Conheça como funciona o coaching para crianças

Coaching Infantil Saiba quais são os benefícios do Coaching para Crianças

O Coaching é um processo cada vez mais utilizado por pessoas, profissionais e organizações que desejam conquistar resultados assertivos, em diferentes aspectos e contextos. Trata-se de uma excelente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade, além de ser um poderoso método, que promove mudanças permanentes e leva à conquista efetiva de sonhos e objetivos, no âmbito pessoal e profissional.

O Coaching pode ser aplicado em diversos aspecto da vida humana e, entre os nichos nos quais a metodologia atua, podemos destacar o Coaching Pessoal, Coaching Profissional, Coaching Nutricional, Coaching Financeiro, entre muitos outros. Nesse sentido, há ainda, uma nova modalidade de Coaching que vem conquistando cada vez mais adeptos: o Coaching para crianças.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender como este processo funciona, bem como os seus benefícios, para desenvolver crianças cada vez mais preparadas para lidar com os desafios da vida e tornarem-se indivíduos felizes e realizados em sua jornada evolutiva.

O que é Coaching para crianças?

As crianças se diferem umas das outras e estão em constante desenvolvimento. Por conta disso, algumas delas podem precisar de acompanhamento profissional e uma maior dedicação dos pais. Mas afinal, como auxiliá-la na construção da sua autonomia e autoestima? Como fazer com que ela tenha maior controle emocional? Como promover um diálogo que estimule seu desenvolvimento? É justamente essa a proposta do Coaching para crianças.

Antes de mais nada, por se tratar de um nicho da sociedade que encontra-se em desenvolvimento e amadurecimento, as técnicas a serem utilizadas devem somente ser aplicadas por meio de uma pessoa capacitada para tal, visto que, as características inerentes a infância devem ser preservadas.

Cautela essa a fim de evitar que sejam gerados problemas, oriundos de um amadurecimento precoce. Sendo assim, é recomendado que a metodologia seja ministrada por psicólogos e psicopedagogos, especialistas em lidar com esse público, e que, com auxílio do coaching, serão responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento da criança. 

O processo não possui como objetivo, estimular problemas e aspectos da vida adulta, a metodologia visa, através de técnicas e ferramentas específicas, bem como uma abordagem adequada, provocar questionamentos na criança, ajudá-la a encontrar novas soluções e assumir responsabilidades de acordo com a sua idade.

Assim, o Coaching para crianças é um processo altamente eficaz para auxiliar e contribuir com o desenvolvimento infantil, pois conecta a criança com suas emoções, ajudando-a a se expressar melhor e interagir socialmente, aprimorando seus talentos e a amparando quanto a futuros desafios. 

O método também é eficaz em momentos de mudança ou em situações em que a criança precisa de foco, como nos estudos ou competições esportivas, contribuindo com o seu processo de descobertas.

São benefícios diversos e verdadeiramente específicos, que contribuem para a preparação de uma criança cada vez mais autônoma, consciente de seus comportamentos e atos, assim como de um adulto pronto para lidar com suas emoções e sentimentos, e com os desafios que a vida lhe trouxer, conforme vai se desenvolvendo, pessoal e profissionalmente.

O processo de Coaching para Crianças

Por se tratar de um processo com crianças, alguns aspectos se diferem do método aplicado à adultos. A primeira questão a ser considerada é a busca por um profissional capacitado e especializado no tratamento infantil, como psicólogos e psicopedagogos, levando em conta o que eu já havia dito anteriormente, a segunda questão é a idade da criança. Seu desenvolvimento é dividido em quatro fases, são elas:

  • Nascimento a 2 anos: nesse período, a criança não possui linguagem e ações lógicas;
  • 2 anos a 6 anos: caracteriza-se pela fase do desenvolvimento, é marcada pelo início do pensamento com linguagem, através de jogos, imitação e imagem mental. Aqui, a criança entra em contato com regras e valores e passa a ter noção do que é certo e errado;
  • 7 anos a 11 anos: a criança começa a ver lógica nas coisas, adquire conhecimento, age com inteligência operacional e tem noção de espaço e tempo;
  • 11 a 12 anos: nessa fase, a criança realiza ações com base em hipóteses e deduções, não somente de forma objetiva.

Portanto, o processo de Coaching pode ocorrer através de orientações aos pais de crianças a partir de 2 anos. Já para o método formal, através de sessões estruturadas, o ideal é que a criança tenha a partir de 6 anos de idade, dessa forma, ela já entende alguns comandos e sabe expor o que está sentindo, ainda que seja através de desenho ou reações diante de uma ação do Coach.

A primeira etapa do Coaching para crianças é a autorização e entrevista com os pais, que apontam como é o comportamento e a personalidade da criança.

A partir daí, a segunda etapa é iniciar o processo, aplicando técnicas, por meio de diálogos, dinâmicas, brincadeiras com massinha de modelar, pintura e teatro, e vivências em grupo, tudo com foco no desenvolvimento e aprimoramento de aspectos como raciocínio, memória, imaginação, criatividade, emoção e interação.

O Coach deve compreender o ritmo da criança e realizar todo o processo com linguagem adequada à idade da mesma. Em geral, o “eu” interno das crianças é conectado genuinamente de modo lúdico, cativante e divertido, promovendo o desenvolvimento e sociabilidade de forma saudável e feliz. Se necessário, os pais devem acompanhar as sessões e participar do andamento de todo o processo.

Observa-se que trata-se de um processo altamente cuidadoso, onde o profissional especialista leva em consideração todos os aspectos que envolvem a cognição da criança, suas emoções, anseios, focando, primordialmente em seu desenvolvimento efetivo.

Benefícios do Coaching para crianças

Conheça alguns dos muitos benefícios que o Coaching para crianças oferece:

Mudanças comportamentais positivas

Para crianças que têm problemas de comportamentos, o que, em determinadas fases, é algo completamente normal, o Coaching, por meio de técnicas e ferramentas específicas, consegue acessar o universo deste Serzinho de Luz, no sentido de compreender e de fazê-lo também ter maior compreensão e consciência de suas atitudes. Assim, fica mais fácil de implementar mudanças comportamentais positivas.

Aperfeiçoamento de talentos

Outro ponto que o Coaching trabalha na vida de uma criança é no aperfeiçoamento de seus talentos. Isso quer dizer que é feito um mapeamento de suas características e personalidade, para investigar quais seus anseios e aptidões, bem como o que ela verdadeiramente gosta de fazer, para que assim seja possível aprimorar suas principais habilidades e competências, e, com isso, desenvolvê-la para atuar no que ama.

Melhoria na comunicação e nas relações familiares e sociais

Muitas crianças, conforme vão se desenvolvendo, podem acabar enfrentando dificuldades, tanto para se comunicar com efetividade, quanto para se relacionar bem com seus familiares, amigos e colegas de escola.

Existem diversos motivos para que isso aconteça. Neste sentido, o Coaching vem para descobrir quais as razões que levam a tais dificuldades, para que assim a criança consiga vencer estes desafios.

Melhoria da capacidade de adaptação

Quando somos crianças, muitas vezes, por situações que não compreendemos muito bem, temos que mudar de cidade, escola e recomeçar do zero em um novo lugar. Quantas e quantas crianças já não passaram por isso, não é mesmo?!

Para trabalhar neste contexto, o Coaching ajuda a criança a desenvolver mecanismos para se adaptar às suas novas realidades, encontrando pontos positivos neste processo de mudança, que vão contribuir para que ela sinta-se cada vez melhor, seja com novos amigos ou em um novo ambiente.

Desenvolvimento da capacidade de lidar com dificuldades

Hoje em dia, infelizmente, é comum observarmos crianças tendo de lidar com situações como a timidez, medo, preconceito, bullying, entre muitas outras, que levam-nas a terem de enfrentar os mais diversos tipos de dificuldades desde cedo.

Sabendo disso, o profissional coach desenvolve o seu trabalho com a criança, no sentido de fortalecê-la internamente, ou seja, de despertar nela o seu potencial infinito, a sua autoestima, para que assim, ao se tornar vítima de qualquer uma destas situações, ela consiga superá-las uma a uma, entendendo os recursos internos que tem, suas melhores habilidades, competências, talentos, entre diversas outras características, que a tornam um ser verdadeiramente especial, que não deve se abater em nenhuma circunstância diante de problemas assim.

Além disso, o Coaching mostra também para a criança que ela não precisa passar por nenhuma destas situações sozinha, que ela pode e deve pedir ajuda de seus pais, para que eles tomem as providências necessárias para minimizar, ou até mesmo eliminar, o seu sofrimento.

Melhoria no foco e na concentração

Atualmente somos vítimas de tantos estímulos externos, que facilmente perdemos a concentração e o foco daquilo que estamos fazendo, não é mesmo?! Com as crianças não é diferente. Seja estudando na escola ou em casa, muitas vezes elas se perdem e não conseguem absorver o conteúdo, por distrações que não conseguem evitar.

O Coaching emprega melhorias neste contexto, apresentando técnicas e ferramentas específicas para a criança, que ela mesma pode utilizar em seu dia a dia, para que assim, mantenham concentrada na aula, bem como em seus estudos em casa, entendendo, desde cedo, que há hora para tudo, tanto para estudar e se concentrar, quanto para brincar e se divertir.

Desenvolvimento de inteligência emocional

Quando estamos em fase de crescimento, ficamos diante de emoções e sentimentos que não entendemos de onde vem e nem os motivos que fazem com que eles surjam. Para ajudar a criança a lidar com esse turbilhão da melhor maneira possível, o Coaching trabalha com o intuito de desenvolver cada vez mais a sua inteligência emocional.

Isso quer dizer que a criança passa a, não só entender suas emoções e sentimentos, bem como de onde e porque eles surgem, como também, a partir desta compreensão e maior consciência de si mesma, passa a controlá-los, manifestando-os nos momentos que forem mais adequados.

Além destas que descrevi, existem também diversos outros benefícios que o processo de Coaching para crianças oferece. Confira:

  • Desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e social;
  • Novos aprendizados e descobertas;
  • Estímulo do raciocínio lógico;
  • Aprimoramento da capacidade de organização;
  • Desenvolvimento de relacionamentos saudáveis;
  • Geração da autoconfiança e automotivação;
  • Senso de conquista;
  • Desenvolvimento intelectual;
  • Senso de pertencimento e merecimento;
  • Melhor entendimento sobre si e seus sentimentos.

Diante de tantos benefícios, nota-se que o Coaching para crianças, pode ser benéfico para toda a vida dessa criança, indo da fase da adolescência até a fase adulta. Uma criança que passa por tal processo, desenvolve uma grande capacidade para se adaptar a novos ambientes e situações.

O mesmo acontece com relação ao foco e à concentração, essas duas questões, quando trabalhadas na criança, podem influenciar significativamente nos resultados da mesma quando adolescente ou adulta.

 

Agora me conte, Ser de Luz: este artigo fez sentido para você? Já sabia que o Coaching pode atuar com tanta efetividade na vida de crianças, adolescentes e adultos? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

Copyright: https://www.shutterstock.com/

[php_everywhere]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010