Nascemos e crescemos em um ambiente que nos proporciona comida, abrigo, aconchego, afeto e conforto. A medida em que crescemos e evoluímos enquanto indivíduos, este ambiente pode não ser o melhor lugar para estar. Sim, querida pessoa, hoje quero conversar com você sobre sair da casa dos seus pais e porque este processo é tão importante para a sua evolução.
Por que sair de casa é necessário?
Sair da casa dos pais nem sempre é um processo fácil, pois envolve diversos enfrentamentos. O primeiro deles está diretamente ligado a nós mesmos: o medo do erro. Muitas vezes por medo do desconhecido, as pessoas não dão passos importantes em suas vidas. Um deles é sair de casa. Afinal, sair da casa dos pais traz uma infinidade de responsabilidades e deveres.
Outro enfrentamento bastante presente na vida de quem decide sair de casa está ligado a relação com os pais. Existem muitas relações entre pais e filhos que são muito próximas e isso faz com que decidir sair de casa se torne um verdadeiro problema para a família. O medo de que a relação mude ou que haja um distanciamento entre pais e filhos pode dificultar a saída de casa.
Por mais que estes enfrentamentos possam ser dolorosos e até difíceis, acredite: este passo precisa ser dado. Sair de casa é declarar a sua independência e autonomia, crescer enquanto indivíduo e assim, despertar o seu potencial infinito. Ao longo da nossa vida, todas as nossas relações passam por transformações e mudanças que são necessárias. Afinal, não somos as mesmas pessoas o tempo todo, não é mesmo?
A casa dos pais é uma das primeiras zonas de conforto que temos em nossa vida. Romper as fronteiras desta zona contribui de maneira poderosa com o nosso amadurecimento, com a nossa evolução. Mas, se este é um processo importante e necessário, como sair da casa dos pais? Para te ajudar neste processo, separei algumas dicas poderosas para que você possa dar início a uma das experiências mais importantes da sua vida! Vamos lá?
[php_everywhere instance=”2″]
Dicas para sair da casa dos pais
Antes de dar continuidade a este artigo, é necessário dizer que este processo requer paciência, serenidade e organização. Afinal, não se trata apenas de uma mudança de espaço físico. É um novo estilo de vida que requer novas atitudes, formas de pensar e agir. Se preparar para esta nova fase da vida é muito importante! Portanto, preparei as dicas a seguir com base em algumas técnicas de Coaching e também na minha própria experiência enquanto filho que ainda cedo assumiu grandes responsabilidades longe da casa dos pais.
1 – Não se deixe levar pela impulsividade
Como disse anteriormente, sair da casa dos pais é uma grande mudança em diversos aspectos. Por ser algo de tamanha importância, a decisão de mudar deve ser pautada por razões plausíveis e sensatas. Não se deixe levar pela impulsividade ou por outros sentimentos irracionais. Portanto, pense e avalie se você está preparado para sair da casa dos seus pais e encarar o intenso processo de mudança que acontecerá na sua vida diante de tal decisão.
2 – Organização e planejamento são fundamentais
Você decidiu sair de casa e agora é hora de partir para a próxima etapa do processo: organizar e planejar. Para isso, é importante que você faça um levantamento sobre a sua atual situação financeira e avalie quanto será gasto mensalmente para que você se mantenha de maneira independente. Pesquise imóveis, valores de aluguel e condições de financiamento de casas ou apartamentos. Verifique ainda se é vantajoso dividir a casa com outra pessoa ou – caso você seja estudante universitário – morar em repúblicas estudantis. Avalie também a acessibilidade do bairro que você pretende morar. Como é o transporte público nesta região? E o trânsito? Analise os principais trajetos que serão feitos (casa-trabalho/ casa-faculdade/ faculdade-casa, por exemplo) e verifique se estes trajetos serão feitos com facilidade ou não. Com base nessas informações, faça um planejamento para a sua mudança. Defina prazos, metas e ações que serão importantes para o seu processo.
3 – Não tenha receio em pedir ajuda
Muita gente confunde autonomia com solidão. E isso faz com que surja um certo receio em pedir ajuda diante de uma situação complicada. Não tenha receio. O fato de você estar em processo de mudança para morar sozinho não significa que você necessite fazer tudo sozinho. Por ser algo novo para você, é importante ter quem te dê informações ou que te dê o suporte necessário neste momento de transição. Para organizar a mudança, para pesquisar os imóveis ou até mesmo para escolher os móveis que farão parte da decoração da sua casa, se você sente que precisa de ajuda, não tenha medo de pedir.
4 – Tenha paciência e atitudes positivas
Sair da casa dos pais não é um processo rápido e isso pode despertar a impaciência de quem não vê a hora de ter o seu próprio espaço. Mas, sejamos pacientes nesta hora. Por mais que você queira agilizar a mudança, existem algumas questões burocráticas que serão mais demoradas e é preciso paciência para lidar com elas. Análise de financiamento, fornecimento de água e energia elétrica, transporte de mudança, compra de móveis são algumas das muitas questões burocráticas e que exigirão paciência. Além disso, é de extrema importância que você tenha atitudes positivas e não perca o otimismo diante de alguma eventualidade que possa gerar transtornos.
Uma dica extra que dou a você, querida pessoa: tenha paciência com os seus pais. Falo isso enquanto pai que enfrentou este processo e sei que esta situação pode ser difícil de ser enfrentada por pais e mães. Converse com eles, mostre o quanto isso é importante para você e com tranquilidade, mostre a eles que você deseja viver em um novo lar por razões próprias, sem mágoas ou rancores dos seus pais. Isso os ajudará a lidar com a mudança com mais tranquilidade.
Espero que estas dicas poderosas ajudem de maneira positiva com a sua mudança! Que você tenha um lar para chamar de seu e que seja um lar feliz, muito feliz. Se você está neste processo de mudança ou já passou por ele, utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se você acredita que este conteúdo poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright:571378567 – https://www.shutterstock.com/pt/g/seksun%20guntanid