Muitos profissionais chegam a determinados momentos das suas carreiras com a sensação de que estão perdidos, caminhando sem rumo. Muitos se sentem inseguros e se questionam se aquela carreira foi realmente uma escolha certa. Outros sequer sabem por onde começar.
Como buscar as respostas para esses dilemas? Uma boa forma de viver esse processo é por meio da orientação profissional, o que pode ser desenvolvido com o coaching de carreira. Quer saber como isso é possível e quais são os benefícios do processo? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!
O que é orientação profissional?
É muito comum encontrar pessoas que confundem teste vocacional com orientação profissional, o que é um erro. A orientação profissional é muito mais do que um teste vocacional. Ela funciona como um processo de acompanhamento, que vai facilitar a escolha do seu rumo profissional. Ela o ajudará no processo de autoconhecimento, permitindo identificar os seus talentos e as tarefas que são mais compatíveis com as suas preferências e propósitos.
A orientação profissional é um poderoso processo que pode levar você a uma reflexão profunda sobre o que você quer da sua vida e sobre o que o move, além de conceder uma visão ampla do mercado em que você pretende ingressar ou tem interesse em conhecer. Ela o ajudará a identificar a sua missão de vida e, assim, trabalhar de maneira saudável e ter motivação para encarar os desafios da carreira.
Em que situações eu posso usar a orientação profissional?
Existem várias situações em que a orientação profissional pode fazer a diferença na vida das pessoas. Além dos casos em que pessoas jovens buscam uma profissão para seguir, essa orientação também se aplica às pessoas que já trabalham, mas pretendem mudar de área, de cargo ou de setor.
A orientação profissional também é indicada até mesmo para aqueles que desejam começar um negócio próprio, mas não sabem em qual segmento investir. Ela serve para dar um norte para esses indivíduos e, dessa forma, mostrar no que esses profissionais têm facilidade e afinidade, além de evidenciar o que os move e os talentos que apresentam dentro de si.
Qual é a relação entre a orientação profissional e o coaching?
Para que a orientação profissional seja eficaz, é importante que o responsável pela orientação tenha ferramentas necessárias para desempenhar um bom trabalho. Nesse sentido, o coaching pode ser um poderoso aliado no processo.
O coaching tem o objetivo de ajudar as pessoas que precisam alcançar metas a curto e médio prazo. Para isso, a metodologia permite que o cliente possa conhecer a si mesmo, reconhecer quais são as suas dificuldades e habilidades, além de orientar na criação de metas e de um plano estratégico em que elas possam ser cumpridas. Aliar o coaching à orientação profissional é algo bastante positivo — e foi assim que nasceu o coaching de carreira.
A orientação profissional com coaching é um processo que visa ao autoconhecimento, alinhado com as percepções do momento que o profissional vivencia, usando essas informações para estabelecer e alcançar o seu objetivo final. Ao buscar uma orientação profissional com o coaching, o cliente poderá estar em um desses 4 momentos: inserção, ascensão, estagnação ou mudança.
1. Inserção
A inserção no mercado de trabalho é o momento em que o indivíduo faz a sua escolha de carreira, pensando na profissão que quer exercer. Nesse caso, o processo de coaching oferece ferramentas para que o indivíduo identifique as suas habilidades e interesses, levantando profissões que podem ser desenvolvidas com base nesses dados (vocações).
Além disso, o coaching pode ajudar o indivíduo a organizar os seus estudos para vestibulares ou concursos, bem como para abrir um negócio próprio. Assim, de forma planejada, o coachee adentra o mercado de trabalho com mais preparo técnico e comportamental.
2. Ascensão
Esse é o momento em que o profissional está em alta, com sentimento de confiança, euforia e coragem, além de muitas atividades a serem desenvolvidas, ideias na cabeça, projetos e desejos.
Nessa fase, o coaching é altamente eficaz, pois conduzirá o coachee a realizar um plano de ação, com foco e disciplina, para que ele alcance os resultados desejados. Com esse método, o profissional conseguirá atender a todas as suas demandas, pois ele o orienta a gerenciar o tempo e a tomar decisões eficazes e rápidas, além de cuidar de si e atender aos seus anseios pessoais.
3. Estagnação
Nessa situação, o profissional encontra-se em um estado desconfortável, pois o seu crescimento profissional e pessoal está estagnado, o que pode ocorrer por diversos motivos. O coaching oferecerá ao profissional que vivencia a estagnação técnicas e ferramentas de estímulos para gerar ações que lhe permitam retomar o crescimento.
Além do desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com planejamento, metas e objetivos, o coaching os alinha aos valores do indivíduo. O método o levará a identificar as causas da estagnação e a traçar um plano de ascensão, realizando novas atividades para que saia, o mais rápido possível, desse estado incômodo.
4. Mudança
Por fim, se o momento é de mudança profissional, o coaching levará a pessoa à reflexão e à revisão sobre a sua carreira. Por que ela quer mudar de ares? Quais são as suas expectativas? O que ela quer? O que ela não quer mais? O método conduzirá o coachee a mudanças precisas, rumo a novas direções profissionais, que podem ser de mudanças de cargo, de empresa ou de área de atuação.
Esse valioso método, portanto, auxilia o profissional a se motivar e a evoluir, estimulando-o a uma nova visão e a ações para obter bons resultados nesse novo rumo da carreira.
Quer saber mais sobre as ferramentas e técnicas do coaching? Então, aproveite a oportunidade de conhecer as nossas formações. O IBC é a única escola de coaching com certificação ISO 9001 no Brasil, o que atesta a qualidade das nossas formações e a eficácia da nossa metodologia de ensino. Entre em contato conosco e confira!
Agora, conte pra gente: você já teve alguma experiência com orientação profissional? E com o coaching de carreira? Como foi? Utilize o espaço a seguir pra deixar o seu comentário. Além disso, espalhe o conhecimento: que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!