de insatisfação e se direcionarem a seus estados desejados, de pura realização.
Para isso, o profissional habilitado para esta tarefa, que no caso é o coach, faz uma análise dos objetivos que a pessoa ou a empresa pretendem alcançar e em seguida realiza um diagnóstico completo do estado em que se encontram, para que assim possa iniciar o processo, trabalhando em conjunto com o coachee (cliente), acompanhando a realização de suas tarefas diárias, semanais e mensais, até que consigam alcançar um resultado verdadeiramente efetivo e extraordinário.
Como eu disse, o Coaching alia um mix de conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas áreas, como da Administração de Empresas, Psicologia, Neurociência Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Gestão de Processos e de Negócios, entre diversas outras, que contribuem para que o processo seja efetivo e traga ao cliente os resultados que ele almeja, em um curto espaço de tempo.
Eu costumo dizer, que Coaching não é Coaching se não tiver resultado. Neste sentido, o coach desenvolve o seu trabalho junto a seu coachee, independentemente de ser uma pessoa ou uma empresa, com prazo definido para início e para o fim do processo. Ou seja, quando começa o trabalho, uma das primeiras questões que o coach define é o período em que este vai ocorrer, que pode durar de três meses a um ano. Tudo vai depender do objetivo que se pretende alcançar.
Este é um dos principais diferenciais do Coaching para as outras metodologias e é também o que faz com que ele traga resultados tão permanentes e positivos para a vida de uma pessoa e também para a trajetória de uma empresa.
O trabalho do Coach em uma empresa
É papel do Coach, trabalhar em prol do desenvolvimento da empresa e dos gestores e colaboradores da mesma. Através de técnicas e ferramentas comprovadas, ele observa e avalia os processos realizados na organização, identifica seus pontos fortes, os pontos de melhoria, suas necessidades, e assim, realiza feedbacks construtivos, orienta os colaboradores quanto a possíveis mudanças de comportamento, incentiva o desenvolvimento de novas habilidades e alinha metas e objetivos de forma assertiva.
Além de tudo isso, existem alguns elementos pontuais sobre os quais este profissional trabalha, que vou apresentar a você abaixo. Confira:
Definição de objetivos
Um dos primeiros passos que o coach dá dentro de uma empresa, é ajudá-la a definir os objetivos que esta deseja alcançar, para se tornar ainda mais bem-sucedida em seu mercado de atuação.
Pode parecer óbvio, mas existe uma infinidade de negócios, que simplesmente realizam suas ações sem saber ao certo o que querem no momento atual e o que desejam alcançar no futuro, sendo exatamente neste contexto que o coach se encaixa.
Munido de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, ele, através de poderosos questionamentos, leva os responsáveis pela empresa a refletirem e terem mais clareza sobre o que pretendem conquistar, ficando, dessa maneira, mais fácil a definição de seus objetivos.
A partir disso, ou seja, do momento em que se tem mais clareza sobre o que se quer, e possível, como eu disse, definir os objetivos e, com isso, elaborar um planejamento estratégico eficiente, que leve os negócios a patamares cada vez mais elevados.
Plano de ação
Após a definição dos objetivos, o passo seguinte que o coach dá, para contribuir com o sucesso da empresa, é auxiliá-la na elaboração de um plano de ação. Assim como o planejamento estratégico, este plano se faz realmente necessário, pois ele contempla fatores considerados primordiais para que a empresa fique cada vez mais próxima do que almeja.
Entre estes fatores está a definição do objetivo geral que se pretende alcançar, das pequenas metas, que serão traçadas, para direcionar as ações e para que se acompanhe o progresso das ações, os responsáveis por cada atividade, os motivos para a realização de cada tarefa, o cronograma, com prazo de entrega de cada uma, a forma como tudo será feito, bem como os custos que tudo isso terá.
Este processo é importante, pois é ele que vai ajudar, tanto o coach, quanto a empresa, a acompanharem se o objetivo realmente está sendo alcançado, se as ações estão indo na direção certa, ou se será necessário fazer ajustes no meio do caminho, para que se tenha êxito no final.
Desenvolvimento de liderança
Toda empresa precisa contar com líderes preparados, para que consiga alcançar o sucesso em seu mercado de atuação. E quando falo em liderança, não estou falando naquela voltada apenas para os profissionais que ocupam cargos de gestão dentro do negócio, já que esta é uma postura e uma habilidade que deve ser desenvolvida por todos os colaboradores.
Sendo assim, uma das ações que fazem parte das responsabilidades do coach tem a ver com o despertar e o desenvolvimento desta cultura de liderança nas empresas. Assim, o profissional utiliza e aplica técnicas e ferramentas, durante a implementação do processo, que incentivam os colaboradores a potencializarem a sua performance, maximizarem o desempenho das equipes de trabalho, gerenciarem conflitos com efetividade, tudo isso motivando e inspirando a todos ao redor a darem o seu melhor, no desempenho de suas atividades diárias.
Com isso, ocorre um ganho considerável em produtividade, já que as pessoas que fazem parte da empresa, aprendem também a se organizar e a gerenciar o seu tempo cada vez melhor.
Autoconhecimento
Algo que é essencial para que todo profissional melhore significativamente a sua performance é o autoconhecimento. Isso porque é através dele que o indivíduo consegue compreender quais são seus pontos fortes, e utilizá-los diariamente a seu favor e a favor da empresa, bem como seus pontos de melhoria, trabalhando fortemente sobre cada um deles, no sentido de eliminá-los ou de não deixar com que eles atrapalhem o seu desempenho no trabalho.
Sabendo disso, o coach lança mão de estratégias capazes de fazer com que todos na empresa desenvolvam esta consciência, ajudando-os a dar início ao seu processo de autoconhecimento, essencial para que trabalhem cada vez melhor e contribuam para os resultados que a empresa deseja alcançar.
Comunicação assertiva
Em muitos de meus artigos falei sobre a dificuldade que grande parte das empresas enfrenta por não ter processos de comunicação bem estruturados. Assim, entendendo a necessidade de melhoria neste ponto, o coach emprega ações consideradas essenciais, para que todos se comuniquem da melhor maneira possível nos negócios.
Através de estratégias assertivas, ele ajuda empresários e gestores a implementarem meios e canais mais abertos de comunicação, que incentivem os colaboradores a quebrarem as barreiras hierárquicas com mais facilidade, comunicando-se com seus superiores, bem como com a área de Gestão de Pessoas, de forma mais fluida, sem as amarras que os cargos impõem.
Além disso, ele também incentiva a empresa a realizar reuniões frequentes e também a utilizar meios de comunicação oficiais, para deixar seus colaboradores informados sobre tudo o que acontece nos negócios, tornando este processo o mais transparente, claro e objetivo possível, para que assim evite-se que fofocas aconteçam e acabem prejudicando o bom andamento do trabalho de todos.
Trabalho em equipe
Outro ponto sobre o qual o coach trabalha intensamente é na disseminação da cultura do trabalho em equipe. Através das técnicas e ferramentas de que dispõe, ele mostra a todos os colaboradores que fazem parte da empresa a importância de se trabalhar com união, sempre apoiando o desempenho e o desenvolvimento dos colegas, pois somente assim existe a possibilidade de alcance de resultados extraordinários para todos.
Assim, conforme o tempo vai passando e o trabalho do coach vai tomando forma, as pessoas dentro da empresa começam a unir cada vez mais seus esforços, pois passam a compreender que é somente através disso que conseguirão encontrar soluções cada vez mais eficientes para resolver os problemas enfrentados no dia a dia e lidar com os desafios que surgem sem aviso prévio.
Cultura do feedback
Talvez este seja um dos trabalhos mais importantes que o coach desenvolve dentro de uma empresa. Digo isso, pois ainda hoje, muitas pessoas, independentemente do cargo que ocupam, que acreditam que dar ou receber feedback é sinônimo de bronca, quando na verdade deve ser e é exatamente o contrário.
Quando falo de feedback, estou falando de oportunidade. Exatamente isso, oportunidade! Aqui no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, nós consideramos este tipo de retorno um presente que uma pessoa está nos dando. Isso porque, quando alguém interrompe o que está fazendo para nos mostrar os pontos em que estamos acertando e também aqueles em que podemos melhorar, ela está contribuindo com o nosso processo evolutivo, de maneira significativa.
Assim, o papel do coach neste sentido é o de mostrar, tanto a gestores e empresários, quanto a colaboradores de maneira geral, que implantar a cultura do feedback só trará benefícios a todos, uma vez que estes terão a oportunidade de entender como poderão contribuir, de forma ainda mais efetiva, com os objetivos que a empresa deseja alcançar, assim como com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.
Além de todos estes pontos que citei, o coach profissional pode trabalhar também em momentos, como:
- Contratação de novos profissionais;
- Necessidade de melhoria no desempenho do colaborador;
- Promoção de cargo;
- Gestão de crise;
- Gestão de conflito;
- Necessidade de melhoria na comunicação e relacionamento interpessoal dos profissionais.
Benefícios do trabalho do Coach para a empresa
O trabalho realizado pelo Coach, traz alguns benefícios à empresa, como:
- Incentiva o autoconhecimento do profissional;
- Aumenta o desempenho dos colaboradores
- Desenvolve capacidades de liderança;
- Aperfeiçoa a capacidade de ouvir;
- Adapta a organização e os profissionais às mudanças;
- Cria um ambiente de trabalho agradável;
- Melhora o relacionamento interpessoal;
- Desenvolve a criatividade dos colaboradores;
- Retêm talentos.
Tipos de especialidades de Coaching para empresas
O Coaching é uma metodologia ampla e que pode ser aplicada para diversos objetivos, independentemente da área de atuação da empresa ou do profissional. Cada especialidade de Coaching é adequada para atender diferentes necessidades. Confira, abaixo, algumas das modalidades mais aplicadas no universo corporativo:
Coaching de liderança
É uma especialidade voltada para empresários, executivos e gestores, que tem como foco, o aprimoramento de competências e desenvolvimento de habilidades necessárias para uma liderança efetiva. O Coach trabalha aspectos essenciais para líderes, como relações interpessoais, visão sistêmica, decisões estratégicas e feedback assertivo.
Coaching em vendas
Oferece métodos, estratégias e ferramentas para que profissionais da área comercial possam atingir alta performance no atendimento, negociação e relacionamento com o cliente.
Coaching de carreira
Auxilia o profissional a dar melhor direcionamento em sua carreira, e pode ser aplicado em várias fases da sua carreira, como: descoberta de vocação, preparação para entrevistas, primeiro emprego, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira, aposentadoria e descoberta de novos talentos, que foi o que aconteceu na vida do Eduardo Félix:
Business Coaching
O Business Coaching, também conhecido como Coaching Corporativo ou Coaching Empresarial, tem como objetivo, desenvolver a empresa como um todo, construindo uma cultura organizacional pautada na evolução contínua e alcance de resultados extraordinários em um curto espaço de tempo.
Aproveite esta oportunidade, faça o Professional & Self Coaching – PSC e conquiste mais!
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