O Coaching é uma metodologia fantástica que vem se tornando cada vez mais conhecida em todo o mundo e que visa auxiliar as pessoas a se desenvolverem. Muitos já conhecem o Coaching como ferramenta para o crescimento profissional e no artigo de hoje falaremos sobre os benefícios que pode trazer para a vida pessoal.
Siga a leitura e veja o quanto passar por um processo de Coaching pode te auxiliar a alcançar objetivos pessoais e se desenvolver.
Coaching como ferramenta para o crescimento pessoal
O que você quer da sua vida? Essa é uma pergunta que pode ser respondida de inúmeras maneiras, afinal, existem muitos caminhos a serem seguidos. Essa infinita gama de possibilidades pode gerar dúvidas para muitas pessoas, por isso, é interessante contar com o suporte de um profissional que atue como um guia nessa caminhada, o Life Coach.
O Coaching voltado para a vida pessoal é chamado de Life Coaching e é indicado para qualquer pessoa que deseje se desenvolver e alcançar objetivos diversos. Questões ligadas a relacionamentos, saúde, esportes, finanças, habilidades, tudo isso pode ser trabalhado com o auxílio de um Coach de vida.
Lembrando que o profissional não toma decisões pelo seu cliente e, também, não mostra os caminhos que ele deve seguir e sim o auxilia a encontrar as respostas dentro de si para, então, se planejar para agir e alcançar seus objetivos. É por isso que o processo é tão poderoso, porque o coachee (cliente) sai dele se conhecendo melhor, reconhecendo seu potencial infinito e pronto para fazer escolhas com mais confiança.
[php_everywhere instance=”2″]
7 Benefícios que o Coaching para vida pessoal pode oferecer
A seguir iremos apresentar sete motivos pelos quais você deveria investir em Coaching para a sua vida pessoal. São benefícios que irão impactar positivamente todas as áreas da sua vida e contribuir para que se torne uma pessoa muito mais realizada e resiliente, acompanhe!
1 – Clareza e direcionamento
O primeiro passo do processo de Coaching é entender quem você é e o que deseja para a sua vida. É a partir dessa clareza que virá o direcionamento, ou seja, os caminhos que deverão ser seguidos para alcançar o seu estado desejado. Um Coach sabe fazer as perguntas certas que irão levar o seu cliente a refletir e a buscar dentro de si as respostas que irão empoderá-lo e permitir que construa uma trajetória de aprendizado e desenvolvimento.
2 – Ajuda para definir metas
A clareza e o direcionamento são benefícios muito importantes, mas que devem levar a uma outra etapa, que é a transformação de sonhos e objetivos em metas. Isso é necessário porque metas são muito mais palpáveis e precisas do que meros pensamentos, o que é ótimo para levar à ação.
Se o coachee deseja, por exemplo, organizar as suas finanças e comprar um imóvel, por exemplo, é preciso deixar esse desejo mais claro e objetivo. Transformando isso em meta ficaria assim: poupar x reais por mês para, em x tempo, alcançar o montante x para realizar a compra do imóvel.
3 – Criação de um plano de ação
Depois que as metas são definidas, o Coach auxilia seu cliente a criar um plano de ação para alcançá-las. E todo esse planejamento é feito de forma personalizada, considerando a realidade atual do coachee, seus desejos e o seu perfil como um todo. Esse cuidado para planejar se faz necessário para que o resultado seja executável.
Até porque, de nada adianta ter um plano fantástico se não será sustentável e a pessoa não conseguir manter a constância para segui-lo por completo. E é aí que entra a expertise do Coach em orientar o cliente ao longo desse processo, de modo que esse seja o início de uma caminhada de sucesso.
4 – Autorresponsabilidade
Quantas vezes você se sentiu frustrado por não realizar os seus sonhos e terceirizou essa responsabilidade? A falta de oportunidade, o governo, a família que não apoia, são muitos os argumentos que as pessoas costumam usar como desculpa para que se mantenham inertes e deixem de buscar a própria felicidade.
É por isso que a autorresponsabilidade é importante, porque ela devolve a você o poder sobre a sua vida. Assim, em vez de buscar culpados irá se concentrar em identificar o que pode fazer diferente para obter o resultado que espera. Lembrando que existem coisas que não podemos controlar, mas há várias outras que dependem apenas de nós.
5 – Feedback imparcial
Por mais que você possa ter amigos e familiares que te apoiem, os feedbacks dados por eles virão carregados de sentimentos. Então, eles podem, por exemplo, te incentivar ou te desanimar em relação a algo, não por mal, mas por acharem que é o melhor para você dentro da percepção que possuem sobre a vida.
Já o Coach é um profissional contratado para te ajudar a se desenvolver e alcançar seus objetivos. Dessa maneira, os feedbacks dados por ele serão totalmente imparciais e honestos, permitindo que obtenha uma visão externa mais realista sobre seu desempenho e pontos que tem a melhorar.
6 – Aprender a estar verdadeiramente presente
Com a grande quantidade de demandas da vida moderna, é fácil se perder e entrar em uma espécie de modo automático, apenas repetindo ações sem pensar sobre elas conscientemente. Entretanto, quando você faz isso está deixando de viver a jornada, que é tão importante quanto a chegada ao destino.
Para mudar isso é comum que profissionais, ao longo do processo de Coaching, sugiram a realização de exercícios de atenção plena, em que se mantém o foco todo no presente. Assim, o cliente aprende a viver o aqui e agora, o que irá trazer grandes benefícios para seus relacionamentos, ajudar no controle do estresse e aumentar consideravelmente a produtividade.
7 – Aumento da produtividade
Falando nela, o aumento da produtividade é um benefício tão grande que o Coaching oferece que precisamos falar a respeito de modo mais detalhado. Todos esses benefícios citados até aqui, o foco no presente, a definição de metas e a criação do plano de ação fazem com que as pessoas se tornem mais produtivas e aprendam a usar o seu tempo com sabedoria.
Você já conhecia os benefícios do Coaching para a vida pessoal? Comente abaixo e aproveite para compartilhar essas informações em suas redes sociais!
Imagem: Por Photographee.eu
[php_everywhere instance=”1″]