O coaching é uma das maiores e melhores metodologias de desenvolvimento e capacitação que existem hoje em dia. Trata-se de um poderoso processo que visa o alcance de resultados rápidos, eficazes e permanentes. Por ser altamente flexível, o coaching pode ser aplicado em qualquer âmbito e fase da vida do indivíduo submetido ao processo. O importante é que o processo irá trazer evolução e colocará o coachee (aluno) em um esquema de constante progresso. O método pode ser dividido em 2 grandes nichos:
- Life Coaching: direcionado para solucionar as necessidades pessoais;
- Executive Coaching: voltado para resolver às necessidades profissionais e corporativas.
Continue lendo o texto para entender como funciona o treinamento executivo que é baseado nas ferramentas de coaching.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é e como funciona o coaching executivo
O coaching executivo é um efetivo método que coopera para o desenvolvimento desses profissionais e, consequentemente, dos negócios que eles cuidam. Ele é indicado a todas as pessoas, líderes e gestores que buscam capacitação, aperfeiçoamento de liderança e mais.
Conduzido por meio de sessões, que podem ser individuais ou em grupos, o coaching executivo é realizado pelo coach. Este profissional utiliza diversas técnicas, ferramentas e conhecimentos de ciências, tais como a psicologia, a gestão de pessoas, a administração, os recursos humanos e a programação neurolinguística, sempre focando em potencialização de performances e resultados.
Estou falando de efetividade comprovada. Quer ver? Segundo pesquisa realizada pela Public Personnel Management, uma revista acadêmica que cobre todos os aspectos de recursos humanos e administração pública, os executivos que participaram de treinamentos em coaching aumentam 88% da sua produtividade.
Conheça o Business and Executive Coaching
O curso Business and Executive Coaching (BEC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é excelente como treinamento de executivos. Selecionei os pontos de destaque dessa formação. Confira:
- Como estabelecer metas: para conseguir decidir qual é a meta é preciso analisar quais são os meios para se fazer isso, considerando tamanho da equipe, recursos e tempo hábil para execução. O poder de tomar decisões rápidas para o estabelecimento de metas é resultado de experiência e conhecimento. Apesar de ser um ponto positivo para quem consegue determinar metas com facilidade é essencial lembrar que a cada objetivo alcançado o nível de dificuldade aumenta. A frase “Quanto mais um homem se aproxima de suas metas, tanto mais crescem as dificuldades.”, do autor e estadista alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832) confirma esse cenário.
- Como trabalhar individualmente e em equipe: é mais comum que o líder trabalhe em equipe, pois a gestão desta faz parte do trabalho dele. Já disse o Michael Jordan, ex-jogador americano de basquetebol: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”. Mesmo com essa parte do trabalho coberta, sempre há a lista de atividades que esse profissional deve executar sozinho. Para isso, é preciso adquirir conhecimento sobre administração de tarefas, tempo e pessoas.
- Como fazer o planejamento e como colocá-lo em ação: planejar-se é resolver grande parte dos problemas profissionais e pessoais. Como afirma o provérbio chinês: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.”. Pois é, sabedoria antiga não engana. faz parte da rotina de um colaborador dedicado a construção de planejamento e cronogramas com os serviços que devem ser realizado. Assim como também faz parte de qualquer função a execução destas. Mesmo que, como gestor você não coloque a mão na massa todos os dias, é essencial saber coordenar as pessoas e os processos.
- Como participar da gestão de mudanças: o profissional que pensa estrategicamente e executa com perspicácia é capaz de cooperar para uma grande transformação benéfica para a empresa. A citação “Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” do filósofo prussiano Immanuel Kant (1724 – 1804) ilustra bem esse importante papel que o líder pode ter.
- Como se comunicar melhor: o desenvolvimento das habilidades relacionadas à comunicação, tais como falar em público e sustentar relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho é essencial para qualquer tipo de funcionário. Para fechar esse tópico, vou deixar uma frase do Nelson Mandela (1918 – 2013), ex-ativista e ex-presidente da África do Sul, que é uma grande referências quando estamos falando de boa comunicação em discursos.
- Como evoluir todos os dias: um dos ensinamentos mais importantes do coaching, e consequentemente, das formações do Instituto Brasileiro de Coaching é a constante evolução. Aprender temas novos, atualizar-se nos assuntos em que já é entendido, buscar por novidades, exercitar a criatividade, analisar maneiras melhores de resolver ou prever problemas são algumas das maneiras de contribuir com o progresso diário. O filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) disse uma vez: “O progresso é a lei da história da humanidade, e o homem está em constante processo de evolução.”. Ou seja: somos uma composição de ideias que podem ser desenvolvidas positivamente todos os dias.
Essas são apenas alguns dos muitos ensinamentos que você irá aprender tanto na teoria quanto na prática com a formação do IBC.
Vantagens do coaching executivo para a empresa
Agora vou mostrar alguns dos principais benefícios que o treinamento de coaching executivo pode oferecer para uma empresa ou instituição:
- Aumento da produtividade: com uma gestão de pessoas, de atividades, de tempo e metas mais assertiva é mais provável que todos da equipe sejam mais produtivos.
- Melhoria na delegação e negociação: como eu escrevi algumas linhas acima, um dos pontos que o curso Business and Executive Coaching desenvolve é a comunicação. Com um discurso mais efetivo é mais fácil conseguir delegar e negociar e ser respeitado.
- Promoção de mudanças organizacionais: com processo e gestão mais efetivos é natural que o profissional seja peça importante nas mudanças benéficas que a empresa possa ter na área em que ele trabalha.
- Melhoria nos relacionamentos interpessoais: novamente o aperfeiçoamento da comunicação se faz justificar. Aprender a conversar e a ter debates saudáveis é essencial para qualquer profissional, principalmente para aqueles na posição de líder, já que eles devem defender sua opinião e a equipe sem faltar com o respeito com o outro lado.
- Maior comprometimento da equipe com metas e resultados: quando o time trabalha em prol dos mesmos objetivos, em um clima organizacional saudável, com relações interpessoais agradáveis e com um gestor que defende a todos é mais fácil que todos exerçam suas funções com mais comprometimento.
- Desenvolvimento de grandes líderes: toda empresa precisa ter bons e importantes líderes e gestores no quadro de funcionários. Além de formá-los, é preciso mantê-los. Com isso, é possível reter talentos e abaixar a taxa de turnover.
- Implantação da cultura de coaching: a partir do momento que um colaborador influencia positivamente outros profissionais por causa do exercício do coaching é o momento de analisar a necessidade de instaurar esse método no cotidiano de todos.
- Aceleração de grandes resultados: tudo isso que falei acima são vantagens que a organização consegue a partir dos novos conhecimentos que os profissionais conseguiram a partir do coaching. Os resultados vantajosos poderão ser vistos em curto, médio e longo prazo impactando em diversos níveis e em diversas formas, tais como o alcance de metas.
Gostou deste artigo? Então, escreva o que achou nos comentários! Aproveite se lembre de compartilhar o conhecimento nas suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 391200403 – https://www.shutterstock.com/pt/g/potstock