O Coaching é uma metodologia fantástica que vem ajudando milhões de pessoas em todo o mundo a alcançarem seu potencial máximo. Contudo, para que o processo seja bem-sucedido, é imprescindível que o coach siga os Princípios Absolutos do Coaching e os utilize para nortear seu trabalho.
Continue a leitura para saber mais sobre esses princípios e sua importância para o sucesso do processo de Coaching.
[php_everywhere instance=”2″]
Princípios Absolutos do Coaching
Veja, a seguir, quais são os Princípios Absolutos do Coaching, ações que compõem a base para um atendimento ético e de excelência.
1. Confidencialidade e ética
Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao cliente. Manter o sigilo e a confidencialidade é um princípio absoluto para que você tenha muito sucesso como coach. Toda informação obtida em processos de Coaching são de posse do cliente e, portanto, para ser utilizada, se faz indispensável o consentimento do mesmo.
2. Ação (tarefas)
O conhecimento nos inspira a mudar e a prática nos leva a transformar. Coaching só é Coaching se houver ações específicas em constante, no sentido de alcançar os objetivos determinados pelo cliente. Entrar em ação significa ir além!
3. Foco no futuro (estado desejado)
Coaching é uma abordagem orientada ao futuro, à conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida dos clientes, esse é seu grande diferencial. Desse modo, o foco deve ser direcionado ao estado desejado, considerando onde o cliente está como ponto de partida e o que é necessário fazer para ele chegar aonde quer.
4. Ausência de julgamento
Como coach, você vai compreender e respeitar o modelo de mundo do seu cliente. A ausência de julgamento é fundamental para promover mudanças satisfatórias na vida dos clientes, da forma que eles querem e não da maneira que o profissional considera ideal.
Independentemente do que acontecer em um atendimento de Coaching, a regra sempre será: suspenda todo tipo de julgamento. Essa ação é extremamente importante para que se torne um excelente profissional e direcione seus clientes para trilharem um caminho de desenvolvimento e sucesso.
5. Acordo de comprometimento
O processo de Coaching apenas terá sucesso se as duas partes estiverem verdadeiramente comprometidas. É fundamental que tanto o coach quanto coachee façam um acordo de comprometimento logo no início para que, juntos, alcancem os resultados almejados pelo segundo.
A importância da ética no Coaching
O primeiro dos Princípios Absolutos do Coaching trata sobre ética e esse é um tema que deve ser considerado com a máxima seriedade. Confira uma lista com algumas ações fundamentais para realizar um trabalho ético como coach.
- Tratar a todos os clientes de forma respeitosa e digna;
- Fazer acordos comerciais que sejam justos para ambas as partes;
- Cumprir corretamente tudo o que for acordado no início do relacionamento com o cliente;
- Manter registros do processo de Coaching de cada cliente de forma segura e respeitando o princípio da confidencialidade;
- Manter limites profissionais com todos os clientes;
- Respeitar as individualidades de cada cliente em relação a questões culturais, religiosas ou de qualquer outra natureza;
- Monitorar a qualidade do próprio trabalho através da solicitação de feedbacks aos clientes;
- Possuir qualificação, habilidade e experiência adequadas para atender às necessidades de cada cliente;
- Buscar se desenvolver continuamente, tanto em relação à teoria quanto à prática do Coaching;
- Utilizar apenas informações verdadeiras nos materiais de divulgação do seu trabalho.
Ao aplicar cada um desses tópicos, irá atender seus clientes com seriedade e ajudá-los ativamente a alcançar os objetivos que desejam. Assim, conseguirá construir uma trajetória de desenvolvimento contínuo e fortalecer cada vez mais o seu nome no mercado.
5 Passos para o sucesso do processo de Coaching
Além de seguir à risca os Princípios Absolutos do Coaching, existem alguns passos que poderão te ajudar a alcançar o sucesso ao longo das sessões com os seus clientes.
1. Saiba fazer boas perguntas
Um bom coach é aquele que sabe fazer as perguntas certas que farão o coachee refletir e encontrar respostas sobre a área da vida que deseje trabalhar ao longo das sessões. Para isso, é preciso que essas questões sejam do tipo abertas, ou seja, que exijam respostas mais completas e que não possam ser resumidas a “sim” ou “não”.
2. Ouça e incentive
Para que o processo de Coaching seja produtivo, é fundamental que haja uma relação de confiança e incentivo entre profissional e cliente. Para gerar essa conexão, é preciso que o coach saiba ouvir seu coachee na essência.
A escuta ativa é uma técnica bastante interessante para demonstrar atenção ao que o cliente diz. Funciona da seguinte forma: após a pessoa concluir o raciocínio dela, repita de forma resumida o que ela disse, demonstrando que estava realmente atento.
3. Saiba guiar as conversas
Saber direcionar as conversas ao longo das sessões é mais um passo necessário para que o processo de Coaching traga resultados positivos. Atente-se ao verbo direcionar, porque é essa a intenção e não fornecer respostas prontas, é preciso que o cliente reflita e as encontre. As ferramentas da metodologia são bastante interessantes nesse sentido, guiando o coachee ao longo de sua jornada de autoconhecimento.
4. Tenha uma abordagem positiva
A positividade é um fator que possui grande relevância dentro do processo de Coaching, o que se aplica tanto aos desafios quanto às conquistas. Através de uma atitude positiva, o coach irá incentivar o coachee através de sua postura. Ao enxergar as situações de forma otimista e, claro, realista, o indivíduo consegue obter uma visão mais abrangente sobre seu papel de ação e realização.
5. Saiba gerar responsabilidade no coachee
Para que o desenvolvimento aconteça, é primordial que o indivíduo assuma a responsabilidade pelas suas ações e pelo direcionamento da sua vida. O coachee irá adquirir essa autoconsciência ao longo do processo, através das perguntas certeiras feitas pelo coach e de suas reflexões.
Ao colocar os Princípios Absolutos do Coaching e os passos para processos bem-sucedidos em prática, irá ajudar seus clientes a se desenvolverem e alcançarem o seu potencial máximo!
Aproveite para deixar seu comentário abaixo a respeito dos assuntos abordados ao longo do artigo e contribua com o conhecimento!
[php_everywhere instance=”1″]