O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano altamente eficaz e que vem ajudando pessoas em todo o mundo a alcançarem seu potencial máximo. Quando aplicada por um colaborador da organização devidamente capacitado e certificado, denomina-se Coaching Interno. Afinal, todo o processo irá acontecer internamente, sem a necessidade de se contratar um profissional para tal.
Essa modalidade de Coaching tem sido uma estratégia cada vez mais adotada pelas corporações. Grande parte delas direciona o foco em seus gestores, profissionais recém-promovidos, colaboradores com potencial de assumir um cargo de liderança e para desenvolvimento de equipes.
Quer saber mais a respeito do Coaching Interno e dos benefícios que pode oferecer para uma empresa? Continue lendo para saber mais.
[php_everywhere instance=”2″]
Como o Coaching Interno funciona?
O processo de Coaching Interno estabelece uma relação de confiança entre Coach e coachee, conectando o melhor das duas partes. Por se tratarem de pessoas que já possuem uma relação profissional dentro da empresa, a conexão pode acontecer com mais facilidade, o que é bastante positivo.
Assim, ocorre a junção de habilidades e competências direcionadas para o rápido alcance do estado desejado. Isso potencializa a capacidade de alcançar o objetivo determinado pela organização ou pelo profissional submetido ao processo evolutivo.
O método é aplicado em sessões que variam entre 1 e 2 horas, realizadas semanalmente, a cada 15 dias ou mensalmente. A periodicidade dos intervalos deverá ser determinada pelas partes envolvidas, considerando os objetivos propostos e o tempo disponibilizado pela organização.
Em cada encontro, são aplicadas ferramentas e técnicas pertinentes ao foco trabalhado e às necessidades identificadas. As sessões são finalizadas sempre com a definição de uma tarefa que deverá ser cumprida para contribuir para o desenvolvimento do coachee. Comprometimento é um pré-requisito básico para um processo de Coaching Interno bem-sucedido. Vale ressaltar que o estado desejado a ser atingido deve ser claro e objetivo, com uma data determinada para concretização e formas de mensurar os resultados.
10 Benefícios do Coaching Interno para líderes
Grande parte das empresas costuma investir em formações em Coaching para colaboradores estratégicos, de forma a maximizar os benefícios. Geralmente, são os líderes que assumem a função de serem também Coaches, para que saibam motivar a equipe e encaminhá-la para o desenvolvimento.
Veja, a seguir, quais são os principais benefícios do Coaching Interno para líderes.
1. Desenvolvimento da capacidade de ouvir na essência
A escuta é uma ferramenta fundamental para criar conexão entre Coach e coachee, líder e liderado. Por isso, ao longo do processo do Coaching, essa é uma habilidade desenvolvida e que certamente faz toda a diferença no dia a dia da empresa.
2. Aumento da produtividade
Líderes que possuem formação em Coaching demonstram um maior preparo para lidar com pessoas. Assim, eles sabem exatamente como agir e o que dizer para estimular a equipe e, com isso, veem a produtividade crescer significativamente.
3. Aumento da flexibilidade
Para ser um bom líder é preciso ter flexibilidade para se adaptar às situações conforme houver necessidade. Afinal, a inflexibilidade impede a adaptação, intensificando problemas e afastando as soluções.
4. Melhora substancial nos relacionamentos
Em uma empresa, não é apenas a capacidade técnica que conta para se alcançar bons resultados. Afinal, um empreendimento é feito por pessoas e é através dos relacionamentos que os objetivos são alcançados. Um Líder Coach sabe como conduzir a equipe para construir e fortalecer relações.
5. Comunicação eficaz
Todas as ações realizadas pelo líder passam pela comunicação, afinal, é através dela que é possível interagir com os liderados. Ao longo do processo de Coaching Interno, o líder irá desenvolver suas habilidades comunicativas, a fim de transmitir clareza e confiança.
6. Capacidade de lidar com a pressão e estresse
Um líder por vezes precisa lidar com situações de pressão e estresse e é preciso que ele tenha inteligência emocional para evitar descontar na equipe. Esse é um ponto extremamente importante do processo de Coaching Interno, em que são desenvolvidas habilidades ligadas à gestão das emoções.
7. Aumento na capacidade de tomar decisões
Líderes estão o tempo todo tomando decisões e precisam fazer isso considerando todas as variáveis envolvidas, além de terem agilidade e confiança. Ao longo do processo de Coaching, o profissional poderá adquirir essa habilidade, o que é positivo tanto para a empresa quanto para a equipe.
8. Desenvolvimento de planos de ação efetivos
O planejamento é fundamental para o sucesso e os líderes que também são Coaches conseguem desenvolver planos de ação verdadeiramente efetivos. Isso se deve à visão ampla que possuem, contemplando tanto a equipe quanto os objetivos da companhia.
9. Foco em atividades mais humanizadas
Uma pesquisa realizada pela USP – Universidade de São Paulo, chamada Empresas Humanizadas, concluiu que empreendimentos que possuem um viés mais humanizado têm mais chances de contar com uma equipe engajada e fidelizar clientes.
Um Líder Coach sabe exatamente como direcionar as atividades da organização, de modo a oferecer um tratamento humano para os colaboradores, respeitando suas individualidades e estimulando seus talentos.
10. Aumento de performance e desempenho
Empresas que contam com líderes que também são Coaches alcançam um aumento natural da performance e do desempenho. Assim, os seus resultados são acelerados e o crescimento acaba se tornando uma consequência natural.
Pesquisas
As pesquisas abaixo divulgadas por referências mundiais evidenciam os motivos pelos quais o Coaching Interno tem sido cada vez mais buscado por grandes corporações:
Dados da International Coach Federation – ICF apontam que 70% dos profissionais aumentam seu desempenho após realizarem o processo de Coaching, e que 86% das empresas que usam a metodologia apresentam 100% de retorno sobre investimento (ROI).
A Universidade de Harvard aponta que 48% das empresas realizam Coaching para desenvolver lideranças de alta performance.
O Coaching Corporativo está entre as carreiras mais promissoras para os próximos anos, de acordo com a Revista Exame.
Empresas como Unilever, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Justiça, Grupo Muffato, ANAC, Embrapa, Heinz, Volkswagen, Gazin, Sest Senat, Correios, Unimed, Magazine Luiza, L’oréal, Wickbold e Grupo Cencosud adotaram o Coaching como parte da cultura e filosofia organizacional, alcançando seu potencial pleno e despertando o alto nível de excelência em seus colaboradores.
E na sua empresa, como pretende atingir o potencial máximo de sua equipe? Você já havia pensado no Coaching Interno como uma solução? Comente abaixo e compartilhe o conhecimento com os seus amigos empreendedores!
[php_everywhere instance=”1″]