Dicas de Coaching para discursar bem em público

homem falando em publico

Saber falar bem é determinante para transmitir a mensagem com clareza, ser compreendido e atingir o objetivo desejado.

Falar em público pode ser um desafio para muitas pessoas. Mas, inevitavelmente, essa é uma situação que acontecerá algum dia, seja para apresentar um trabalho na faculdade, um projeto para o gestor ou uma proposta para o cliente. A arte da oratória proporciona benefícios para quem a domina em qualquer ambiente ou situação, considerando que somos seres relacionais e estamos nos comunicando o tempo todo. 

Saber falar bem é determinante para transmitir a mensagem com clareza, ser compreendido e atingir o objetivo desejado. Além disso, a imagem de um profissional é substancialmente influenciada pela boa comunicação. Desenvolva essa habilidade e gere para si boas oportunidades.

Para quem deseja desenvolver essa habilidade, mas ainda encontra algumas dificuldades, recomendamos que prossiga a leitura. A seguir iremos apresentar dicas de Coaching para melhorar a sua oratória e, assim, se comunicar com mais efetividade. Boa leitura e descubra como algumas ações podem impactar na sua comunicação! 

Dicas para um discurso bem sucedido

Discursar em público, ainda que seja para poucas pessoas, nem sempre é algo simples. Algumas pessoas se sentem constrangidas e não conseguem organizar as suas ideias tal qual desejavam. Contudo, algumas ações de Coaching podem melhorar esse processo e te ajudar a conquistar melhores resultados.

Confira algumas dicas poderosas sobre como discursar bem em público:

1. Conheça seu público

Saber a quem se destina o discurso é fundamental. Conheça seu público detalhadamente e elabore uma apresentação coerente ao perfil dos participantes, utilizando comunicação adequada.

Sugestões de questionamentos: 

  • Qual a faixa etária?
  • Qual o sexo predominante?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Há alguma profissão predominante?

Uma técnica que pode ser aplicada nesse caso é o uso de uma persona. Identifique quais são as características comuns das pessoas que compõem o público. Com essas características devidamente mapeadas, você pode desenvolver a figura de uma pessoa. Pense que está falando para essa pessoa. 

2. Tenha uma proposta clara

Para elaborar um discurso direto e construtivo, algumas questões ajudarão na hora de construí-lo: 

  • Qual o tema a ser abordado? 
  • Qual a finalidade do discurso? 
  • O que os participantes sabem sobre o assunto? 
  • Quais as necessidades do público? 
  • Quais os pontos específicos que precisam ser tratados? 

Após obter estas respostas, estude e adquira total domínio do assunto para conduzir o discurso com segurança e naturalidade. Com o conhecimento devidamente adquirido, é determinante que desenvolva um roteiro para seu discurso. Trata-se do ponto de partida que permitirá a você se comunicar mais efetivamente e passar a sua mensagem. 

Fica o adendo de que a falta de planejamento pode fazer parecer que você sabe menos do que efetivamente sabe. Algumas pessoas têm o completo domínio do tema sobre o qual estão falando, mas com o passar do discurso se perdem por causa do nervosismo. Ter um roteiro te permite organizar as ideias que serão comunicadas e não se perder naquilo que pretende dizer. 

3. Atente-se à postura e modulação da voz

A linguagem verbal e não-verbal contribui significativamente para obter a atenção do público, ou distraí-lo. Por isso: 

– Mantenha o volume da voz adequado para que todos possam ouvi-lo claramente, e conte com um microfone caso o público seja grande; 

– Não fale muito devagar a ponto de o discurso ficar monótono, mas também não fale aceleradamente, impossibilitando que as pessoas acompanhem o raciocínio ou fazendo com que não entendam as palavras que estão sendo ditas; 

– A postura corporal e gestos fazem parte do conjunto, e precisam ser cuidadosamente controlados: braços cruzados podem transmitir falta de receptividade, mão no bolso pode dar impressão de falta de entusiasmo, e gestos bruscos demais podem distrair a atenção de quem está assistindo.

Uma forma de entender se você está com a postura e modulação de voz adequada é se gravar discursando e assistir. Tenha uma visão autocrítica e, se necessário, peça que pessoas da sua confiança avaliem para te dizer se acreditam que está no caminho certo e como pode melhorar. 

4. Rapport

Técnica do Coaching que significa conexão e fluidez, o rapport ajuda a estabelecer empatia e receptividade entre as partes envolvidas durante uma conversação. Trata-se de uma forma extremamente poderosa de gerar afinidade e respeito mútuo. É um momento único de sinergia, capaz de gerar a confiança necessária para tornar o processo comunicacional efetivo.

O rapport não pode ser forçado, ele se baseia na criação de uma conexão com o outro, mas não se restringe a isso. A outra pessoa precisa se conectar com você também. Para o estabelecimento de rapport é preciso criar trocas verdadeiras com o interlocutor. A demonstração de sinais de semelhança é determinante para a obtenção do sucesso. 

5. Envolva o público

Utilize histórias e metáforas que tenham relação com o conteúdo aplicado. Esses recursos ajudam a estabelecer uma conexão mais profunda com o ouvinte. É uma forma de acessar a sua mente inconsciente e propiciar uma aprendizagem verdadeira acerca do assunto.

Em outras palavras, é fundamental que você conquiste a atenção e o interesse do outro para aquilo de que está falando. No momento em que estiver roteirizando os tópicos que serão abordados na sua fala, considere qual é a melhor maneira de conquistar os ouvintes já na primeira frase. 

6. Estimule a ação

Finalize o discurso estimulando o público a agir e colocar em prática o aprendizado. Feche o raciocínio da apresentação com um pensamento de reflexão ou uma frase de impacto. Se no tópico anterior dissemos para você pensar em como conquistar o público, agora estamos dizendo para você impactar a sua audiência.

Considere de que maneira pode chegar a respostas mais positivas daqueles que estão te ouvindo. É essencial que aquele que fala considere de que forma irá motivar os ouvintes a já sair colocando em prática aquilo que acabaram de aprender.

Uma parte considerável da efetividade de uma fala é a influência positiva que ela gera naqueles que a estão ouvindo. Ou seja, o motivar a fazer, a realizar algo significativo com o que foi apreendido. 

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