Pontos Cegos Gerenciais: Cases Para Coaching (Parte 1/5)

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Pontos Cegos Gerenciais Cases Para Coaching (Parte 1 E 5)A irresistível necessidade de estar certo.

Você deve ter ouvido a frase, “O cliente sempre tem razão”. Alguns gerentes se consideram ‘clientes’ dentro da organização – especialmente com seu staf. Essa flosofa sufoca a comunicação honesta e o pensamento independente entre os funcionários.

O staf se torna condicionado a dizer o que o chefe quer ouvir e concordar com ele ou com ela a qualquer custo. Secretamente, eles devem conhecer as suposições errôneas ou obstáculos nos planos do chefe, mas têm medo de mencionar. Por que eles arriscam ser tachado como ‘negativos’ ou ‘de não fazer parte do grupo’? Em longo prazo, os funcionários percebem que as recompensas são maiores se eles sempre disserem ‘sim’.

A necessidade que o gerente possui de estar certo é muito mais poderosa que a necessidade de considerar todos os ângulos e possivelmente admitir uma defciência em suas diretrizes e seus planos. Os funcionários aprendem a conservar a ilusão de que o chefe é infalível para evitar a fúria do superior.

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