Foco nos objetivos: 11 dicas para alcançar o sucesso

O sucesso é um conceito relativo. Para algumas pessoas, ele está estritamente associado ao desempenho profissional, alcançado quando se obtém um cargo específico ou quando a própria empresa começa a prosperar. Para outras, porém, ter sucesso é ter uma boa casa, uma família feliz, alguns bons amigos, entre outros.

Seja qual for a sua definição de sucesso, um fato é comum a qualquer pessoa interessada em alcançá-lo: é preciso ter foco nos objetivos. Mas o que exatamente significa ter foco? Como podemos desenvolvê-lo? É o que você vai conferir no artigo a seguir. Continue a leitura e saiba mais!

O que é foco no objetivo?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é um objetivo. Objetivos são os lugares desejados, ou seja, aquilo que queremos conquistar, o que ocorre em qualquer área da vida. O alcance de objetivos é o que gera em cada um de nós a percepção de que estamos no caminho do sucesso.

O foco, por sua vez, é a nossa capacidade de concentração para agir a fim de concretizar esse objetivo. Ele depende da priorização de certas atividades em detrimento de outras — que estão “fora de foco”. Por exemplo, se o seu objetivo de sucesso é abrir o seu próprio negócio, certamente você terá que concentrar o seu tempo, a sua energia e os seus recursos no desenvolvimento dessa empresa, e não em outras atividades.

Reconhecer essas prioridades e colocá-las em prática, deixando de lado o que não é tão importante no momento, é ter foco nos objetivos!

Como manter o foco nos seus objetivos? Confira 11 dicas!

O conceito não é difícil de entender, mas convenhamos que dizer “não” para muitas coisas, enquanto perseguimos um objetivo, não é lá muito fácil. A esse respeito, confira 11 dicas para facilitar esse processo.

  • Pratique o autoconhecimento

Para que você tenha foco nos objetivos, antes de tudo, é preciso definir esses objetivos com clareza. Se você não souber exatamente aonde quer chegar, será extremamente complicado manter o foco, e as chances de desistência aumentam.

Dessa forma, pratique o autoconhecimento, de modo que você defina para si mesmo metas que de fato representem aquilo que o torna feliz. Não adianta querer ser médico por pressão da família, se o que o faz feliz de verdade é escrever, por exemplo. Portanto, conheça a si mesmo e defina objetivos que sejam relevantes para a sua ideia pessoal de sucesso.

  • Defina metas tangíveis

Depois de definir um objetivo que seja relevante para si, é importante subdividi-lo em metas menores, que possam ser alcançadas pouco a pouco. Além de facilitar a organização do processo, essas pequenas metas fazem com que o alcance do objetivo não pareça tão difícil.

Assim, o importante é que cada uma dessas metas sejam tangíveis e realistas, ou seja, que estejam dentro das suas possibilidades. Não adianta definir para si mesmo que você quer se tornar fluente em inglês em 3 meses, pois isso está fora da realidade de qualquer pessoa. Seja ambicioso, mas sem perder o senso de realidade!

  • Organize a sua agenda

O dia tem apenas 24 horas. Isso pode parecer muito, mas, quando pensamos em todas as áreas da vida, percebemos que não é. Por isso, compre uma agenda (caso você ainda não tenha) e organize a sua rotina. Defina horários para tudo: sono, descanso, refeições, trabalho, estudo, vida social, cuidados domésticos etc.

Se você deseja alcançar o seu objetivo, precisa dedicar algum tempo do seu dia a ele. Sem essa organização, você vai procrastinar e encontrar desculpas para não trabalhar nas suas metas. Portanto, organize-se e saiba dizer “não” a tudo aquilo que não for útil ou prioritário no momento.

  • Comece com um passo de cada vez

Não faltam histórias de grandes empresas de sucesso que começaram com ideias simples anotadas em um guardanapo ou com uma mesa e um computador na garagem da casa dos seus fundadores. Todo grande projeto começou com uma ideia. Toda maratona de quilômetros começa com pequenos passos.

Entender isso é importante para que você mantenha a motivação desde o início e amenize a ansiedade. A vontade de obter grandes resultados de forma rápida pode gerar frustrações, o que não é interessante nesse processo. O sucesso não é uma trajetória linear e ascendente, mas uma sucessão de altos e baixos, com um progresso que se vê gradativamente. Seja paciente.

  • Faça o que tem que fazer todos os dias

Se pudéssemos resumir o segredo do sucesso em uma palavra, o que nunca é assim tão simples, essa palavra seria a constância. É importante fazer um pouquinho todos os dias. É melhor do que se dedicar por horas e horas em um único dia e depois não fazer mais nada no resto da semana ou do mês.

Por exemplo, como uma pessoa emagrece? Indo à academia todos os dias e fazendo dieta todos os dias. Não adianta passar 8 horas na academia na segunda-feira e não aparecer por lá no resto da semana. O sucesso é uma construção diária, mesmo que de pouquinho em pouquinho.

  • Crie um ambiente favorável

Para que você consiga ter foco nos objetivos, é necessário criar um ambiente favorável, isto é, fazer mudanças ao seu redor que o estimulem a agir. Por exemplo: se você deseja ser aprovado em um concurso público, certamente precisa estudar durante algumas horas do dia. Assim, procure criar um ambiente que estimule o estudo, sem barulho e sem bagunça.

Desative as notificações do celular, invista em uma boa iluminação e em mobiliário adequado, peça silêncio no ambiente, coloque fones de ouvido se desejar, separe o material necessário (livros, apostilas, cadernos etc.) e livre-se de todas as distrações (televisão, redes sociais, rádio, comida etc.). Esse é apenas um exemplo de como o ambiente pode ajudá-lo ou prejudicá-lo. Fique atento!

  • Elimine possíveis distrações

As distrações são todas as atividades e elementos que tiram a nossa atenção do alcance do nosso objetivo e nos levam para outros lugares, que não são prioridade. Citamos alguns exemplos de distrações no tópico acima, mas a verdade é que podemos nos distrair de muitas outras formas.

“Não vou à academia hoje porque está chovendo”. “Não vou fazer dieta hoje porque meus amigos vão comer pizza”. “Não vou conseguir economizar dinheiro esse mês porque quero viajar”. Perceba que as pessoas podem sabotar as próprias metas por conta desses elementos de distração. Evite que isso ocorra afastando-se dessas “tentações”.

  • Saiba dizer “não”

Isso nos leva ao próximo item da nossa lista, que é justamente saber dizer “não”. “Vamos viajar no mês que vem?”. “Não posso, pois estou economizando dinheiro para abrir a minha própria empresa”. “Vamos fazer esse curso de fotografia?”. “Não posso porque quero concentrar os meus estudos para ser aprovado no concurso”. “Vamos ao parque na sexta-feira?”. “Não posso, pois sexta-feira ainda é dia de academia”.

Sim, você vai precisar ser chato em alguns momentos. Se você ceder a todas as propostas das outras pessoas, não conseguirá se dedicar ao alcance dos seus objetivos. Seja forte para dizer “não” quando for preciso.

  • Realize uma tarefa por vez

É impossível fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Temos apenas duas mãos e um cérebro. Por mais incríveis que esses órgãos sejam, a nossa capacidade de concentração é limitada. Quem tenta fazer tudo simultaneamente provavelmente fará todas as tarefas com baixa qualidade.

Se você está tentando abrir o seu próprio negócio, por exemplo, precisará resolver uma coisa de cada vez: pesquisar o mercado, desenvolver produtos, comprar um ponto de vendas, criar uma marca, adotar estratégias de marketing e comunicação, organizar a logística, entre outros. Não dá para fazer tudo de uma vez, a menos que você já tenha uma equipe de colaboradores aos quais possa delegar essas funções.

  • Conte com alguém para ajudar você

Por falar em delegar funções, tenha em mente que você não precisa fazer tudo sozinho. Por mais que os seus objetivos sejam individuais, você tem o direito de pedir ajuda quando for necessário, sobretudo o auxílio das pessoas mais experientes. É por isso que contar com mentores é tão importante.

Um exemplo prático: muitas pessoas que desejam ser aprovadas em concursos públicos pedem mentorias a pessoas que já foram aprovadas nessas mesmas provas. Se elas já alcançaram aquela meta, por que não pedir orientação e seguir os mesmos passos? Isso vale para tudo na vida. Converse com quem já chegou aonde você quer chegar.

  • Celebre as suas pequenas vitórias

Por fim, lembre-se de comemorar cada uma das suas conquistas, mesmo que pareçam pequenas. Essas celebrações são importantes para fortalecer a sua motivação e para que você mesmo perceba o quanto está progredindo dia após dia.

Na academia, por exemplo, celebre a realização daquele exercício em que você tinha tanta dificuldade. Nas suas finanças, celebre o quanto você conseguiu poupar ou reduzir gastos no último mês. Quando você estiver na linha de chegada, perceberá que essas pequenas conquistas eram, na verdade, grandes contribuições para o seu progresso.

Ao longo deste artigo, você conheceu 11 dicas para manter o foco nos objetivos e alcançar o sucesso. É possível perceber que essas estratégias são universais, ou seja, podem ser adaptadas e aplicadas a qualquer meta que você queira conquistar. Por isso, o importante é ter motivação, autoconfiança e persistência. Que você encontre o sucesso que deseja, ainda que o caminho seja longo. Sucesso!

E você, querida pessoa, já tem colocado essas estratégias em prática? Tem alguma dica que você gostaria de acrescentar à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010