Um limite é quando há um ponto terminal. Seus sonhos, ambições, desejos e capacidades só podem ir até aquele lugar, após isso é proibido. Muita gente acredita que existam esses pontos e que elas não conseguem alcançar mais do que estão acostumadas, porém esse pensamento é retrógrado. É possível ser mais do que o que você é hoje e é totalmente possível superar limites.
É muito comum que existam pessoas negativas à nossa volta que, no lugar de nos incentivar, criam linhas imaginárias limitadoras. Se você não acreditar em si o suficiente pode até pensar que essas fronteiras são reais.
Ainda há casos em que o principal limitador é a própria pessoa. Ela acredita que não precisa estudar mais, pois de nada adiantará já que ela só tem capacidade para aprender o que sabe atualmente. Ela também crê que não é necessário crescer na carreira, pois o máximo que ela consegue entregar são as atividades recorrentes.
Os indivíduos com esses perfis são acreditam em si mesmos e estão fadados à estagnação na carreira e na vida pessoal. Se você quiser saber como sair dessa situação ou ajudar a um colega é só continuar lendo o artigo.
Chega de desculpas
Ferramentas e métodos não faltam para que você transforme sua vida. Esqueça as desculpas de falta de tempo, falta de capacidade de aprendizagem ou medo de dar errado. É preciso arriscar para ganhar mais sabedoria e conhecimento.
O primeiro passo para acabar com a ladainha de que não dá para evoluir mais do que o estágio que está agora é reconhecer que isso é uma desculpa para não assumir sua falta de autoconfiança. Vamos mudar essa situação? Lembre-se de que nunca é tarde demais para virar a chave e evoluir.
Depois de reconhecer que há um ponto a desenvolver em você mesmo é preciso fazer uma investigação profunda de outras características que podem estar sendo sabotadoras. O exercício ideal para isso se chama autoconhecimento.
O coaching é um método muito interessante para quem deseja praticar o autoconhecimento e se livrar de algumas amarras profissionais. O objetivo é que você entre de um jeito e saia de outro totalmente diferente, pois você irá ser mais evoluído como ser humano.
A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais completa e moderna nesse sentido. Com o curso você irá aprender quais são as ferramentas e as técnicas para praticar o autoconhecimento. A partir daí você estará apto para encontrar quais são seus pontos fortes que poderiam ficar ainda mais empoderados caso sejam trabalhados. E também vai pode encontrar os pontos que precisam de desenvolvimento para que não incomodem no dia a dia. No caso de uma pessoa que precisa superar limites, essas características podem estar relacionadas a problemas de autoconfiança. Além disso, a formação permite que você evolua em habilidades de liderança, aprenda a fazer análise comportamental, passe a ser adepto da psicologia positiva e entenda como fazer a gestão de emoção, que é a inteligência emocional.
Também existe a formação de Psicologia Positiva, que tem fundamento a área de estudo de mesmo nome. O objetivo dessa filosofia é mostrar a essencialidade de enxergar o lado bom de todas as situações. E se não houver um aparente, é o seu momento de agir para resgatar um bom aprendizado. O IBC ensina a sabedoria profunda a respeito da psicologia positiva e como aplicá-la no cotidiano, na descoberta das emoções reais e na gestão destas.
Já para quem é da área comercial e precisa adquirir mais confiança para trazer mais clientes, há a formação Coaching em Vendas. A meta é desenvolver o autoconhecimento, a capacidade de fazer a escuta ativa, a habilidade de criar e sustentar relações de confiabilidade com os clientes, o know-how de tomar decisões de forma ágil e também a exercer a inteligência emocional.
Se você acredita que já adquiriu a capacidade suficiente para ser um líder mais está com medo de tentar esse passo na carreira, há a formação Leader Coach Training (LCT) do IBC. Com ela, é possível ser um líder de alto desempenho de maneira rápida. Você irá aprender a ter uma filosofia de obtenção de resultados humanizados e a reter talentos na equipe. Também irá desenvolver sua capacidade de comunicação, evolução contínua, gestão de equipe, controle de emoções, empatia e a se comprometer com o alcance de metas.
Caso você seja um profissional de Recursos Humanos (RH), o mais interessante é seguir pelo caminho da formação de Consultor em Análise Comportamental. Esse curso guia você para que aprenda a fazer o mapeamento dos colaboradores e de quem está em processo seletivo.
O IBC tem esses e outros cursos para você conhecer. Confira as opções e veja qual está mais adequado ao seu perfil e ao seu momento profissional. Se tiver com dúvidas é só falar com a nossa central de atendimento que irá lhe ajudar no que for preciso.
Independentemente do curso que você escolha, o coaching é uma forma de adquirir confiança na sua experiência, no trabalho que você realiza e nas atividades e até cargos que você tem capacidade de aprender para exercer. Basta que você queira mudar, busque por ajuda profissional e foque na sua evolução pessoal. Tenha certeza de que além de você mesmo, quem trabalha com você também irá notar as mudanças. Ah! As pessoas que convivem com você na vida pessoal também irão perceber que você progrediu, pois os efeitos do coaching são em todas as áreas da vida.
Hora de superar limites
Está mais seguro de que é possível superar limites agora? Não deixe que ninguém diga que você não tem capacidade para determinada função. E também não deixe que sua falta de confiança limite seus desejos. É possível ser mais do que você é hoje. Aliás, é possível ser um pouco mais todos os dias, afinal a evolução é constante. Esse trabalho de formiguinha irá trazer mais autoconfiança e uma sensação de bem-estar que não pode ser comprada em lugar nenhum. Seja você o dono do seu próprio destino!
Gostou do artigo? Compartilhe essas ideias com os seus amigos!
[php_everywhere]
Copyright: 426926548 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gustavofrazao