Counseling, Coaching e Mentoring, os três termos podem até ser parecidos, mas acredite, eles não são sinônimos. Mesmo sendo técnicas voltadas para ampliar e promover o desenvolvimento humano, cada uma possui suas particularidades e indicações.
Você sabe o que é Counseling e quais são as diferenças existentes entre ele, o Mentoring e o Coaching? Continue a leitura para entender um pouco mais a respeito de cada uma das metodologias.
O que é Counseling?
De origem inglesa, o termo Counseling significa aconselhamento e foi difundido nos Estados Unidos pelo psicólogo Carl Rogers. Mas essa técnica vai muito além de simplesmente dar conselhos da forma que costumamos fazer com amigos, por exemplo. O counselor (conselheiro) é um profissional capacitado que ajuda seus clientes a encontrarem soluções para os seus problemas.
As respostas obtidas através do Counseling são imediatas. O counselor, nome dado ao profissional, apresenta ao seu cliente as possibilidades de caminhos para que os obstáculos em questão sejam superados no menor espaço de tempo possível. As pessoas podem procurar esse profissional tanto para buscar soluções para questões pessoais quanto ligadas à carreira.
É importante deixar claro que o Counseling visa funcionar como um suporte para que a pessoa organize suas ideias para sair da situação na qual se encontra. Sendo assim, o counselor não irá resolver os problemas apresentados, envolver-se emocionalmente com o cliente ou determinar como o indivíduo deve agir e sim construir uma relação empática e de apoio.
Assim como o Coaching, o Counseling se baseia no princípio de que os próprios indivíduos são capazes de se ajudar, desde que recebam o apoio certo. O counseler ajuda seus clientes a descobrirem por si mesmos o que farão e a melhor abordagem a seguir. É, portanto, uma metodologia muito individual e centrada na pessoa.
[php_everywhere instance=”2″]
Principais benefícios do Counseling
Poder contar com o apoio de um profissional capacitado para lidar com alguma situação problemática pode trazer muitos benefícios, veja quais são os principais.
1 – Oportunidade para se conhecer melhor
Durante as sessões com o counselor, você tem a oportunidade de se conhecer melhor e entender como as situações te impactam. O fato de falar sobre o que está sentindo faz com que as ideias se tornem mais claras e isso ajuda a organizar os pensamentos e obter maior clareza sobre si mesmo.
Embora pareça óbvio que uma pessoa se conheça, a verdade é que muitas vivem de forma automática, sem realmente pararem para refletir sobre as experiências vividas, seus sentimentos e desejos. Sendo assim, fazer essa pausa e dedicar um momento para falar com um profissional sobre si pode ser bastante enriquecedor.
2 – Obtenção de suporte emocional
Existem pessoas que se sentem inseguras de falar sobre seus medos e inseguranças, estejam eles ligados à vida pessoal ou profissional. Ainda existem os casos em que falta apoio dos amigos e familiares. Assim, ter um profissional para ouvir e obter esse suporte emocional faz uma grande diferença para sair de um ciclo de um problema.
3 – Ajuda para mudar comportamentos
Ao longo das sessões de Counseling, você conseguirá identificar quais comportamentos estão gerando os problemas que está enfrentando. Além disso, poderá contar com a orientação do counselor para mudar esses comportamentos, substituindo-os por hábitos positivos.
4 – Maior confiança para tomar decisões
O autoconhecimento, a identificação dos comportamentos que precisam ser mudados, o suporte emocional, tudo isso faz com que se desenvolva mais confiança para tomar decisões. Lembrando, mais uma vez, que o counselor não toma decisões pelos seus clientes, ele oferece apoio para que eles encontrem o melhor caminho para seguir.
5 – Explorar diferentes possibilidades de mudança
Muitas vezes, estamos tão presos a uma rotina e modo de vida que não conseguimos enxergar outras possibilidades. Nesse sentido, poder ouvir a visão de outra pessoa, alguém preparado para oferecer esse atendimento, ajuda a ampliar os horizontes e explorar caminhos que não haviam sido considerados.
6 – Melhora nas habilidades pessoais
Os benefícios obtidos através do Counseling ajudam no desenvolvimento das habilidades pessoas, na comunicação, empatia, no ouvir o outro, no não-julgamento. Isso traz benefícios para os relacionamentos pessoais e, também, profissionais, melhorando o contato com clientes, parceiros de negócios e colegas de trabalho.
7 – Fortalecimento da autoconfiança
Por fim, mais um benefício que essa técnica oferece é o fortalecimento da autoconfiança, que acaba vindo como uma consequência do autoconhecimento. Afinal de contas, quanto mais uma pessoa se conhece, mais segurança ela tem para agir, se expressar e fazer escolhas de acordo com o que acredita.
Diferença entre Counseling, Coaching e Mentoring
Muito se engana quem acredita que Coaching, Counseling e Mentoring são técnicas idênticas. Mas, afinal de contas, quais são as diferenças entre elas? Enquanto o Counseling possui uma abordagem mais imediatista, o Coaching utiliza ferramentas para traçar estratégias que permitam o desenvolvimento de habilidades, o alcance de metas e o despertar para uma nova consciência.
Já o Mentoring é algo similar a um apadrinhamento. A base do Mentoring é a troca de conhecimento entre um profissional experiente e outro que está na fase inicial da carreira. Nessa abordagem, o profissional mais experiente mostra ao seu “apadrinhado” como lidar com as mais diversas situações no ambiente de trabalho, com base em suas experiências anteriores.
A prática de Mentoring é bastante comum entre empreendedores. Assim, um indivíduo que está abrindo um negócio ou em seus anos iniciais contrata os serviços de alguém que atua ou já atuou no mesmo segmento ou em outro que possua algum tipo de relação. Através desse contato o empresário iniciante pode aprender lições através dos erros e acertos cometidos pelo seu mentor.
É importante entender essas diferenças para que as soluções obtidas sejam verdadeiramente eficazes. Afinal de contas, cada situação em nossas vidas pede uma abordagem diferente. Todas as três técnicas são extremamente poderosas e podem contribuir positivamente para que você alcance os resultados que tanto deseja, desde que saiba procurá-las para as situações certas.
E você, já conhecia alguma dessas técnicas? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e acredita que poderá ajudar outras pessoas, aproveite para compartilhar em suas redes sociais!
.com/pt/g/DenisProduction.com
[php_everywhere instance=”1″]