É comum, aos profissionais em início de carreira, ter dúvidas sobre como proceder com seus clientes. No mundo do Coaching não é diferente, afinal, cada coachee e empresa têm seu próprio perfil, uma vez que também são distintas as necessidades ao procurar um profissional coach. Daí vem à seguinte pergunta – Como consultar os primeiros clientes de coaching? Para dar suporte às primeiras sessões, o Coach pode dispor de inúmeras ferramentas e técnicas. Estas por sua vez o ajudarão a fazer um prognóstico mais assertivo de seus clientes e, com isso, escolher as que melhor se adequarão a construção de seus resultados.
Entre as ferramentas, destacamos:
Coaching Assessment – Ferramenta de Mapeamento de Tendências Comportamentais. Pode ser aplicada eletronicamente ou em papel antes da primeira sessão. Deste modo, o cliente responderá um questionário rápido, que leva de 07 a 10 minutos. Com o resultado em mãos o coach poderá conhecer os comportamentos e o perfil dominantes de seu cliente, identificado em quatro tipos: Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Com este sistema exclusivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, o profissional poderá identificar ainda quais são as influências do meio nos comportamentos do cliente, como também seu nível de motivação, autoestima e como reage a pressão, por exemplo. Roda da Vida – Com esta ferramenta o Coach e o Coachee poderão avaliar, numa escala de 0 a 10, quais os setores de sua vida, o cliente considera os mais importantes ou menos desenvolvidos. São eles: trabalho, família, relações interpessoais, afetivas, finanças, espiritualidade, lazer.
[php_everywhere]