Antigamente, o caminho mais percorrido por profissionais, era o de construir uma carreira promissora em determinada empresa, conquistar ganhos financeiros e depois se aposentar.
Hoje, devido à alta competitividade do mercado, é crescente o número de pessoas que possuem como sonho, empreender e abrir o próprio negócio. Mesmo assim, tomar a atitude de pedir demissão de um emprego e enfrentar as tantas burocracias para abrir uma empresa, ainda é tarefa vista com certo receio por alguns.
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É justamente ai que está a diferença de um empreendedor. A pessoa que possui como sonho, empreender, é aquela que sabe que o empreendedorismo tem muito mais ligação com um estilo de vida do que com uma profissão e por isso, aceita desafios, enxerga oportunidades, tem paixão pelo que faz, assume riscos, contribui com a sociedade e busca por ganhos financeiros.
O empreendedorismo é parte vital para o mercado brasileiro, pois ele gera empregos, movimenta a economia, é responsável pela criação e implementação de inovações e assim, promove o desenvolvimento do país. Porém, engana-se quem pensa que para empreender, basta seguir um sonho, na verdade, é preciso muito foco e trabalho. Entenda a seguir!
Como surge o empreendedor
Empreender não é algo que apenas algumas pessoas estão destinadas a fazer. O empreendedor surge a partir da sua personalidade e da sua convivência com a sociedade que o cerca, conhecimentos e comportamentos ao longo da vida.
Ele trabalha de acordo com aquilo que almeja e dentro dos recursos que possui para assim, trazer novas perspectivas para a sociedade e alcançar seus objetivos. Alguns fatores são determinantes para que uma pessoa decida começar a empreender, saiba a seguir:
- Alcançar independência financeira;
- Propor soluções aos problemas da sociedade;
- Não precisar responder demandas de terceiros;
- Fugir da rotina, por vezes monótona, das empresas;
- Desenvolver networking;
- Ter autonomia de tempo;
- Adquirir liberdade profissional;
- Impactar positivamente a vida das pessoas;
- Poder escolher a sua localização geográfica.
Porém, de nada adianta querer empreender, se a pessoa não possuir certas características em seu perfil, como:
- Iniciativa;
- Resiliência;
- Persistência;
- Liderança;
- Foco;
- Autorealização;
- Confiança;
- Flexibilidade;
- Motivação;
- Poder de persuasão;
- Inovação;
- Paixão pelo que faz;
- Senso de responsabilidade;
- Criatividade;
- Otimismo;
- Boa comunicação;
- Visão de futuro;
- Assumir riscos.
Expectativa de vida das empresas
No Brasil, mesmo com tantos empreendedores, o número de novas empresas que fecham nos primeiros anos de existência ainda é grande. Alguns motivos para essa realidade, são:
- O empreendedor não conhece bem a área de atuação da empresa ou o mercado;
- A atuação começa antes mesmo do desenvolvimento de um plano de negócio, ou seja, sem estudo acerca de aspectos como público-alvo, custos, concorrência e fornecedores;
- Falta de capital de giro, o que leva a empréstimos e financiamentos com juros altos;
- Equipe com habilidades e competências inadequadas;
- Resistência ou incapacidade de assumir riscos;
- Lucro insuficiente;
- Falta de conhecimento sobre conceitos de administração como fluxo de caixa e controle de estoque;
- Insistir em produtos/serviços de baixa qualidade, o que leva a perda de clientes para a concorrência;
- Dificuldade em manter a organização de acordo com a legislação brasileira;
- Investimento reduzido em tecnologias;
- Não suportar crises econômicas;
- Mão-de-obra desqualificada;
- Trabalhar para atender objetivos pessoais e não os da empresa;
- Altos custos operacionais e despesas;
- Ausência de foco e dedicação com o negócio;
- Pouca busca por capacitação;
- Não acompanhar as mudanças de mercado e não inovar no produto/serviço;
- Equipamentos e processos obsoletos;
- Pouca comunicação entre empreendedor, fornecedores, colaboradores e clientes;
- Localização inadequada;
- Não investir no marketing da empresa.
Processo de expansão da empresa
Com base nos motivos que muitas vezes levam organizações a fecharem suas portas, saiba alguns pontos que o empreendedor precisa levar em consideração caso queira expandir o seu negócio:
- Avaliar a lucratividade da organização, dificuldades enfrentadas, se a gestão está adequada, etc. Com bases nesses dados, o empreendedor tem uma visão mais assertiva sobre seu projeto de expansão;
- Escolher o modo de expansão de acordo com o tipo, tamanho e expectativas da empresa;
- Investir em inovação, tanto em seus processos quanto em seus produtos/serviços para assim, reduzir custos operacionais e atender as necessidades do cliente;
- Realizar análise de concorrência, ou seja, verificar quais são as empresas do mesmo ramo de atuação, os preços de seus produtos/serviços, as estratégias utilizadas, entre outros fatores;
- Gerir os processos e atividades por meio de ferramentas e softwares para garantir segurança e rapidez na gestão;
- Capacitar e treinar a equipe de forma constante, para que ela se mantenha atualizada em relação ao mercado, bem como focada em seu trabalho;
- Buscar conhecer opiniões e feedbacks construtivos do cliente por meio de canais de comunicação e assim, criar fidelização com o mesmo;
- Negociar preços com fornecedores para manter o estoque com uma quantidade viável de produtos;
- Acompanhar o mercado de atuação, bem como identificar as oportunidades do mesmo;
- Investir na infraestrutura e equipamentos da organização.
Como o Coaching auxilia empreendedores
O Coaching, dentre tantas funções, auxilia, por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, empreendedores a planejar de forma correta o seu negócio, alinhar suas habilidades, competências e visão e assim, atingir os resultados que deseja. Outros pontos trabalhados pela metodologia, são:
- Maximiza a produtividade;
- Identifica falhas no processo e/ou gestão;
- Auxilia em momentos desafiadores;
- Reduz a procrastinação;
- Define ações e estratégias condizentes;
- Melhora questões como liderança, comunicação, negociação, etc;
- Identifica os pontos fortes e de melhoria do empreendedor;
- Promove gestão financeira;
- Gera resiliência, foco e disciplina;
- Formula objetivos claros;
- Apoia na tomada de decisão;
- Amplia a visão estratégica;
- Desenvolve autoconfiança;
- Facilita a distinção das melhores oportunidades;
- Assinala as mudanças do mercado;
- Promove relacionamento interpessoal e networking;
- Viabiliza adaptação às mudanças;
- Permite uma melhor gestão do tempo;
- Revela pensamentos e comportamentos sabotadores e crenças limitantes, bem como diretrizes para minimiza-los;
- Aprimora a inteligência emocional;
- Ressignifica experiências profissionais negativas;
- Potencializa os resultados do negócio.
O Brasil, por ser um país em desenvolvimento, apoia grande parte da sua economia no trabalho dos empreendedores. Nesse sentido, é fundamental que exista por parte dos empreendedores, engajamento no que diz respeito a busca por capacitação constante, profissionalização da gestão e dos processos e inovação dos produtos/serviços oferecidos, para assim, alcançar resultados promissores e o sucesso do negócio.
Você faz parte da parcela empreendedora do país? O que você tem feito para manter a sua empresa atuante no mercado? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.
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